Está chegando o Natal, a época que mais movimenta o comércio e a economia do país.
Todas as pessoas buscam decoração, alimentação especial para a ceia e claro, presentes para os familiares, amigos secretos e colegas de trabalho.
Agora é a hora de começar a planejar as suas ações de marketing digital para atrair mais clientes e vender mais.
Nesse artigo vamos te dar algumas dicas exclusivas de ações que não podem faltar em suas campanhas para aumentar o faturamento da sua loja durante o Natal.
É tradição: a magia do Natal se espalha pelas ruas, nas luzes e na decoração das lojas. No digital não é diferente.
Se você quer atrair maior público nessa época, invista em personalizar a identidade visual da sua loja online.
Use cores e elementos natalinos, crie imagens que transmitem a essência do Natal, emocionam, sensibilizam, despertam emoções e desejo de comprar na sua loja.
2 – Produza conteúdos sobre o tema em suas redes sociais:
Comece a escrever algumas postagens focadas na época e que tenham relação com os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Por exemplo, se você vende produtos, pode criar conteúdos relacionados à sugestão de presentes para pai, mãe, amigos, colegas de trabalho e amigo secreto.
Seja criativo e inove conforme o perfil de cada um: presentes para atletas, intelectuais, pessoas mais caseiras, quem gosta de viajar, de ler e assim por diante…
A concorrência tende a ser maior nessa época, inclusive nos meios digitais, o que acaba aumentando o custo dos anúncios.
Para amenizar o problema, conheça bem a sua persona, tenha sempre em mente o seu funil de vendas e crie uma estratégia personalizada para alcançar os seus objetivos.
Potencialize os seus investimentos e não deixe de lado o remarketing, para impactar pessoas que já visitaram a sua página, mas ainda não concluíram a compra.
4 - Crie uma página de vendas para divulgar as ofertas de Natal:
Se fizer sentido para o seu negócio, crie uma Landing Page focada exclusivamente na divulgação das suas ofertas de Natal.
Com isso você consegue aproveitar a temática da data e as opções disponíveis, aumentando a atenção e o desejo do seu público-alvo.
Além disso, essa página pode servir como uma forma de captação de leads, em que você coletará informações importantes para envio de ofertas especiais.
5- Envie e-mail marketing com ofertas ou conteúdos personalizados:
Prepare com antecedência as ofertas que serão disponibilizadas, os textos e o conteúdo visual dos e-mails.
Nessa época, os envios tendem a ser ainda maiores, por isso, tenha chamadas atrativas para aumentar a taxa de abertura.
Você também pode utilizar as informações e os leads coletados para enviar conteúdos personalizados e estreitar o relacionamento.
6- Realize promoções, sorteios e/ou concursos:
A maioria das pessoas são atraídas por promoções e sorteios. As datas especiais são ainda mais promissoras para esse tipo de campanha.
Pense em promoções que podem ser atrativas para o seu público, como um desconto, frete grátis para compras acima de determinado valor, combos de produtos, etc.
Realizar sorteios com prêmios diversificados e interessantes para a sua audiência também é uma forma de estimular as compras.
Concursos com premiações por criatividade (como frases, fotos, votação, vídeos, etc.) podem ser uma boa forma de aumentar a audiência e o engajamento em suas redes sociais.
7 - Esteja sempre atento ao atendimento e ao WhatsApp da loja:
O maior fator que faz com que as lojas deixem de vender é a demora no atendimento ou a falta de atenção com o cliente.
Programe respostas automáticas para dar um retorno imediato. Sempre responda as solicitações de forma rápida e atenciosa.
Interaja com o cliente, tire dúvidas, mostre as opções e quebre objeções para fazer com que ele conclua a compra.
Essas são algumas dicas simples e rápidas para você começar a planejar as suas ações de marketing agora mesmo e obter os resultados desejados.
Para receber mais conteúdos como esse e ter orientação para suas ações de marketing digital, acompanhe o blog do Grupo VHN.