Ir para o conteúdo
logo vhn.png
  • Inicio
  • Sobre nós
  • Serviços
  • Cases
  • Blog
Entre em contato
Voltar
  • maio 13, 2022

O que significa CEO, CFO, CIO, CMO…?

Sumário

assessoria de marketing da agencia grupo vhn

O que significam siglas como CEO, CFO, CIO e CMO em uma empresa?

A adoção de termos em inglês por parte das empresas é algo cada vez mais comum. Você já deve ter se deparado com muitas palavras e expressões que não entendeu muito bem na hora e, até para se não se sentir deslocado, precisou pesquisar o significado depois.

Além disso, algumas siglas já estão tão presentes nos vocabulários corporativos que parecem inquestionáveis.

Para esclarecer algumas de suas dúvidas, conheça o significado das famosas siglas destinadas aos diretores de diversas áreas em uma organização.

O que é CEO (Chief Executive Officer)

Diretor ou diretora geral ou presidente da empresa. É o cargo que está no topo da hierarquia empresarial. O trabalho realizado por CEO’s envolve tomadas de decisões sobre todos os níveis operacionais da organização, mas varia muito do segmento, atuação e porte da empresa.

O que é CFO (Chief Financial Officer)

CFO é cargo de Direção Financeira. Esses profissionais comandam a administração e planejamento financeiro da empresa. Normalmente respondem diretamente ao CEO da empresa, delega responsabilidades para a equipe financeira e escala o direcionamento de metas para diversas áreas.

O que é CIO (Chief Information Officer)

Esse cargo é cada vez mais importante nas empresas devido a digitalização dos negócio. CIO é Diretor ou Diretora de Tecnologia da Informação. Essa cadeira é responsável por toda a informática de uma empresa, precisando estar antenado às tecnologias da atualidade, gerenciar os recursos digitais, sistemas internos e externos e implementar sistemas com inteligência para alcançar os objetivos da empresa.

O que é CMO (Chief Marketing Officer)

CMO é referente ao cargo de Direção de Marketing. Nesta posição, profissionais coordenam e administra todas as ações de Marketing da companhia, o que inclui cuidar da marca institucional, posicionar-se no mercado e trazer resultados com as tecnologias de marketing

O que é COO (Chief Operating Officer)

COO é a sigla do cargo de Diretor de Operações. As Operações da empresa são as atividades principais que geram receita para o negócio. Geralmente é o braço direito da presidência e é responsável por cuidar de perto da parte comercial da empresa.

O que é CTO (Chief Technical Officer)

Diretor técnico ou Diretor de tecnologia. É mais presente em empresas que atuam de forma digital. Dentro da estrutura de cargos, pode reportar ao CIO por cauda proximidade das atividades. Seu trabalho tem foco na visão técnica.

O que é CPO (Chief Product Officer)

CPO refere-se ao Diretor/a de produtos. Essa pessoa comanda as atividades relacionadas aos produtos da organização, como concepção, projeto, produção, mapeamento e correção de problemas, além de identificar oportunidades de melhorias e novos produtos.

O que é CHRO (Chief Human Resources Officer)

Essa sigla é destinada ao Diretor ou Diretora de Recursos Humanos. Esse profissional dirige as ações voltadas à gestão de pessoas, processos de seleção, clima e cultura organizacional, políticas de remuneração e benefícios, departamento pessoal, treinamentos e programas de desenvolvimento de carreiras. Em alguns caso, também direciona a comunicação interna da corporação.

O que é CCO (Chief Communications Officer)

Diretor de Comunicação, é o líder de comunicação corporativa e responsável pelas relações da empresa com a imprensa, os clientes e a comunidade. Esse cargo pode responder à diretoria de marketing ou atuar de forma conjunta. Em alguns casos, essas duas funções podem ser realizadas pela mesma pessoa.

O que é CLO (Chief Legal Officer)

Cargo ocupado pelo Diretor ou diretora jurídico. É responsável por proteger legalmente a empresa e deve garantir que as estratégias da companhia atendam as questões jurídicas. Atua no gerenciamento de crises legais, assuntos relacionados à privacidade, propriedade intelectual, economia colaborativa e pode trabalhar em ações coordenadas entre Recursos Humanos e Marketing, por exemplo.

O que é CKO (Chief Knowledge Officer)

Diretor de Conhecimento. Deve gerir o capital intelectual da organização e o conhecimento dos profissionais em relação ao negócio. Além do que, entende tanto de tecnologia e processos quanto de pessoas. É peça importante nas consultorias.

Fonte: Catho

Transforme seus desafios em resultados!

Fale agora com nossos especialistas de marketing e descubra como o Grupo VHN pode impulsionar sua marca. 🚀

AnteriorAnterior
Próximo Próximo

Relacionados

Google Ads: uma ferramenta eficaz para atrair clientes e aumentar as vendas

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o uso

A importância da assessoria de marketing na transformação de uma loja física em digital:

Entenda as principais vantagens e desvantagens de transformar sua loja

Conheça a ferramenta Ahrefs

Ahrefs é uma das ferramentas de pesquisa de palavras-chave mais
logo vhn.png
  • Inicio
  • Sobre nós
  • Serviços
  • Cases
  • Blog
  • (31) 9 9719-1184
  • contato@grupovhn.com.br
Acompanhe nossas redes
Instagram Facebook Youtube Linkedin

Grupo VHN ltda

CNPJ: 32.799.723/0001-99
Copyright © 2024 Grupo VHN

Rolar para cima