No mundo do marketing digital, compreender o funcionamento da mente humana é crucial para persuadir os consumidores a tomar decisões.
Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas nesse processo, pois exploram princípios psicológicos inconscientes que influenciam as escolhas das pessoas.
Eles são facilitadores para que a pessoa tome determinada ação de forma mais automatizada e sem passar por um raciocínio crítico minucioso.
Neste artigo, vamos conhecer os principais gatilhos mentais, explicando cada um deles, como utilizá-los e fornecendo exemplos práticos de sua aplicação.
Gatilho da escassez: Crie o medo de perder
O gatilho da escassez tem por objetivo despertar o medo humano de perder uma oportunidade e fazer a pessoa agir de forma mais rápida.
Quanto mais escasso algo parece, maior é seu valor percebido. Isso pode ser aplicado a vagas limitadas, horários restritos ou unidades limitadas de um produto.
Sempre que possível, indique que restam poucas opções. Use frases como “Restam apenas 3 horários disponíveis” ou “Há apenas 4 unidades em estoque”.
Gatilho da urgência: Use o tempo como fator de decisão
Similar ao gatilho da escassez, o gatilho da urgência também cria um senso de pressa, mas é relacionado ao tempo: data limite para uma oferta, desconto ou bônus.
O ser humano é campeão em protelar decisões. Quando tem a consciência de que algo está disponível por um tempo limitado, tende a agir mais rápido.
Crie campanhas com data e hora para terminar. Use expressões como “Oferta válida apenas hoje” ou “Último dia para adquirir com desconto”.
Gatilho da prova social: Conquiste credibilidade
Esse gatilho visa superar a objeção comum: “Isso realmente funciona?”.
Ao comprar as pessoas realizam diversas pesquisas e elas tendem a confiar nas escolhas dos outros, especialmente quando estão indecisas.
Utilizado por meio de depoimentos, avaliações, comentários, casos de sucesso ou números de vendas, ele constrói credibilidade e incentiva a ação.
O site da sua empresa precisa conter os seus casos de sucesso, que também podem ser inseridos em suas redes sociais e anúncios.
Gatilho da autoridade: Gere confiança
Para gerar respeito e credibilidade, o gatilho da autoridade é fundamental, pois torna as pessoas mais propensas a seguir sua orientação e adquirir o seu produto ou serviço.
Mostre sua expertise por meio de palestras, publicações, livros, entrevistas ou resultados anteriores para conquistar a confiança dos consumidores.
Demonstre todo o seu conhecimento em suas redes sociais e/ou blog e responda as dúvidas da sua audiência sempre que possível.
Gatilho da curiosidade: Desperte interesse
O gatilho da curiosidade tem o papel de chamar a atenção e conduzir a pessoa à próxima etapa.
Utilize expressões como “Você sabia?”, “A verdade que ninguém te contou” ou “O segredo para…”
Aplique a curiosidade na headline para levar o leitor a clicar no seu conteúdo e/ou no meio do texto para criar loopings e mantê-lo engajado até o final.
Gatilho da segurança: Quebre objeções
Visando quebrar objeções e gerar confiança, o gatilho da segurança tranquiliza os consumidores, eliminando preocupações e incentivando a ação.
Ressalte a garantia legal do seu produto: 7 dias para devolução (no caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial).
Sempre que possível, crie uma garantia adicional, ou seja, ao invés de 7 dias, ofereça 15 dias para devolução e reembolso.
Você pode ainda criar uma garantia de resultados. Por exemplo: “Se você seguir o método e não atingir tal resultado, nós devolvemos o seu dinheiro.”
Gatilho da reciprocidade: Ative o poder da gratidão
O gatilho da reciprocidade explora o desejo humano de retribuir algo recebido gratuitamente.
É muito utilizado em plataformas de streamings, que oferecem um período de teste para o serviço, gerando um desejo no consumidor de retribuir e assinar.
Ofereça um conteúdo gratuito ou brindes para incentivar a compra do seu produto ou serviço.
Gatilho da exclusividade: Desperte o sentimento de privacidade
O gatilho da exclusividade faz as pessoas se sentirem especiais e superiores aos demais, por ter acesso exclusivo a um lugar, produto ou informação.
Essa sensação pode ser explorada ao mostrar que aquilo somente é oferecido para um grupo seleto de clientes.
Crie uma estratégia que desperte no seu cliente a sensação de privilégio por ter acesso a um produto ou serviço que as outras pessoas não têm.
Gatilho da novidade: Desperte o fascínio pelo novo
As pessoas são naturalmente atraídas pelo novo e o anúncio de lançamento de novos produtos gera muita expectativa.
Isso pode diferenciar seu produto ou serviço da concorrência e estimular a ação.
Anuncie novos produtos com estratégia. Na falta deles, você pode anunciar atualizações ou melhorias como algo novo e inovador .
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Esses são os principais gatilhos mentais que você pode utilizar para criar estratégias de marketing e vendas mais eficientes.
Quando for criar as suas estratégias, consulte esse material e procure embasar as suas escolhas nesses gatilhos, para facilitar a decisão de compra dos seus clientes.
Para receber mais conteúdos como esse e ter orientação para suas ações de marketing digital, acompanhe o blog do Grupo VHN.