Para vender de forma digital é necessário se destacar dos concorrentes, gerar desejo pelo seu produto e levar o público a aceitar a sua oferta.
Esse é o papel do copywriting, uma técnica indispensável para que a sua estratégia de marketing digital tenha os resultados esperados, atraindo clientes e aumentando as suas vendas.
Nesse artigo vamos te mostrar o que é copywriting, como e onde aplicar e quais os benefícios.
1 – O que é copywriting e como se aplica ao marketing digital?
Copywriting é a técnica de escrever textos persuasivos para ações de marketing digital que levam o receptor à tomada de uma ação imediata.
Não é manipulação, mentira, exagero ou agressividade. Mas, mostrar o produto através de um ângulo que alcance os reais interessados e gere desejo.
A finalidade principal do copywriting em uma estratégia de marketing digital é criar conexão, aumentar o nível de consciência em relação ao produto, despertar emoções e persuadir para aumentar as vendas e a lucratividade do seu negócio.
2 – Como utilizar copywriting no marketing digital para aumentar as vendas?
Criar copys realmente persuasivas para atrair clientes e aumentar as vendas exige algumas etapas importantes.
A primeira delas é a pesquisa da persona: estudar quais as principais características do público que se deseja atingir, onde ele está, quais problemas ele enfrenta, quais os mitos em que acredita e quais são os seus sonhos.
Pesquisar o mercado e os concorrentes também é fundamental para avaliar o que eles estão fazendo, quais são os seus erros e acertos e quais os diferenciais que agregam maior valor ao seu produto.
Por fim, a pesquisa envolve as objeções, ou seja, quais as principais desculpas que a persona possui para não adquirir o seu produto e o estudo dos argumentos que serão utilizados para quebrá-las.
O segundo passo é alinhar a comunicação, com a linguagem e os termos mais adequados e utilizados pela persona, que vão chamar a atenção, gerar interesse pelo assunto e criar conexão.
Depois disso, é o momento de explorar os problemas e os desafios da persona e vender a transformação. Você irá mostrar como o seu produto vai ajudá-la a solucionar as dores que ela enfrenta e como sua vida será melhor depois disso.
Essa etapa de gerar e aguçar o desejo da persona também envolve a aplicação de gatilhos mentais que despertem emoções, quebrem objeções e a levem a agir de forma mais rápida.
É fundamental reforçar a sua autoridade no assunto e apresentar provas que demonstrem que o seu produto realmente funciona. Por fim, você vai incluir uma chamada para ação, para que a pessoa faça o que você deseja.
3 - Qual ação uma copy pode gerar em sua estratégia de marketing digital?
Copy se aplica a praticamente tudo que se deseje que o usuário tome uma ação.
A ação depende do formato do conteúdo criado e qual o seu objetivo, mas, basicamente pode ser:
– Comprar: levar a persona a adquirir o seu produto ou agendar um horário para o serviço que você disponibiliza;
– Entrar em contato: enviar uma mensagem ou fazer uma ligação para a sua empresa para obter mais informações sobre o que você tem a oferecer;
– Realizar inscrição: para os casos de eventos ou workshops em que se deseja que a persona realize a inscrição para participar;
– Engajar: levar a persona a seguir a sua página ou rede social, curtir, comentar, compartilhar ou salvar o seu conteúdo.
4- Em que etapas do marketing digital se aplica copywriting?
Copywriting se aplica à praticamente tudo que envolve o marketing digital, por exemplo:
– Sites e páginas de vendas;
– Anúncios;
– Posts em redes sociais;
– E-mail marketing;
– Stories, reels, lives e vídeos de vendas;
– Webnários, workshops, lançamentos.
5 - Uma estratégia de marketing digital com resultados exige boas copys:
A verdade é que ninguém deseja comprar um produto, as pessoas compram a transformação que esse produto pode gerar nas suas vidas.
Por isso, é fundamental alcançar o público certo, conhecer os seus problemas, gerar identificação e despertar emoções para levá-lo a tomar a ação que você deseja.
Uma boa estratégia de marketing digital envolve várias etapas e a criação de copys realmente atrativas e persuasivas é essencial para converter a venda e gerar lucros.
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