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Por que nos preocupamos com o marketing móvel: um guia para profissionais de marketing

Sumário

Por que nos preocupamos com o marketing móvel: um guia para profissionais de marketing

As táticas, tecnologias e estratégias que você precisa para se conectar com os clientes onde eles estão – seus smartphones.

O marketing móvel permite que os profissionais de marketing encontrem seus clientes onde eles estiverem, o que hoje é o padrão. O advento de tecnologias móveis como o 5G também está permitindo que os profissionais de marketing forneçam ou concebam experiências que aumentam a experiência. O celular é um componente-chave das campanhas de vários canais (TV, OOH, Impresso). O celular também oferece a possibilidade de marketing de localização de precisão para uma personalização ainda melhor.

O marketing móvel abrange uma ampla variedade de táticas, tecnologias e estratégias de marketing digital que se concentram em alcançar as pessoas em seus dispositivos móveis (mas principalmente em seus smartphones). O marketing móvel é importante porque quase 84% da população global possui um smartphone. São 6,6 bilhões de pessoas.

A web móvel também está se tornando cada vez mais rápida, com o 5G se tornando rapidamente o padrão sem fio global. O 5G permite que os consumidores transmitam confortavelmente filmes, conectem-se a vários dispositivos e torna a navegação móvel comparável à navegação em desktop/laptop.

Resumindo, se você está fazendo praticamente qualquer coisa online, já está alcançando consumidores móveis. O acesso móvel à web é onipresente. Ao postar conteúdo em plataformas de mídia social, otimizar seu site para o Google, pagar por anúncios digitais e usar uma plataforma compatível com dispositivos móveis para criar e gerenciar seu site, você está participando do “zeitgeist” móvel. 

Mas para que o marketing móvel seja eficaz, ele precisa ser estratégico. Este espaço está em constante mudança. Compreender o básico é fundamental para o planejamento e execução bem-sucedidos de uma campanha de marketing móvel.

Nesta postagem, abordaremos o marketing móvel 101 – o que é, por que é importante e como as equipes de marketing podem realizá-lo com sucesso. 

Os principais pontos abordados incluem:

  • O que é marketing móvel?
  • Técnicas populares de marketing móvel.
  • Por que os profissionais de marketing devem se preocupar com o marketing móvel?
  • Ferramentas e softwares que permitem o marketing móvel.
  • Quem usa ou trabalha com ferramentas de marketing móvel?
  • Dicas para aproveitar ao máximo as campanhas para celular.
  • Como o marketing móvel pode ajudá-lo a ter sucesso.
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O que é marketing móvel?

O marketing móvel envolve a criação de campanhas de marketing que visam especificamente os consumidores em dispositivos móveis. Como um componente do marketing digital, o marketing móvel emprega muitas das mesmas táticas, mas muitas abordagens de marketing móvel aproveitam as propriedades exclusivas dos dispositivos móveis, principalmente os smartphones.

Existem duas maneiras principais pelas quais os usuários móveis obtêm mensagens de marketing e outros conteúdos: por meio de uma conexão celular com tecnologia 4G/5G ou por meio de uma conexão de internet sem fio (Wi-Fi). O primeiro método pode incluir cobranças de dados, embora a maioria das principais operadoras de celular ofereça a opção de planos de dados ilimitados. Os usuários móveis também podem conectar seus telefones ao Wi-Fi usando o Bluetooth, que permite que os dispositivos compartilhem uma conexão com a Internet.

O ecossistema de marketing móvel inclui anúncios em sites e aplicativos móveis, mas vai além dos paradigmas tradicionais de marketing digital para explorar recursos centrados em dispositivos móveis, como SMS, MMS e segmentação por proximidade. Abaixo, resumimos as abordagens de marketing móvel mais comuns.

7 técnicas comuns de marketing móvel:

Marketing de serviço de mensagens curtas (SMS) 
O SMS marketing é uma estratégia de mensagens de texto em que as empresas enviam mensagens de texto para clientes em seus dispositivos móveis por meio de uma rede celular. As mensagens podem ser promocionais, baseadas em serviços ou transacionais. Por exemplo, um cabeleireiro local pode enviar informações a seus clientes sobre um novo serviço que está lançando, lembretes de compromissos ou uma solicitação de feedback com base em uma visita recente. 

O SMS também pode ser usado pelos varejistas para facilitar os pagamentos. Os clientes pagam de seu dispositivo móvel via texto usando tecnologia como o Podium Payments, uma plataforma segura de processamento de pagamentos que facilita as transações de texto para pagamento. 

Serviço de mensagens multimídia (MMS) 
Assim como o marketing por SMS, o marketing por MMS também usa uma rede celular para enviar mensagens, mas inclui conteúdo multimídia como imagens, vídeo e áudio. O conteúdo MMS é normalmente mais longo do que o conteúdo SMS (o MMS pode ter até 1600 caracteres versus 160 para SMS). As cobranças de dados podem aumentar o custo do marketing MMS, uma vez que as mensagens multimídia, por design, envolvem anexos de arquivos. Eles também podem custar mais dinheiro ao consumidor se não tiverem um plano de mensagens de texto ilimitado. 

Marketing de aplicativos móveis
As pessoas adoram seus aplicativos móveis. A eMarketer estima que os adultos dos EUA gastam cerca de 90% de seu tempo de uso móvel com aplicativos versus navegadores móveis. Exibir anúncios em aplicativos manifestados como anúncios gráficos (por exemplo, banners), anúncios de feed de notícias em vídeo em aplicativos sociais, anúncios de histórias (que podem incluir imagens, vídeo, texto e recursos interativos) e anúncios multimídia que o interrompem no meio do seu favorito jogo para celular. 

Marketing baseado em localização
O marketing baseado em localização entrega mensagens promocionais ao dispositivo móvel de um consumidor com base em sua localização passada ou presente. Táticas baseadas em localização, como geofencing , usam o GPS de um dispositivo para determinar a localização de um cliente em tempo real e veiculam anúncios ou conteúdo no momento. 

A última tática envolve a segmentação de clientes que estão próximos da localização física de um concorrente. O exemplo mais infame disso é quando o aplicativo do Burger King visava pessoas a algumas centenas de metros de um McDonald’s, dando aos usuários sortudos do aplicativo um cupom para um Whopper de um centavo.

Marketing de proximidade (beacon) 
Essa é uma tática de marketing móvel que usa beacons — pequenos dispositivos que transmitem sinais Bluetooth — para acionar anúncios, conteúdo ou alertas no smartphone de um usuário. Beacons são dispositivos físicos escondidos em lugares discretos (por exemplo, atrás de paredes, embaixo de prateleiras, dentro de luminárias, etc.) 

Digamos, por exemplo, que você tenha um aplicativo de cupom instalado em seu telefone e passe por uma loja com uma venda ativa. O aplicativo enviará um alerta para que você saiba que a Loja X está em promoção e você deve aparecer. Existem vários protocolos de beacon diferentes, incluindo iBeacon para usuários de iOs e Eddystone para Android.

Marketing de voz
O marketing de voz usa dispositivos habilitados para voz, como alto-falantes inteligentes e assistentes de voz em telefones celulares, para comercializar para seu público. É marketing móvel no sentido de que depende muito do uso de smartphones. ( 140 milhões de adultos nos EUA usam assistentes de voz em seus telefones, de acordo com dados do Voicebot.ai.)

Também é amplamente sem tela, contando com elementos de áudio versus elementos visuais para interagir com os clientes. As táticas de marketing de voz incluem coisas como otimização de pesquisa por voz, que ajuda a exibir conteúdo para pessoas que usam assistentes de voz, pedidos ativados por voz à la Starbucks e permitir que os clientes reservem um quarto de hotel por meio de seu alto-falante inteligente. 

Códigos de barras de resposta rápida
Os códigos de barras de resposta rápida (QR) são códigos de barras bidimensionais que podem ser lidos por dispositivos móveis para acessar informações ou serviços. Embora os códigos QR estejam associados ao marketing móvel, eles são uma maneira eficaz de envolver os clientes em muitos canais offline e online. 

Os códigos QR podem ser adicionados a anúncios digitais, em vídeo e impressos para motivar os clientes a interagir com uma marca. Por exemplo, um varejista pode conectar um cupom a um código QR em um anúncio de TV com o objetivo de motivar os espectadores a escanear o código (e fazer uma compra usando o cupom).

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Por que os profissionais de marketing devem se preocupar com o marketing móvel

O marketing móvel permite que os profissionais de marketing se envolvam com seus clientes onde quer que estejam – literalmente. O advento de tecnologias móveis como o 5G também permite que os profissionais de marketing forneçam ou concebam experiências que aumentam o ambiente físico. 

Essa é uma maneira incrivelmente imersiva de se envolver com os consumidores. Por exemplo, a varejista de roupas ASOS usou realidade aumentada para encaixar digitalmente centenas de designs em modelos durante a pandemia, evitando com sucesso desfiles de moda presenciais.

O celular é um componente chave das campanhas cross-channel (TV, OOH, Print) e oferece a possibilidade de marketing de localização de precisão para uma personalização ainda melhor.

Uma das grandes coisas sobre o marketing móvel é que ele permite que as empresas alcancem um público amplo. As pessoas usam seus dispositivos móveis o tempo todo em praticamente todas as situações. 

Aqui estão algumas razões mais convincentes pelas quais você deve se preocupar com o marketing móvel:

  • Existem quase 15 bilhões de dispositivos móveis no mundo e esse número deve chegar a mais de 18 bilhões até 2025.
  • No início de 2021, 97% dos americanos possuíam algum tipo de telefone celular, com 85% possuindo um smartphone, acima dos 35% em 2011, de acordo com um relatório do Pew Research Center.
  • A penetração de smartphones é alta em todas as idades e demografia. Os dispositivos são de propriedade de 90% dos adultos americanos entre 18 e 49 anos, 83% das pessoas entre 50 e 64 anos e 61% das pessoas com 65 anos ou mais, de acordo com o mesmo relatório do Pew.

Quem usa ou trabalha com ferramentas de marketing móvel?

O marketing móvel se enquadra no ecossistema do marketing digital. Como tal, são principalmente os profissionais de marketing que usam as ferramentas envolvidas na execução de campanhas para celular. Esta é uma tecnologia relativamente nova que vem ganhando força nos últimos anos, à medida que os dispositivos móveis se tornam mais difundidos. 

Varejistas, redes de supermercados, restaurantes e empresas de viagens/hotelaria estão usando tecnologias móveis para transformar a maneira como comercializam e interagem com os clientes.  

Os profissionais de marketing precisam ficar particularmente atentos aos novos desenvolvimentos na tecnologia móvel para permanecerem competitivos e entenderem como os consumidores usam os dispositivos móveis (por exemplo, assistentes de voz para agendar compromissos, aplicativos de varejo para retirada na calçada em lojas físicas etc.) 

Como em qualquer outra estratégia digital, as campanhas para dispositivos móveis exigem planejamento, rastreamento, análise e relatórios. No entanto, existem algumas etapas extras envolvidas em campanhas para celular devido à natureza exclusiva dos dispositivos móveis. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas para tirar o melhor proveito das campanhas para celular.

  1. Mantenha seus anúncios para celular curtos e agradáveis. Uma cópia concisa é fundamental em uma tela pequena.
  2. Torne-se pessoal com o marketing por SMS. As mensagens de texto parecem mais íntimas do que outras formas de comunicação, então aproveite essa proximidade para criar relacionamentos com seus clientes.
  3. Pense fora do banner. Reimagine o que um anúncio para celular pode ser e saia do formato tradicional de banner para se destacar em telas pequenas.
  4. Vá localmente com a segmentação geográfica. Os usuários de dispositivos móveis geralmente procuram empresas próximas, portanto, verifique se seus serviços de localização estão atualizados.
  5. Use notificações push com moderação. Ninguém gosta de ser bombardeado com mensagens. Envie notificações push apenas quando tiver algo relevante (e interessante) a dizer.

Que tipos de ferramentas ou software permitem o marketing móvel?

O software de marketing móvel oferece uma ampla gama de recursos para empresas que desejam alcançar seus clientes móveis. Essas ferramentas podem ser adquiridas como tecnologia autônoma ou integradas a plataformas de publicidade digital mais avançadas.

Software de marketing móvel comumente usado:

  • Plataformas com foco em dispositivos móveis: ferramentas de publicidade para dispositivos móveis, como AdMob e plataformas de marketing por SMS, como SlickText, permitem que as empresas alcancem usuários de dispositivos móveis com anúncios e mensagens direcionados.
  • Software de gerenciamento de mídia social: Ferramentas como SproutSocial e Hootsuite ajudam as empresas a acompanhar sua base de clientes móveis e interagir com eles por meio de plataformas compatíveis com dispositivos móveis, como Facebook e Twitter. 
  • Tecnologia do programa de fidelidade: os programas de recompensas no aplicativo oferecem aos usuários móveis um incentivo para continuar usando um aplicativo específico, continuar comprando em uma loja específica e indicar uma empresa a amigos e familiares. As notificações push móveis incorporadas aos aplicativos de fidelidade alertam os clientes sobre ofertas, conteúdo e atualizações de produtos. 
  • Plataformas e ferramentas de automação de marketing: Plataformas de automação de marketing como Adobe Marketing Cloud e SharpSpring geralmente têm recursos de marketing móvel integrados. Isso inclui a capacidade de criar anúncios focados em dispositivos móveis, redirecionar usuários móveis e rastrear e analisar o comportamento do cliente em dispositivos móveis. 

Muitas ferramentas de marketing móvel podem ser usadas juntas para criar uma estratégia abrangente de marketing móvel, permitindo que as empresas forneçam uma experiência perfeita ao cliente em todos os canais. Ao alcançar clientes móveis por meio de vários canais e oferecer recompensas valiosas, as empresas podem construir relacionamentos de longo prazo com seu público-alvo móvel.

Como o marketing móvel pode ajudar os profissionais de marketing a ter sucesso

Vivemos em um mundo mobile-first, onde um número crescente de empresas está se voltando para o marketing móvel para se envolver com os clientes existentes e alcançar um público mais amplo. E não é de admirar – o marketing móvel oferece várias vantagens importantes para o marketing digital tradicional, especialmente quando se trata de alcançar consumidores mais jovens, como millennials e gen z. 

O marketing móvel também pode ser mais eficaz do que as campanhas digitais tradicionais em países que dependem mais de telefones do que de computadores para acesso à Internet. Se você está procurando uma maneira de alcançar um público maior e expandir seus negócios, vale a pena considerar o marketing móvel.

Maneiras de aprender mais sobre marketing móvel

Os usuários digitais estão se movendo cada vez mais em direção aos canais móveis, portanto, os profissionais de marketing precisam de soluções e estratégias para se envolver melhor com o público.

Aqui estão alguns recursos úteis sobre marketing móvel:

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