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Noções básicas de marketing de conteúdo: como iniciar sua prática de conteúdo

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Noções básicas de marketing de conteúdo: como iniciar sua prática de conteúdo

Não importa o quão longe você tenha chegado em sua carreira de marketing de conteúdo, você pode desejar entender estratégias, táticas ou habilidades específicas mais profundamente. Ou você pode precisar de um guia simples para explicar o básico de marketing de conteúdo para novos membros da equipe.

Viajei do jornalismo impresso às relações públicas para a publicação digital antes de desembarcar no marketing de conteúdo. Quando precisei me atualizar sobre fundamentos que não tinham levado em conta meus papéis anteriores, recoloquei recursos informativos como o CMI para impulsionar minha jornada de descoberta.

Agora estou retribuindo o favor revisitando os fundamentos do marketing de conteúdo bem-sucedidos de cima para baixo. Use este post como um guia para os melhores recursos do CMI sobre os tópicos onde você (ou sua equipe) precisa de um curso de atualização ou uma visão expandida.

O que é marketing de conteúdo?

Você não pode alcançar todo o seu potencial de sucesso de marketing de conteúdo até entender o que é – incluindo sua definição, os objetivos que ele pode ajudá-lo a alcançar e como ele complementa e se relaciona com outras disciplinas e técnicas de marketing.

Definição de marketing de conteúdo

Você pode encontrar variações, mas a definição de marketing de conteúdo que o CMI usa representa o consenso:

O marketing de conteúdo é a abordagem estratégica de marketing de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir um público claramente definido – com o objetivo de impulsionar uma ação lucrativa do cliente.

O marketing de conteúdo funciona capturando a atenção de seus membros desejados do público e ajudando-os a lidar com suas necessidades informacionais e orientadas a tarefas. O objetivo é que esse público cresça para confiar em sua orientação, reconhecer a proposta de valor única da sua empresa e recompensá-lo com seus negócios, lealdade ou evangelismo.

Vamos investigar as três características essenciais da definição:

  • Valor: O marketing de conteúdo é mais provável de ter sucesso quando serve a uma necessidade não atendida (por exemplo, fornecer informações críticas que os compradores provavelmente estão procurando, fornecendo uma ferramenta ou técnica para facilitar suas vidas ou guiando-as através das etapas de um processo complicado).
  • Relevância: Seu conteúdo deve apelar para os interesses do público e as necessidades de informação – não apenas perspectivas e prioridades que seu negócio deseja promover.
  • Consistência: O sucesso viral com uma única peça de conteúdo parece ótimo a curto prazo. Mas você só terá esses visitantes de volta se você constantemente oferecer algo valioso. Isso significa que você produz e entrega conteúdo valioso e relevante em um cronograma confiável.

Por que construir uma prática de marketing de conteúdo?

As empresas utilizam o marketing de conteúdo para cumprir várias metas diferentes. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Conscientização da marca: Ser descoberto pelos consumidores certos
  • Construindo um público inscrito: Capturando o interesse dos leitores casuais e obtendo sua permissão para enviar conteúdo para eles
  • Geração de leads: Identificar e qualificar consumidores que são mais propensos a se tornar clientes
  • Impulsionando lealdade e evangelismo: Reter seus clientes existentes aumentando sua percepção positiva e satisfação com o seu negócio
  • Aumento de vendas e rentabilidade: Fechando mais negócios, reduzindo seus custos de marketing e abrindo novos fluxos de receita

De acordo com nossa pesquisa mais recente, os profissionais de marketing B2B e B2C mais bem sucedidos usam o marketing de conteúdo para criar consciência de marca, construir credibilidade, educar o público, construir lealdade e gerar demanda ou leads.

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Onde o conteúdo se encaixa em seu plano de marketing

Marketing de conteúdo não substitui outras técnicas promocionais. Em vez disso, o conteúdo funciona melhor quando usado para complementar outros esforços de marketing que apoiam seus objetivos de negócios.

Por exemplo, o marketing de conteúdo funciona bem com:

  • Marketing baseado em conta
  • Conteúdo de marca
  • Geração de demanda
  • Inbound marketing
  • Marketing de influenciadores
  • Publicidade nativa
  • Marketing de produtos
  • Mídias sociais
  • SEO
  • Relações públicas

Obter executivos e outras equipes a bordo

Agora que você pode caracterizar claramente a proposta de valor do marketing de conteúdo, você pode comunicar melhor seus benefícios em termos que outros – incluindo suas equipes internas e externas, a diretoria e outros stakeholders-chave – entenderão e apreciarão.

A proposta de valor é uma obrigação para garantir o suporte contínuo e de compra: Se sua gestão executiva não acredita no valor do marketing de conteúdo, você lutará para obter o orçamento, recursos e aprovações para manter seu mecanismo de conteúdo funcionando no máximo de desempenho no longo prazo.

Cada conversa de compra é exclusiva das prioridades e metas de marketing da organização. Mas é provável que você encontre essas perguntas e objeções comuns:

  • Por que a empresa precisa de marketing de conteúdo? Aponte o papel integral do conteúdo em permanecer competitivo online, adquirindo dados de primeira parte e a jornada do comprador.
  • Como o conteúdo ajuda a cumprir as metas de marketing? Por exemplo, discuta a influência do conteúdo sobre a percepção da marca e a tomada de decisões, sua capacidade de aumentar a lealdade, reduzir os gastos com marketing e mídia ou engajar públicos que desconfiam e evitam a publicidade tradicional.
  • De que orçamento e infraestrutura você vai precisar? Para executar sua estratégia de forma eficaz, esteja pronto para explicar o que você precisa, incluindo membros da equipe, ferramentas e tecnologias.
  • Quais são as expectativas para o sucesso? Detalhe os resultados do negócio que seus esforços de conteúdo ajudarão a realizar e uma estimativa do tempo que você espera que leve para alcançá-los.

Prepare-se, também, para perguntas que se concentrem menos em “por que precisamos de conteúdo”, e mais sobre “por que o conteúdo que já estamos criando não está atingindo nenhum desses objetivos?” Robert Rose escreveu um post inteiro para ajudar quando sua organização já está criando conteúdo, mas não tem uma abordagem estratégica: How To Make a Better Case for Content Marketing.

Preparar o palco para o sucesso

Com a entrada garantida, você pode chegar ao negócio de planejar, criar e compartilhar conteúdo de qualidade.

Embora nenhuma técnica única para desenvolver e gerenciar conteúdo sirva para todas as organizações, concentre-se nesses cinco elementos principais para executar uma operação de marketing de conteúdo bem-sucedida, escalável e altamente estratégica:

  • Propósito e objetivos: A base de sua estratégia de marketing de conteúdo – por que você está criando conteúdo e o valor que ele fornecerá para o seu negócio
  • Público: Uma explicação bem definida de quem seu conteúdo pode ajudar mais e os benefícios que seu programa lhes proporcionará
  • História da marca: As ideias específicas e convincentes que irão fluir através do seu conteúdo e como elas refletirão os valores da sua organização e a voz da marca
  • Processos e equipes: Os detalhes de como você irá estruturar, planejar, executar e gerenciar as tarefas envolvidas na ativação de sua estratégia de marketing de conteúdo
  • Plano de medição: A maneira como você vai monitorar o desempenho do seu conteúdo, avaliar seu impacto e implementar processos para otimização contínua

Passe algum tempo mergulhando em cada um desses blocos de construção. Você pode se surpreender com o quanto você e sua equipe sabem – ou o quanto você ainda tem para aprender.

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