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No marketing, tudo é um funil

Sumário

Entenda como funciona um bom funil de vendas

A internet é vasta, complicada e impossível de descrever de forma concisa. Mas no que diz respeito aos esforços de marketing, é simples: é uma série de funis. Vários canais de publicidade podem ser considerados como “funis” que levam os clientes a fazer uma compra. As marcas fariam bem em olhar para a internet, suas páginas de mídia social, conteúdo e site como uma série de funis dentro de um funil maior.

Para dar um passo adiante, todos os aspectos do marketing são projetados em torno desse conceito. Outdoors, comerciais, jingles de rádio, colocação de produtos: tudo faz parte do funil. Cada um desses exemplos também tem seu próprio objetivo a ser considerado. São funis até o fim.

A ideia de um “funil” como se aplica ao marketing é simples. Os clientes que desconhecem (ou estão vagamente cientes) dos produtos ou serviços de uma marca estão na grande abertura do funil. Os clientes que fizeram uma compra (ou, no entanto, uma marca deseja definir uma interação bem-sucedida) passaram pelo funil para o outro lado.

O funil de marketing pode ser dividido em três segmentos: geração de leads, nutrição de leads e vendas. A geração de leads é simples: é o estágio de “Consciência”. Essa é a parte mais ampla do funil e normalmente diz respeito aos esforços de marketing com maior alcance. É aqui que está a maioria dos clientes em potencial, e o objetivo é mover o maior número possível deles para o funil.

Entenda melhor o funil de vendas a partir desta imagem

funil de vendas para empresas. Grupo vhn assessoria de marketing digital e criação de sites

A nutrição de leads engloba “Interesse” e “Consideração”. Esses são os estágios em que os clientes em potencial podem ter demonstrado uma intenção. Por exemplo, eles adicionaram um item a um carrinho ou se inscreveram para receber atualizações por e-mail. Os esforços de marketing que se concentram nos clientes nesta seção do funil incluem e-mails direcionados e ofertas para uma avaliação gratuita.

O segmento de vendas inclui “Intenção”, “Avaliação” e, finalmente, “Compra”. Os esforços de marketing aqui estão focados em educação aprofundada, como demonstrações e comparações de produtos. São clientes que precisam de mais informações para se comprometerem com uma compra, especialmente nos casos em que há um investimento significativo de tempo ou dinheiro.

É imperativo entender não apenas onde um conteúdo se encaixa no funil maior, mas também como esse conteúdo cria sua própria jornada para os compradores. Por exemplo, um site bem projetado atrairá os usuários de uma maneira específica. A página inicial normalmente lança a rede mais ampla, chamando a atenção e falando com os clientes em um nível emocional. Os usuários são então canalizados para páginas mais informativas que os ajudarão a tomar uma decisão de compra.

As postagens de mídia social também devem funcionar como funis em miniatura. Imagens ou vídeos devem chamar a atenção dos usuários. As descrições de mídia social podem ser usadas para levar os clientes em potencial adiante em sua jornada de compra. Vale a pena repetir: tudo é um funil.

É essa filosofia que permite não apenas um conteúdo de marketing eficaz, mas também a sinergia entre os canais distintos de uma marca. Certas partes do conteúdo são projetadas para apresentar a marca, enquanto outras são esforços de remarketing. Se você está procurando novas maneiras de criar funis de marketing para sua marca, pode entrar em contato com o Grupo VHN aqui.

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