fbpx

O que significa CEO, CFO, CIO, CMO…?

Sumário

assessoria de marketing da agencia grupo vhn

Você sabe qual a diferença entre o significado das siglas CEO, CFO, CIO e CMO em uma empresa? Então, descubra lendo nosso textos essas resposta de maneira objetiva e fácil. Boa leitura!

o que é

O que significam siglas como CEO, CFO, CIO e CMO em uma empresa?

A adoção de termos em inglês por parte das empresas é algo cada vez mais comum. Você já deve ter se deparado com muitas palavras e expressões que não entendeu muito bem na hora e, até para se não se sentir deslocado, precisou pesquisar o significado depois.

Além disso, algumas siglas já estão tão presentes nos vocabulários corporativos que parecem inquestionáveis.

Para esclarecer algumas de suas dúvidas, conheça o significado das famosas siglas destinadas aos diretores de diversas áreas em uma organização.

O que é CEO (Chief Executive Officer)

Diretor ou diretora geral ou presidente da empresa. É o cargo que está no topo da hierarquia empresarial. O trabalho realizado por CEO’s envolve tomadas de decisões sobre todos os níveis operacionais da organização, mas varia muito do segmento, atuação e porte da empresa.

O que é CFO (Chief Financial Officer)

CFO é cargo de Direção Financeira. Esses profissionais comandam a administração e planejamento financeiro da empresa. Normalmente respondem diretamente ao CEO da empresa, delega responsabilidades para a equipe financeira e escala o direcionamento de metas para diversas áreas.

O que é CIO (Chief Information Officer)

Esse cargo é cada vez mais importante nas empresas devido a digitalização dos negócio. CIO é Diretor ou Diretora de Tecnologia da Informação. Essa cadeira é responsável por toda a informática de uma empresa, precisando estar antenado às tecnologias da atualidade, gerenciar os recursos digitais, sistemas internos e externos e implementar sistemas com inteligência para alcançar os objetivos da empresa.

O que é CMO (Chief Marketing Officer)

CMO é referente ao cargo de Direção de Marketing. Nesta posição, profissionais coordenam e administra todas as ações de Marketing da companhia, o que inclui cuidar da marca institucional, posicionar-se no mercado e trazer resultados com as tecnologias de marketing

O que é COO (Chief Operating Officer)

COO é a sigla do cargo de Diretor de Operações. As Operações da empresa são as atividades principais que geram receita para o negócio. Geralmente é o braço direito da presidência e é responsável por cuidar de perto da parte comercial da empresa.

O que é CTO (Chief Technical Officer)

Diretor técnico ou Diretor de tecnologia. É mais presente em empresas que atuam de forma digital. Dentro da estrutura de cargos, pode reportar ao CIO por cauda proximidade das atividades. Seu trabalho tem foco na visão técnica.

O que é CPO (Chief Product Officer)

CPO refere-se ao Diretor/a de produtos. Essa pessoa comanda as atividades relacionadas aos produtos da organização, como concepção, projeto, produção, mapeamento e correção de problemas, além de identificar oportunidades de melhorias e novos produtos.

O que é CHRO (Chief Human Resources Officer)

Essa sigla é destinada ao Diretor ou Diretora de Recursos Humanos. Esse profissional dirige as ações voltadas à gestão de pessoas, processos de seleção, clima e cultura organizacional, políticas de remuneração e benefícios, departamento pessoal, treinamentos e programas de desenvolvimento de carreiras. Em alguns caso, também direciona a comunicação interna da corporação.

O que é CCO (Chief Communications Officer)

Diretor de Comunicação, é o líder de comunicação corporativa e responsável pelas relações da empresa com a imprensa, os clientes e a comunidade. Esse cargo pode responder à diretoria de marketing ou atuar de forma conjunta. Em alguns casos, essas duas funções podem ser realizadas pela mesma pessoa.

O que é CLO (Chief Legal Officer)

Cargo ocupado pelo Diretor ou diretora jurídico. É responsável por proteger legalmente a empresa e deve garantir que as estratégias da companhia atendam as questões jurídicas. Atua no gerenciamento de crises legais, assuntos relacionados à privacidade, propriedade intelectual, economia colaborativa e pode trabalhar em ações coordenadas entre Recursos Humanos e Marketing, por exemplo.

O que é CKO (Chief Knowledge Officer)

Diretor de Conhecimento. Deve gerir o capital intelectual da organização e o conhecimento dos profissionais em relação ao negócio. Além do que, entende tanto de tecnologia e processos quanto de pessoas. É peça importante nas consultorias.

Fonte: Catho

Relacionados

Facebook Ads: como criar campanhas efetivas e aumentar os lucros do seu negócio?  

Aprenda a criar campanhas efetivas de Facebook Ads e aumente

Descubra os 8 piores erros de quem investe em marketing digital e como evitá-los:

Se você investe em marketing digital e deseja ter excelentes

E quando é hora de a empresa adotar o Growth Mindset?

Além do momento onde é clara a necessidade de um
Rolar para cima