O que é marketing de atração ou inbound marketing?
O inbound marketing também chamado de marketing de atração tem como principal ferramenta a criação de conteúdo relevante e útil para o seu público-alvo.
Os interessados procuram e encontram a sua empresa, atraídos pelo material publicado, que normalmente tem cunho informativo e educativo.
Cria-se um relacionamento mais próximo, forte e duradouro com o seu público ideal, aumentando a consciência sobre o seu produto e os problemas que ele resolve.
No momento de realizar a oferta, a aceitação será muito maior, pois a sua audiência já estabeleceu uma relação de confiança com a sua empresa e conhece sua autoridade.
Mas, não acaba aí: após a venda é o momento de fidelizar o seu cliente para que adquira outros produtos no futuro e indique sua empresa para amigos e familiares.
Por que usar marketing de atração?
Diante disso, é possível perceber que o inbound marketing tem como principais benefícios:
– Criar um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo;
– Aumentar o reconhecimento da sua marca e a sua autoridade no mercado;
– Reforçar a credibilidade para transformar interessados em compradores;
– Atrair mais clientes para a empresa e aumentar as vendas.
Exemplos de marketing de atração:
O marketing de atração pode ser utilizado de diversas formas e em diversos canais, como:
Criação de Conteúdo: envolve o estudo de persona e palavras-chaves e o desenvolvimento de estratégias para criar conteúdos interessantes e atrativos para o seu público e que envolvam todas as etapas do funil de vendas;
Blog: produção e publicação de textos frequentes e planejados de forma estratégica para fortalecer o relacionamento com o seu público-alvo, educando-o e orientando-o em toda a jornada de compra;
SEO: técnicas de otimização que garantem que os materiais produzidos tenham visibilidade e sejam encontrados com maior facilidade nas buscas das principais ferramentas de pesquisas;
E-mail Marketing: essencial para criar uma relação mais pessoal e próxima com a sua audiência, nutrindo-a frequentemente com o envio de conteúdos, materiais, notícias, ofertas, dentre outros.
Etapas do Marketing de atração:
Para garantir os resultados desejados, o marketing de atração deve seguir algumas etapas:
- Atração: a primeira etapa é utilizar a produção de conteúdo para atrair desconhecidos, que têm ou podem vir a ter interesse no seu produto e transformá-los em visitantes frequentes;
- Conversão: depois, você precisará converter esses visitantes em leads, o que normalmente ocorre através da disponibilização de iscas digitais, formulários e materiais para captar informações de contato;
- Fechamento: depois de fornecer conteúdos relevantes e aumentar o nível de consciência dos interessados em relação ao seu produto, é o momento de realizar a oferta e concluir a venda;
- Encantamento: você precisa oferecer uma boa experiência ao seu cliente mesmo após a compra, para fidelizá-lo e para que se torne um divulgador da sua marca para outras pessoas.
Qual o papel de um site no inbound marketing?
Um site é parte fundamental em um planejamento de inbound marketing.
A aplicação de técnicas de SEO e uma comunicação alinhada às expectativas dos seus clientes garantem um bom posicionamento nas ferramentas de buscas.
O seu site também pode contar com um blog integrado para publicação de conteúdo, fortalecendo o seu relacionamento com o seu público.
Além disso, suas estratégias de marketing digital e de atração podem conduzir os interessados ao seu site para que eles finalizem a compra.
Nesse momento, é fundamental ter um website personalizado, bem estruturado, responsivo, sem travamentos e instabilidades para que a venda seja concluída.