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Gatilhos mentais: quais são os principais, como utilizar e exemplos práticos

Sumário

Gatilhos mentais: quais são os principais, como utilizar e exemplos práticos

No mundo do marketing digital, compreender o funcionamento da mente humana é crucial para persuadir os consumidores a tomar decisões. 

Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas nesse processo, pois exploram princípios psicológicos inconscientes que influenciam as escolhas das pessoas. 

Eles são facilitadores para que a pessoa tome determinada ação de forma mais automatizada e sem passar por um raciocínio crítico minucioso.

Neste artigo, vamos conhecer os principais gatilhos mentais, explicando cada um deles, como utilizá-los e fornecendo exemplos práticos de sua aplicação.

Gatilho da escassez: Crie o medo de perder

O gatilho da escassez tem por objetivo despertar o medo humano de perder uma oportunidade e fazer a pessoa agir de forma mais rápida. 

Quanto mais escasso algo parece, maior é seu valor percebido. Isso pode ser aplicado a vagas limitadas, horários restritos ou unidades limitadas de um produto. 

Sempre que possível, indique que restam poucas opções. Use frases como “Restam apenas 3 horários disponíveis” ou “Há apenas 4 unidades em estoque”.

Gatilho da urgência: Use o tempo como fator de decisão

Similar ao gatilho da escassez, o gatilho da urgência também cria um senso de pressa, mas é relacionado ao tempo: data limite para uma oferta, desconto ou bônus.

O ser humano é campeão em protelar decisões. Quando tem a consciência de que algo está disponível por um tempo limitado, tende a agir mais rápido. 

Crie campanhas com data e hora para terminar. Use expressões como “Oferta válida apenas hoje” ou “Último dia para adquirir com desconto”.

Gatilho da prova social: Conquiste credibilidade

Esse gatilho visa superar a objeção comum: “Isso realmente funciona?”. 

Ao comprar as pessoas realizam diversas pesquisas e elas tendem a confiar nas escolhas dos outros, especialmente quando estão indecisas. 

Utilizado por meio de depoimentos, avaliações, comentários, casos de sucesso ou números de vendas, ele constrói credibilidade e incentiva a ação.

O site da sua empresa precisa conter os seus casos de sucesso, que também podem ser inseridos em suas redes sociais e anúncios.

Gatilho da autoridade: Gere confiança

Para gerar respeito e credibilidade, o gatilho da autoridade é fundamental, pois torna as pessoas mais propensas a seguir sua orientação e adquirir o seu produto ou serviço.

Mostre sua expertise por meio de palestras, publicações, livros, entrevistas ou resultados anteriores para conquistar a confiança dos consumidores. 

Demonstre todo o seu conhecimento em suas redes sociais e/ou blog e responda as dúvidas da sua audiência sempre que possível.

Gatilho da curiosidade: Desperte interesse

O gatilho da curiosidade tem o papel de chamar a atenção e conduzir a pessoa à próxima etapa. 

Utilize expressões como “Você sabia?”, “A verdade que ninguém te contou” ou “O segredo para…”

Aplique a curiosidade na headline para levar o leitor a clicar no seu conteúdo e/ou no meio do texto para criar loopings e mantê-lo engajado até o final.

Gatilho da segurança: Quebre objeções

Visando quebrar objeções e gerar confiança, o gatilho da segurança tranquiliza os consumidores, eliminando preocupações e incentivando a ação.

Ressalte a garantia legal do seu produto: 7 dias para devolução (no caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial). 

Sempre que possível, crie uma garantia adicional, ou seja, ao invés de 7 dias, ofereça 15 dias para devolução e reembolso. 

Você pode ainda criar uma garantia de resultados. Por exemplo: “Se você seguir o método e não atingir tal resultado, nós devolvemos o seu dinheiro.”

Gatilho da reciprocidade: Ative o poder da gratidão

O gatilho da reciprocidade explora o desejo humano de retribuir algo recebido gratuitamente. 

É muito utilizado em plataformas de streamings, que oferecem um período de teste para o serviço, gerando um desejo no consumidor de retribuir e assinar. 

Ofereça um conteúdo gratuito ou brindes para incentivar a compra do seu produto ou serviço.

Gatilho da exclusividade: Desperte o sentimento de privacidade

O gatilho da exclusividade faz as pessoas se sentirem especiais e superiores aos demais, por ter acesso exclusivo a um lugar, produto ou informação. 

Essa sensação pode ser explorada ao mostrar que aquilo somente é oferecido para um grupo seleto de clientes.

Crie uma estratégia que desperte no seu cliente a sensação de privilégio por ter acesso a um produto ou serviço que as outras pessoas não têm.

Gatilho da novidade: Desperte o fascínio pelo novo

As pessoas são naturalmente atraídas pelo novo e o anúncio de lançamento de novos produtos gera muita expectativa.

Isso pode diferenciar seu produto ou serviço da concorrência e estimular a ação.

Anuncie novos produtos com estratégia. Na falta deles, você pode anunciar atualizações ou melhorias como algo novo e inovador .

Acompanhe as novidades do marketing digital:

Esses são os principais gatilhos mentais que você pode utilizar para criar estratégias de marketing e vendas mais eficientes. 

Quando for criar as suas estratégias, consulte esse material e procure embasar as suas escolhas nesses gatilhos, para facilitar a decisão de compra dos seus clientes. 

Para receber mais conteúdos como esse e ter orientação para suas ações de marketing digital, acompanhe o blog do Grupo VHN.

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