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O que ninguém fala quando se trata de marketing de influência B2B bem-sucedido

Sumário

O que ninguém fala quando se trata de marketing de influência B2B bem-sucedido

Se você está apenas começando a explorar os esforços de marketing de influenciadores B2B ou se está no caminho certo para colocar o conteúdo do influenciador no lugar, há uma infinidade de artigos que podem ajudá-lo a traçar os principais passos para o sucesso. No entanto, muitos desses artigos não se aprofundam o suficiente em alguns dos detalhes muitas vezes esquecidos, mas tão críticos, que acontecem entre esses grandes passos. 

Às vezes, essa compreensão vem da experiência. Nesse caso, vem de nossa experiência e estamos felizes em compartilhá-lo para que você possa evitar erros comuns e equívocos ao longo do caminho do influenciador B2B para o sucesso.

Você precisa de mais reuniões de influenciadores B2B do que está pensando

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Sempre que alguém fala sobre o processo de fazer os esforços de marketing de influenciadores B2B decolarem, eles fazem parecer que tudo que você precisa é identificar influenciadores, entrar em contato, concordar com o escopo e então o conteúdo aparece magicamente. Embora esse processo seja meio verdadeiro, também não é a imagem completa. Na verdade, deixa de fora uma infinidade de reuniões.

Ninguém quer outra reunião em seus calendários, mas realizar muitas das reuniões certas é essencial para o sucesso do marketing de influenciadores B2B. Em vez de uma grande reunião de início de contrato de escopo, reunião e cumprimento, agende reuniões menores e mais intencionais:

  • Encontro inicial: você está formando um novo relacionamento comercial, então use esse tempo para conhecer o influenciador em nível pessoal e profissional. Fale sobre o que eles gostam de criar, o que não gostam de criar, os tópicos que geralmente abordam, sua disponibilidade futura e largura de banda geral. Além disso, deixe-os conhecer você e/ou sua equipe também.
  • Reunião de definição de visão/objetivos: após a reunião, volte para a mesa com algumas ideias iniciais e opções de como você e o influenciador podem trabalhar juntos, mas certifique-se de que há espaço para o influenciador idealizar e debater também. Este deve ser o momento em que vocês dois falam sobre metas para trabalharem juntos.
  • Chamada formal de escopo: quando você e o influenciador B2B estiverem na mesma página para a visão e os objetivos, monte um escopo formal de trabalho com base em sua conversa. Certifique-se de incluir informações essenciais, como o que exatamente está sendo criado, quando e por quanto. Então, passem por tudo isso, juntos. Certifique-se de que qualquer área cinzenta seja esclarecida e todas as perguntas sejam respondidas.
  • Kickoff oficial do projeto: Dê o pontapé inicial formalmente no(s) projeto(s) para significar o início oficial do escopo. Fique na mesma página sobre prazos, atribua um ponto de contato principal para o influenciador e defina as expectativas de criação. Embora isso pareça exagerado, também está criando um novo começo e dando a todos uma direção clara sobre como e quando seguir em frente.
  • Reuniões regulares de check-in (conforme necessário): Dependendo do escopo final do influenciador B2B, você pode querer fazer check-ins semanais, quinzenais ou mensais, apenas para garantir que você esteja na mesma página e tenha a oportunidade de conversar através de quaisquer detalhes ou problemas que possam surgir ao longo do caminho.

É claro que a cadência e a programação da sua reunião serão completamente dependentes do que você está usando para o marketing de influenciadores B2B e do escopo do envolvimento. Apenas esteja preparado para ter muito mais reuniões do que você acha que são necessárias. 

Além disso, lembre-se de manter todas as reuniões focadas na realização das próximas etapas ou em um conjunto específico de metas. Dessa forma, as reuniões nunca parecerão excessivas e serão mais como sessões de trabalho.

Adapte seu marketing de influenciadores B2B Pergunte aos talentos do influenciador

Nem todos os influenciadores são escritores. Nem todos os influenciadores são palestrantes. Nem todos os influenciadores são estrategistas de mídia social e marketing de conteúdo. Na verdade, é incrivelmente raro encontrar um influenciador B2B que possa fazer tudo, então não entre em conversas de influenciadores B2B com a expectativa de que eles possam. Em vez disso, adapte seu conteúdo aos talentos deles.

Embora isso possa parecer óbvio, pode ser difícil lembrar quando você tem uma grande visão e finalmente encontra um influenciador B2B que é uma ótima combinação para seus objetivos e organização ou se envolve em um brainstorming. É claro que você vai querer que eles criem todas as coisas incríveis e façam parte de emocionantes esforços de co-criação! Eles também podem se sentir pressionados a corresponder a essas expectativas ou sentir que é um problema se não puderem, então não os exponha para começar.

Apenas tenha em mente que você provavelmente não é o melhor escritor, editor, cinegrafista, palestrante, estrategista social e especialista em marketing de conteúdo do mundo, tudo em um, então não espere que seus influenciadores B2B sejam os mesmos.

Esteja preparado para obter conteúdo de influenciadores B2B de outras maneiras

Digamos que você adaptou a solicitação de marketing de influenciadores aos talentos do influenciador, mas eles não têm experiência suficiente para assumir um grande projeto de e-book, ou a disponibilidade para montar um webinar completo, ou mesmo tempo para montar uma série de blogs. Tudo bem, porque você pode ser criativo com a forma como os influenciadores B2B podem criar e contribuir:

  • Entreviste influenciadores B2B: faça com que eles se preparem para a câmera e se sentem para uma entrevista à moda antiga. Faça perguntas que possam ajudá-lo a obter o conteúdo necessário para montar um e-book, uma série social, blogs e muito mais. Como bônus: porque eles estão prontos para a câmera, você pode fatiar e reutilizar as gravações dessa entrevista, com permissão do influenciador, é claro.
  • Faça com que gravem vídeos curtos: as contribuições de influenciadores B2B não precisam ser enormes o tempo todo. Simplesmente ter uma ótima ideia + um vídeo curto pode ser realmente poderoso. Isso é exatamente o que o Oracle Marketing Cloud fez para sua série On the Fly, onde os influenciadores B2B gravaram pequenos conselhos de marketing em aeroportos, estações de trem e muito mais.
  • Use um redator da equipe para trabalhar com o influenciador: às vezes, você pode ter que ajudar o influenciador B2B a tirar seus pensamentos da cabeça e colocá-los no papel, o que pode exigir que um redator da equipe trabalhe diretamente com eles. Nesse cenário, faça com que o redator configure várias sessões de trabalho com o influenciador B2B. Então, o redator da equipe pode dar vida às próprias palavras do influenciador.

Sim, pode ser ideal que os influenciadores B2B criem e entreguem seu próprio conteúdo do início ao fim, mas isso pode não ser possível o tempo todo. Felizmente, existem muitas opções de backup para ainda obter esse ótimo conteúdo originado por influenciadores B2B.

Trate os influenciadores B2B como um contratante e um cliente

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Embora você possa tecnicamente estar “contratando” um influenciador B2B, eles não funcionam para você. Eles estão trabalhando com você. Em vez de ver o relacionamento como você contratando alguém para criar conteúdo, olhe para seus influenciadores B2B mais como contratados ou clientes. É uma relação de trabalho mútua que dá muito trabalho, e eles têm outros clientes e todo um outro negócio próprio para administrar também.

Além disso, os influenciadores B2B são muito, muito conectados a uma rede muito maior, e eles sabem através da videira quem é ótimo para trabalhar e com quem eles não trabalhariam novamente. 

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