Muitas empresas têm dúvidas entre investir em tráfego pago ou orgânico e o qual trará mais resultados.
Nesse artigo vamos te explicar detalhadamente o que é tráfego pago, tráfego orgânico, suas principais vantagens e desvantagens e fornecer dicas úteis para que você faça sua escolha com segurança.
1 – O que é tráfego pago?
Tráfego pago no marketing digital refere-se aos anúncios realizados em redes sociais, mecanismos de buscas e outras plataformas específicas.
As mais conhecidas e utilizadas são o facebook, instagram, google, youtube, linkedin, taboola, bing, dentre outras.
Basicamente, refere-se aos “anúncios pagos”, ou seja, a sua empresa investe determinados valores para que esses canais exponham o seu conteúdo.
Com esse recurso você consegue segmentar o público e definir a localização e as preferências das pessoas para as quais deseja que os seus conteúdos sejam exibidos.
A finalidade pode ser atrair um maior número de visitantes para a sua página, levar a pessoa a realizar uma compra ou entrar em contato com a sua empresa.
2 – Qual é a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Ao contrário do que acontece no tráfego pago, com o tráfego orgânico o interessado chega até você de forma natural, ou seja, sem que você pague valores para as plataformas.
No tráfego orgânico, o público é atraído através da criação de conteúdo informativo e educativo. Você precisa produzir conteúdos em suas redes sociais, blog ou site em grande volume, com frequência e constância.
Mas, é preciso ter conhecimento e estratégia, já que não basta produzir qualquer conteúdo: ele precisa ser útil e relevante para gerar interesse e realmente atrair o seu público-alvo.
3 - Vantagens e desvantagens do tráfego pago e do tráfego orgânico:
A principal vantagem do tráfego pago é que você consegue obter resultados mais rápidos, o que não ocorre no tráfego orgânico, que pode levar meses ou até anos para trazer retorno.
No tráfego orgânico você não precisará desembolsar valores para as plataformas. Porém, precisa ter uma estratégia definida, além de tempo e dedicação para criar os conteúdos ou pagar um profissional especializado na área.
Com o tráfego pago, você consegue selecionar o público que deseja atingir, o que atrairá pessoas que tem ou podem vir a ter real interesse no seu produto. No tráfego orgânico, as pessoas serão atraídas pelo seu conteúdo e não é possível segmentar.
Além disso, como no tráfego pago você está remunerando as plataformas, há maior interesse de entregar o seu conteúdo e trazer retornos para que você fique satisfeito e continue investindo.
No tráfego orgânico isso não ocorre. A entrega e o alcance costumam ser reduzidos e você terá que disputar espaço com milhões de produtores de conteúdo.
4- Como escolher entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico?
O mais indicado é aliar o tráfego orgânico à uma boa estratégia de tráfego pago.
Mas, caso isso não seja possível, analise essas 3 questões antes de escolher:
– Objetivo: Você quer aumentar as suas vendas ou construir um relacionamento com o seu público? No primeiro caso, invista em tráfego pago. No segundo, em tráfego orgânico.
– Tempo e resultados: Utilize o tráfego pago se desejar resultados à curto prazo e o tráfego orgânico para obter retornos à médio e longo prazo.
– Orçamento disponível: O seu orçamento é suficiente para pagar um gestor de tráfego ou uma agência mais o valor que será investido nos anúncios? Ou é melhor contratar um produtor de conteúdo apenas?
6 - Saiba mais sobre tráfego pago e os benefícios para a sua empresa:
Investir em tráfego pago com segurança também exige conhecimento, estratégia e experiência para gerar resultados.
Não se aventure a criar anúncios se você não conhece a área, pois ao invés de gerar lucros, você terá prejuízos.
Se você deseja saber mais sobre como o tráfego pago pode te ajudar a atrair clientes e aumentar os lucros, entre em contato com o Grupo VHN.