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Marketing para óticas: Comece hoje!

Sumário

O marketing é a principal ferramenta para atingir potenciais clientes. Por isso, compreender o que é esse conceito, aplicado às óticas vai ajudar qualquer empresa a crescer.

Se você busca crescimento e valorização do seu negócio, está no conteúdo certo, já que aqui vai conseguir identificar os principais pontos para atrair a atenção dos seus clientes e ter sucesso com isso. 

Neste artigo, você vai aprender:

Continue a leitura e saiba como o marketing para óticas vai ajudar na consolidação e crescimento da sua empresa. 

O que é marketing?

Antes de apresentarmos as principais técnicas de marketing para óticas é importante a contextualização sobre o que é marketing. 

De acordo com um dos maiores mestres e pesquisadores do tema, Philip Kotler, marketing basicamente é o processo que ajuda os consumidores a ter o que desejam, por meio de geração de valor. Ou seja, não é venda, é criar conexões com o público, satisfazendo as necessidades dos clientes. 

Dentro desse conceito vamos focar em mostrar aqui a parte digital, a fim de maiores resultados. Continue a leitura e saiba como fazer e ter sucesso com isso.

O marketing é essencial para entregar aquilo que seu cliente precisa, portanto, fazer marketing para óticas é a chave principal do seu negócio. Conheça as principais técnicas para começar a aplicar hoje mesmo na sua empresa.

Qual é a importância do Marketing para óticas?

As estratégias de marketing devem ser prioridade na empresa quando o assunto é atração de clientes e elas precisam estar alinhadas com as metas de vendas, turbinando os resultados. 

E a presença digital é essencial dentro desse planejamento, visto que os usuários de internet, redes sociais e compras online aumentaram expressivamente nos últimos anos.

Se a sua empresa ainda não está marcando presença e construindo território na internet, saiba que está ficando para trás diante das concorrentes. Entenda um pouco mais sobre os benefícios do marketing digital para óticas a seguir.

Quais seus benefícios?

Atração de clientes
Qual empresa não deseja atrair mais clientes? Aqui está o principal benefício para fazer marketing digital para óticas.

Como mencionado, o crescimento de usuários online cresce cada vez mais, e a sua empresa pode lucrar muito e, nem sempre de forma paga, se criar estratégias eficientes para o meio digital.

Fidelização
Outro benefício super importante para as empresas é a possibilidade de fidelização de clientes dentro da estratégia digital.

Com pesquisas e coleta de dados dos clientes é possível conhecer seu público e criar campanhas para que cada vez mais sejam fiéis à marca.

Engajamento
Uma boa forma de estudar sobre o público é a partir do engajamento, seja ele nas redes sociais ou por meio de outros canais de comunicação que a sua ótica trabalhe.

O engajamento nada mais é do que a resposta do seu público para a empresa, que pode se dar por meio de curtidas, comentários, respostas e retornos dos seus posts, e-mails ou enquetes nas redes sociais, por exemplo.

Consolidação da marca
Mais um importante benefício a ser mencionado é a consolidação da marca com a ajuda do marketing para óticas, sendo as redes sociais grandes facilitadoras disso.

Trabalhando um bom relacionamento com o cliente, gerando conexão e tendo engajamento a consolidação da marca vai sendo trabalhada pouco a pouco, mas com grande visibilidade no online.

Como fazer um Marketing para óticas eficiente?

Se até aqui já despertou em você um grande interesse em aplicar as técnicas e deu para identificar os pontos positivos desse investimento, continue a leitura para conhecer as melhores dicas de como o fazer.

1. Tenha um ótimo atendimento

Seja qual for o canal de comunicação escolhido para trabalhar o sucesso da sua ótica, tenha sempre um ótimo atendimento.

Uma pesquisa realizada pela Hibou mostrou que 92% dos entrevistados consideram o atendimento ao cliente um dos fatores mais importantes quando o assunto é comprar um produto. Em contrapartida, 61% das marcas não se mostra preparada para um bom atendimento.

Dentro do que é considerado um bom atendimento, temos os seguintes pontos revelados pela Hibou:

explicar de forma clara;
ser ouvinte;
conhecer o que está sendo vendido;
agilidade na resolução de problemas;
trazer boas sugestões.
De nada adianta ter boas técnicas se o seu atendimento não conseguir ajudar a atrair, manter e fidelizar um cliente.

2. Aposte em site e e-commerce

A vitrine da sua marca deve ir além das redes sociais e, para isso, ter um site, blog e e-commerce pode ser essencial ao marketing para a ótica.

Geralmente, os usuários buscam por uma marca no Google, sendo assim, ter um site vai ajudar a sua empresa a ser mais vista e, consequentemente, mais conhecida.

Além disso, se ela puder fazer tudo em um só lugar, ou seja, conhecer a empresa e já realizar uma compra no mesmo canal, as chances de vendas aumentam consideravelmente, por isso a importância do e-commerce.

A fim de um plano completo de comunicação, nada melhor do que produção de conteúdo orgânico, por meio de um blog, para atrair compradores. Portanto, crie conteúdos relacionados aos produtos que vende, como forma de consolidação da sua marca.

3. Use o Google Meu Negócio

Com o objetivo de ser encontrado pelos clientes de forma rápida e fácil, é essencial que a sua ótica esteja cadastrada no Google Meu Negócio. 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta para ajudar as empresas a serem encontradas a partir de um cadastro grátis com as informações mais importantes como endereço, telefone, fotos do local e produtos etc. 

Imagine que o cliente está procurando por uma ótica, mas ainda não conhece nenhuma confiável, então digita na barra de pesquisa: “óticas perto de mim”. Ao se cadastrar nessa ferramenta, a sua empresa passa a aparecer na rota do usuário e, assim, mais uma forma de atração de clientes gratuita. 

Aqui vale reforçar a importância de um site completo para o comprador conhecer a empresa depois desse primeiro passo de pesquisa. 

4. Invista em mídia paga

Com o objetivo de ajudar a turbinar as estratégias de marketing para ótica e ter resultados rápidos, precisamos falar sobre mídia paga.

Os principais canais de anúncios pagos hoje são: Google Ads e Facebook Business (trabalha anúncios dentro das redes sociais).

O Google Ads é a maior plataforma de anúncios hoje, com grande alcance já que seu conteúdo patrocinado pode estar em basicamente todos os sites parceiros, ou seja, os cadastrados no Google. Já o Facebook Business é a ferramenta dentro do Facebook que promove anúncios no Instagram também.

Entender como funciona essas ferramentas e criar anúncios nelas vai ajudar na prospecção e fidelização de clientes da sua empresa.

5. Marque presença nas redes sociais

Como já mostramos aqui, as redes sociais são grandes aliadas das empresas quando o assunto é marketing.

Algumas das principais redes sociais do momento, são:

  • Instagram;
  • TikTok;
  • YouTube;
  • WhatsApp;
  • Facebook.


Elas são muitas e vem crescendo constantemente, portanto é importante identificar onde seu público está, o que ele consome em cada rede e, a partir disso, criar as técnicas certas e atingi-los.

Como pudemos perceber, dentro do marketing digital para óticas é possível ter muito mais dados a fim de criar processos melhores, isso devido a tecnologia que facilita essa coleta.

Conhecer o público, mapear sua jornada e aplicar táticas personalizadas faz parte de um dos conceitos do atual livro Marketing 5.0, de Philip Kotler, que pode ser a chave complementar que você precisa para começar a fazer o marketing para óticas.

Autora: Katiuscia Couto (Rock Content)

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