Como otimizar seu perfil no Google My Business
Para aproveitar ao máximo o seu Google Business Profile (conhecido como Google My Business), você precisa otimizá-lo. Aqui estão algumas maneiras rápidas e fáceis de fazer isso.
O Google determina o ranking de pesquisa local com base em três fatores:
- Relevância: Quão bem sua lista do Google My Business corresponde a uma pesquisa
- Distância: Quão longe sua localização está da pesquisa ou busca
- Destaque: Quão conhecido é o seu negócio (com base em fatores como links, número de avaliações, pontuação de revisão e SEO)
Aqui estão alguns passos que você pode tomar para maximizar sua pontuação para os três fatores.
Complete todos os elementos do seu perfil
Os clientes têm 2,7 vezes mais chances de considerar seu negócio respeitável se você tiver um perfil completo do Google Business. Eles também são 70% mais propensos a realmente visitar sua localização.
O Google diz especificamente que “empresas com informações completas e precisas são mais fáceis de combinar com as pesquisas certas”. Isso melhora sua pontuação por relevância. A chave aqui é dizer aos visitantes do Google “o que você faz, onde você está e quando eles podem visitar”.
Se o seu horário comercial mudar em torno de feriados ou estações, certifique-se de mantê-los atualizados.
Verifique sua localização
Os locais de negócios verificados são “mais propensos a mostrar resultados de pesquisa locais em produtos do Google, como Mapas e Pesquisa”. Incluir uma localização verificada também ajuda a melhorar sua pontuação para o fator de classificação de distância.
Se você pulou de verificação sobre sua localização nas etapas de criação da conta acima, solicite seu cartão postal de verificação agora em https://business.google.com/.
Adicione imagens reais e vídeos do seu negócio
Seu perfil no Google Business inclui um logotipo e uma foto de capa. Use imagens consistentes com aquelas em seus perfis sociais para facilitar que as pessoas reconheçam sua marca.
Mas não pare por aí. Adicione imagens e vídeos para mostrar sua localização, ambiente de trabalho e equipe.
Se você dirige um restaurante, poste fotos de suas refeições, menus e sala de jantar. Certifique-se de que eles pareçam apetitosos, profissionais, e não sejam baixos. De acordo com o Google, as empresas com fotos recebem mais pedidos de direções e mais cliques em seus sites.
Como adicionar ou editar fotos ao seu perfil no Google:
- No painel, clique em Fotos no menu esquerdo.
- Comece adicionando seu logotipo e foto de capa. Você pode carregar uma imagem, escolher uma entre seus álbuns de Perfil de Negócios ou escolher uma foto em que seu negócio esteja marcado.
- Para adicionar mais fotos, clique em Trabalhar ou Equipe no menu superior da página de fotos.
- Para adicionar vídeos, clique na guia Vídeo na parte superior da página de fotos.
Inclua palavras-chave em seu perfil
Usar as palavras-chave certas melhorará a relevância. Não sabe por onde começar? Experimente o Google Trends ou o Keyword Planner.
O Google Analytics, o Hootsuite Insights e as ferramentas de monitoramento social também podem ajudá-lo a descobrir os termos que as pessoas usam para pesquisar seus negócios. Incorpore-os de forma natural na descrição do seu negócio. Não encha palavras-chave ou use palavras-chave irrelevantes – isso pode realmente prejudicar seu ranking de pesquisa.
Incentivar e responder opiniões e perguntas
As pessoas confiam mais nas outras pessoas do que em negócios. Uma boa revisão pode ser o fator decisivo que dá dicas de potenciais clientes a seu favor. As avaliações também melhoram seu ranking no Google.
A melhor hora para pedir uma revisão é depois de proporcionar uma grande experiência. Para facilitar, o Google fornece um link direto para pedir aos clientes que revisem seus negócios.
Para compartilhar seu link de solicitação de revisão:
- Do painel de instrumentos, role até o botão que diz compartilhar formulário de avaliação.
- Copie e cole o link em uma mensagem para os clientes, ou em seus recibos e recibos on-line.
Você não pode desativar comentários para sua página do Google Meu Negócio. E não seria do seu interesse fazer isso de qualquer maneira, pois as avaliações mostram aos clientes que seu negócio é legítimo.
Mas, você pode sinalizar e relatar críticas inapropriadas.
Além disso, você pode (e deve!) responder às críticas, positivas e negativas. De acordo com uma pesquisa do Google e da Ipsos Connect, as empresas que respondem às avaliações são consideradas 1,7 vezes mais confiáveis do que aquelas que não respondem.
Responda profissionalmente em aos reviews dos clientes. Se responder a uma revisão negativa, seja honesto e ofereça um pedido de desculpas quando for justificado.
Para visualizar e responder às avaliações, clique na guia Análises no menu esquerdo do seu Gerente de Perfil de Negócios.
Mantenha as informações da sua empresa atualizadas
Certifique-se de editar seu perfil de negócio se você alterar suas horas de operação, informações de contato, etc. Nada incomoda mais os clientes do que aparecer em horários de funcionamento apenas para encontrá-lo fechado. Se você tem horários especiais para feriados ou mesmo como uma única vez, certifique-se de que eles estão refletidos no seu Perfil de Negócios do Google.
Você também pode criar posts do Google My Business para compartilhar atualizações, novidades de produtos, ofertas e eventos.
Para editar suas informações de negócios:
Você pode voltar para o painel para fazer edições a qualquer momento business.google.com. Você também pode editar suas informações de negócios diretamente da pesquisa do Google ou maps. Basta pesquisar o nome da sua empresa em uma dessas ferramentas para acessar o painel de edição.
Para criar e compartilhar posts do Google My Business:
- No painel, clique em Postagens no menu esquerdo.
- Clique em Criar postagem.
- Escolha qual tipo de postagem você deseja criar: uma atualização COVID-19, uma oferta, informações sobre o que há de novo, um evento ou um produto. Cada tipo de postagem tem informações diferentes para ser concluída.
Adicionar recursos e atributos especiais
Recursos especiais estão disponíveis para contas comerciais do Google, dependendo da categoria escolhida.
Aqui está um resumo dos recursos específicos da categoria disponíveis:
- Os hotéis podem exibir classificações de classe, práticas de sustentabilidade, destaques, horários de check-in e out e comodidades.
- Restaurantes e bares podem carregar menus, fotos de pratos e pratos populares.
- As empresas orientadas a serviços podem exibir uma lista de serviços.
- Os provedores de saúde nos EUA podem ad-se informações sobre seguro de saúde.
- As empresas também têm acesso a diferentes tipos de botões com base em sua categoria, como reservas de consultas, reservas e pedidos.
Se você acha que seu negócio é elegível para um desses recursos, mas você não os vê, você pode ter escolhido a categoria errada. Você pode escolher até 10 categorias para o seu negócio.
Você também pode adicionar atributos factuais ao seu perfil para compartilhar mais informações que seus clientes possam se preocupar. Se você dirige uma loja ou restaurante, você pode querer compartilhar que é acessível para cadeirantes ou oferece wi-fi gratuito ou assentos ao ar livre. Você pode até compartilhar que sua empresa é de propriedade feminina e LGBTQ+ amigável.
Como adicionar ou editar atributos:
- No painel, clique em Informações.
- Abaixo Do negócio, clique em Adicionar atributos. Ou, se você já adicionou atributos e quer adicionar mais, clique no lápis ao lado do negócio.
- Role todas as opções disponíveis para o seu negócio, verifique os atributos aplicáveis e clique em Aplicar.
Adicione seus produtos
Se você vender produtos, certifique-se de adicionar um inventário atualizado ao seu Perfil de Negócio. Além de aparecer no próprio perfil, seus produtos podem aparecer no Google Shopping.
Para adicionar produtos ao seu perfil de negócios manualmente:
- No painel, clique em Produtos no menu esquerdo e clique em Começar a adicionar seu primeiro produto.
Se você tem um negócio de varejo nos EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda ou Austrália, e você usa um scanner de código de barras para vender produtos com códigos de barras do fabricante, você pode usar o Pointy para carregar automaticamente seus produtos para o seu Perfil de Negócios.
Aproveite as ferramentas de marketing gratuitas do Google
O Google oferece às empresas acesso a um kit de marketing gratuito com adesivos, posts sociais e pôsteres imprimíveis. Você pode até criar um vídeo personalizado. (O link só funcionará depois que você configurar seu Perfil de Negócio.)