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4 dicas para gerir suas mídias sociais corporativas

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4 dicas para gerir suas mídias sociais corporativas

Nas mídias sociais corporativas, as apostas podem ser altas. Descubra como alinhar sua estratégia de mídia social com os objetivos de negócios da sua empresa e agilizar o trabalho em equipe.

O mundo tem hoje 4,33 bilhões de usuários ativos de mídia social, um aumento de 13,7% apenas no último ano. Quase três quartos desses usuários (73,5%) seguem os canais sociais das marcas ou pesquisam marcas e produtos nas mídias sociais.

As mídias sociais tornaram-se uma ferramenta crítica de marketing e comunicação para empresas de todos os portes. Nas mídias sociais corporativas, as apostas podem ser altas. (Assim como o número de interessados.)

Aqui, compartilhamos algumas dicas e recursos essenciais para uma gestão eficaz das mídias sociais corporativas.

4 Dicas essenciais de gerenciamento de mídia social empresarial

1. Entenda as prioridades do negócio

Em grandes empresas, a gestão diária das mídias sociais pode sentir um longo caminho de conversas que acontecem na sala de reuniões.

Para usar as mídias sociais de forma eficaz, você precisa de uma estratégia sólida de mídia social. E para criar uma estratégia social sólida, você precisa entender o que mais importa para o sucesso do negócio agora.

Quais são as prioridades atuais do negócio? Que problemas o negócio está tentando resolver agora? Se você já sabe as respostas para essas perguntas, você pode começar a construir metas SMART para orientar seus esforços sociais.

Se você não sabe as respostas, pergunte. Uma rápida reunião de 15 minutos entre o chefe de marketing social e o CMO é uma maneira eficaz de alinhar prioridades.

2. Acompanhe as métricas que realmente importam

Dentro da equipe social, é bom ficar animado com vitórias ligadas a métricas de vaidade como curtidas e comentários.

Mas as partes interessadas mais altas na organização precisam ver resultados reais dos negócios. Caso contrário, é difícil para eles acreditar totalmente em sua estratégia social.

Ao relatar seus resultados, concentre-se no progresso real em direção às metas e prioridades de negócios estabelecidas na última dica. Melhor ainda se você puder enquadrar seus resultados em termos de dólares, reais e centavos. Demonstre o ROI de seus esforços sociais ou mostre como o social preenche seu funil de vendas ou impulsiona a intenção de compra.

3. Coloque um plano de conformidade em prática

As organizações em indústrias regulamentadas são bem versadas na gestão dos requisitos de conformidade. Mas todas as organizações de nível corporativo precisam entender como as regulamentações de publicidade e defesa do consumidor afetam o uso de mídias sociais.

Os riscos de conformidade existem, mas eles podem ser gerenciados desde que você tenha um plano em vigor e use as ferramentas certas para proteger sua marca.

Aqui estão algumas coisas-chave para ter em mente:

  • Fique por dentro dos requisitos de privacidade, segurança de dados e confidencialidade. Isso pode afetar a forma como você armazena ou compartilha informações e fotos.
  • Não deixe de divulgar patrocínios, relacionamentos com influenciadores e outros acordos de marketing.
  • Certifique-se de controlar o acesso às suas contas sociais e ter uma política de mídia social em vigor.

4. Esteja preparado para gerenciar uma crise

A maioria das grandes empresas tem que lidar com uma crise em algum momento. (100% de todas as empresas estão lidando com uma crise há mais de um ano.)

Como explicamos em nosso post sobre o uso de mídias sociais para comunicações de crise, seus canais sociais são a maneira mais rápida de disseminar informações. A natureza social em tempo real proporciona a agilidade para se adaptar rapidamente às mudanças nas condições. Mas só se você tiver um plano e diretrizes apropriados.

Social também é um canal fácil para os clientes interagirem diretamente com sua equipe. Tenha um plano para que as equipes saibam como responder, e quando precisam escalar.

Você também pode precisar lidar com uma crise de relações públicas específica para sua marca. Um plano de comunicação de crise garante que você use os canais sociais para piorar a situação, não pior.

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