Gatilhos mentais são facilitadores para que a pessoa tome determinada ação de forma mais automatizada e sem pensar muito.
Nas palavras de Paulo Maccedo, “gatilho mental refere-se a um conjunto de princípios psicológicos inconscientes que exercem muita influência nas tomadas de decisão de uma pessoa. […]”
Eles “levam as pessoas a concordar com uma determinada solicitação, sem passar por um raciocínio crítico minucioso.”.
Vamos conhecer quais são os principais gatilhos mentais e como funcionam na prática?
Seu principal objetivo é gerar na pessoa o medo de perder uma oportunidade e fazê-la agir de forma mais rápida.
Quanto mais escasso algo é, maior tende a ser o seu valor para as pessoas.
Refere-se à uma quantidade limitada: de vagas, de horários, de produtos.
Por exemplo: vagas limitadas, restam apenas 3 horários disponíveis, há apenas 4 unidades no estoque, temos 2 quartos disponíveis para essa data…
2 – Gatilho da urgência:
O objetivo é semelhante ao gatilho da escassez, ou seja, gerar o medo de perder uma oportunidade.
Porém, o gatilho da urgência está ligado ao prazo: data limite para uma oferta, desconto ou bônus.
O ser humano é campeão em protelar decisões. Quando tem consciência de que algo vai acabar, age rápido.
É muito utilizado com as expressões: último dia, somente nas próximas 24 horas, até dia X, oferta por tempo limitado…
Um gatilho poderoso cujo objetivo é gerar credibilidade e quebrar uma objeção universal: se o produto funciona.
Quem está indeciso, pesquisa antes de comprar e confia no senso comum das outras pessoas. O resultado positivo do outro incentiva a pessoa a tomar a mesma decisão.
Ele é utilizado na forma de depoimentos, avaliações, comentários, casos de sucesso, número de vendas…
Busca gerar respeito, credibilidade e conquistar a confiança do consumidor.
Pode ser utilizado mostrando palestras, publicações, livros, entrevistas, aparições na mídia, experiência, resultados.
Tem a função de fisgar a atenção e levar a pessoa para a próxima etapa.
Normalmente é usado na headline para levar o leitor a clicar e/ou no meio do texto para criar loopings e conduzir até o final.
Alguns exemplos de expressões mais utilizadas: Você sabia? Poucas pessoas sabem disso, A verdade que ninguém te contou, Saiba como, O segredo para…
O principal objetivo desse gatilho é quebrar objeções e gerar segurança.
É usado ressaltando a garantia legal, oferecendo uma garantia adicional, uma garantia por resultado ou um período de teste.
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