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Os 6 principais gatilhos mentais para aplicar em sua estratégia de marketing digital e vender mais:

Sumário

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Gatilhos mentais são facilitadores para que a pessoa tome determinada ação de forma mais automatizada e sem pensar muito.

 

Nas palavras de Paulo Maccedo, “gatilho mental refere-se a um conjunto de princípios psicológicos inconscientes que exercem muita influência nas tomadas de decisão de uma pessoa. […]”

 

Eles “levam as pessoas a concordar com uma determinada solicitação, sem passar por um raciocínio crítico minucioso.”.

 

Vamos conhecer quais são os principais gatilhos mentais e como funcionam na prática?

Seu principal objetivo é gerar na pessoa o medo de perder uma oportunidade e fazê-la agir de forma mais rápida.

 

Quanto mais escasso algo é, maior tende a ser o seu valor para as pessoas.

 

Refere-se à uma quantidade limitada: de vagas, de horários, de produtos.

 

Por exemplo: vagas limitadas, restam apenas 3 horários disponíveis, há apenas 4 unidades no estoque, temos 2 quartos disponíveis para essa data…

 

2 – Gatilho da urgência:

O objetivo é semelhante ao gatilho da escassez, ou seja, gerar o medo de perder uma oportunidade.

 

Porém, o gatilho da urgência está ligado ao prazo: data limite para uma oferta, desconto ou bônus.

 

O ser humano é campeão em protelar decisões. Quando tem consciência de que algo vai acabar, age rápido.

 

É muito utilizado com as expressões: último dia, somente nas próximas 24 horas, até dia X, oferta por tempo limitado…

 

Um gatilho poderoso cujo objetivo é gerar credibilidade e quebrar uma objeção universal: se o produto funciona.

 

Quem está indeciso, pesquisa antes de comprar e confia no senso comum das outras pessoas. O resultado positivo do outro incentiva a pessoa a tomar a mesma decisão.

 

Ele é utilizado na forma de depoimentos, avaliações, comentários, casos de sucesso, número de vendas…

 

Busca gerar respeito, credibilidade e conquistar a confiança do consumidor.

 

Pode ser utilizado mostrando palestras, publicações, livros, entrevistas, aparições na mídia, experiência, resultados.

 

Tem a função de fisgar a atenção e levar a pessoa para a próxima etapa.

 

Normalmente é usado na headline para levar o leitor a clicar e/ou no meio do texto para criar loopings e conduzir até o final.

 

Alguns exemplos de expressões mais utilizadas: Você sabia? Poucas pessoas sabem disso, A verdade que ninguém te contou, Saiba como, O segredo para…

 

O principal objetivo desse gatilho é quebrar objeções e gerar segurança.

 

É usado ressaltando a garantia legal, oferecendo uma garantia adicional, uma garantia por resultado ou um período de teste.

 

Para receber mais conteúdos como esse e ter orientação para suas ações de marketing digital, acompanhe o blog do Grupo VHN.

 

 

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