Fidelizar clientes é um processo importantíssimo em qualquer tipo de negócio, para que os consumidores possam encontrar produtos e serviços da melhor qualidade, mesmo que pesquisem nas concorrentes do mesmo segmento.
Em apenas um clique eles podem tomar a decisão de optar pela empresa pesquisada, desde que estejam satisfeitos com aquilo que encontram, e na era digital é preciso que ações coerentes sejam tomadas, para que o objetivo de uma compra se concretize.
A marca precisa ter uma identidade forte, para que possam chamar a atenção dos clientes, e para isso, garantir um bom atendimento é fundamental.
Qualquer falha nesse sentido, leva o consumidor a procurar por concorrentes, principalmente se os contatos forem muito massivos, pois os mesmos causam repulsa e falta de confiança na marca ou na empresa.
Para atrair e reter clientes, em primeiro lugar, há a necessidade que a empresa entenda realmente para quem está vendendo oferecendo melhores opções e soluções.
Se as pesquisas de satisfação forem bem aplicadas e direcionadas, a chance de reter e fidelizar os consumidores aumenta consideravelmente e é importante que as informações por meio delas, não tenham nenhum comentário negativo.
As respostas e informações recebidas nessas pesquisas podem dar a direção certa se as ações estão dando certo ou não. Caso não estejam, há tempo de reavaliar e identificar o que precisa ser aperfeiçoado.
É por via da fidelização de clientes que é possível reduzir o custo de aquisição, como também a duração deles no ciclo de vendas, pois quanto mais ocorre a aproximação da marca, mais o fechamento do negócio flui com mais rapidez.
Por isso, é importante, no mundo digital, utilizar-se das redes sociais e com isso ter a possibilidade de conhecer cada um dos clientes, onde o estreitamento no relacionamento vai trazer os reais interesses dessa busca.
Canais de comunicação na fidelização de clientes
Sempre que um contato for feito, ouça atentamente o que o cliente tem a falar. Isso vai colaborar muito na hora da venda e não esqueça dele depois que a compra for concretizada.
Preste atenção em cada palavra dita pelo consumidor.
Confira os canais de comunicação que podem ser utilizados na hora da fidelização de clientes:
- Ligações;
- SMS;
- E-mails;
- Chats online;
- Aplicativos de mensagens.
Entenda suas dúvidas e proporcione soluções para aquilo que está sendo procurado.
Seja objetivo naquilo que for transmitido e passe confiança.
Listamos algumas dicas de fidelização de clientes
Aposte no marketing de conteúdo, publicando, criando e promovendo conteúdos pertinentes e personalizados para os clientes. Dessa forma o público será formado e o trabalho fica mais fácil.
Na publicação de conteúdos, selecione corretamente as palavras-chaves, pois serão elas que vão levar o cliente diretamente para aquilo que está procurando.
Invista, também, em anúncios pagos, que são propagandas feitas em canais digitais no Google, Instagram ou Facebook, mas nesse caso é necessário realizar campanhas para que a visualização esteja disponível aos clientes nessas plataformas.
Outra dica é realizar parcerias com outras empresas, desde que não sejam as concorrentes, para que possam ser compartilhados, dessa forma, promover alguma nova ideia, antes não pensada, para que seja mais fácil fidelizar os clientes.
Fortaleça, também, o perfil da empresa, mostrando adequadamente as melhores propostas e as soluções necessárias que o público pretende encontrar.
Sempre é vantajoso pedir ajuda para a rede de contatos já existente dentro da empresa. Quando a satisfação do cliente é mantida, com certeza ele pode indicar mais pessoas, para que vendas promissoras possam ocorrer.
Nunca esqueça de dar retornos (feedbacks) aos consumidores, antes, durante e após a venda do produto ou serviço.
Muitas empresas esquecem desse momento e perdem a oportunidade de fidelização e captação de novos clientes.
Seja realmente prestativo, expondo a verdade do que está sendo oferecido, no atendimento. O SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente precisa estar bem treinado para manter um relacionamento cordial e amoroso, para criar confiança.
Quando forem utilizadas as redes sociais, interaja com os consumidores, converse com eles e tente saber através das manifestações como é o perfil daqueles que querem comprar.
Crie para os consumidores um programa de fidelidade, como um desconto na primeira compra, ou um sistema de recompensa, onde eles possam receber em troca alguma coisa relevante, se indicarem outras pessoas para a empresa.
Na era digital, que a cada dia é mais utilizada, pois os usuários passam um grande tempo navegando na internet, é essencial conhecer o perfil do consumidor, medindo a satisfação do produto ou serviço constantemente.
O relacionamento com eles deve ser sempre embasado nas expectativas, explorando as necessidades que não foram atendidas pela empresa concorrente.
O cliente não gosta de esperar, portanto, o retorno sempre deve ser rápido, sem dar espaço para que ele largue a pesquisa ou a possível compra e se dirija para outro site.
Fidelizar clientes contribui na previsão de renda para as empresas de pequeno, médio ou grande porte. Não importa qual seja o tamanho, mas apresentar aos clientes soluções para seus problemas é de vital importância.
Quando o time de vendas já conhece o consumidor, a jornada de compra se torna mais ágil, pois consumidores satisfeitos geram renda exponencial.
O custo de aquisição de clientes (CAC) diminui, dando condições de mensurar a saúde financeira da empresa para que os recursos digitais sejam melhores aplicados, principalmente no que está dando certo.
Vender serviços recorrentes pode identificar que a empresa está caminhando de acordo com o mercado e os índices de cancelamento de compra passam a diminuir.
Se os contratos dos clientes aumentam, a receita adicional obtida é menos dispendiosa que a aquisição, porque não há a necessidade de envolver marketing e vendas, mas um bom produto e estratégias de relacionamentos excelentes são fundamentais.
O marketing boca a boca, já tão conhecido e chamado de Buzz marketing é uma forma contínua para que benefícios sejam oferecidos pela empresa frente a outras concorrentes e estabelecer a permanência no mercado.
Cliente valorizado e feliz com o produto ou serviço que adquire, tendem a ser fiéis, compartilham da experiência de forma espontânea e ainda recomenda outras pessoas para que comprem determinada marca, produto ou serviço.
É só imaginar um cliente satisfeito e feliz, recomendando a marca para mais quatro amigos. Eles acabam realizando a mesma compra e as vendas alavancaram.
Qualquer que seja o tamanho da empresa ou o segmento em que atua, pensar na internet é indispensável e saber como utilizar as redes sociais acabam desenvolvendo boas ações de comunicação com o público.
Para empresas de todos os segmentos, pequenas, médias e grandes, investir em publicidade sem pensar na internet é um verdadeiro tiro no pé.
Por isso, tornou-se indispensável incluir estratégias para redes sociais na hora de desenvolver ações de comunicação.
Essas comunicações digitais precisam ser assertivas para não arriscar o valor da marca e a visão dos clientes a respeito dela, pois isso pode não levar a lugar algum e ser desfavorável ao negócio.
O consumidor sempre é o mais importante, e não o produto. Preste atenção no que agrada ou desagrada o cliente. Isso pode ser identificado na forma como ele escreve quando interage. Portanto, esteja sempre onde o público-alvo está.
Seja qual for a rede social utilizada para a comunicação, entenda como cada uma delas funciona, pois as formas de trabalhar e as regras são bem distintas.
O negócio deve estar alinhado com essas redes e seus propósitos e isso vai desde a quantidade de caracteres utilizados para a publicação do conteúdo até a forma como fazer promoções para receber curtidas e serem feitos compartilhamentos.
Cada mídia tem um formato específico e para que a imagem da empresa não fique prejudicada e não se torne desagradável aos olhos do público é necessário um estudo adequado na utilização de cada uma delas.
As redes sociais podem ser desenvolvidas gratuitamente na internet, mas elas também possuem recursos pagos para aprimorar a comunicação e otimizar resultados planejados anteriormente.
Para que a fidelização de clientes seja efetuada é fundamental estar dentro das novas tendências do mercado online, porque a transmissão de informações todos os dias é numerosa.
Considerações finais
Sendo assim, fique atento à concorrência no mercado digital e entenda realmente qual o perfil do público-alvo, seja necessidades, dificuldades e dúvidas, para assim, oferecer qualidade naquilo que os clientes esperam e procuram.