Microinfluenciadores: Ferramenta Poderosa Para Branding Entre As Gerações Nativas Da Era Digitais
Atualmente, cerca de 10% do orçamento de marketing digital está sendo dedicado a iniciativas de marketing de influenciadores.
O marketing de influenciadores está se tornando uma das maneiras mais eficazes para as empresas atraírem clientes. O conceito é baseado no velho ditado: “diga-me com quem tu andas que eu lhe direi quem você é”. Os influenciadores são aqueles em quem seu público-alvo confia, respeita e ouve por causa de sua credibilidade e integridade. Por meio do marketing de influência, as marcas podem alavancar a popularidade, a reputação e o poder de definição de tendências desses líderes de opinião e obter algumas de suas credenciais para passar para a própria marca.
Como uma estratégia de marketing que se concentra na colaboração com os principais líderes de opinião, ajuda a atravessar o barulhento mercado on-line para colocar marcas e seus produtos bem na frente do público-alvo. Outra alavanca de crescimento crucial que contribuiu para o aumento do marketing de influenciadores é a natureza percebida dos influenciadores. Seus seguidores geralmente os tratam como consumidores da vida real que compartilham informações perspicazes do usuário final sobre os produtos ou serviços mais recentes disponíveis no mercado.
A indústria global de marketing de influenciadores está sendo avaliada em US $ 6-7 bilhões no ano fiscal de 2018-19, com alguns relatórios até prevendo que atinja US $ 10 bilhões até 2020. No entanto, não se pode negar que a indústria indiana de marketing de influenciadores ainda está tomando forma. Devido à natureza desorganizada da indústria de marketing de influenciadores na Índia, continua sendo difícil determinar o tamanho real da indústria, mas os gastos com marketing de influenciadores no orçamento geral estão aumentando a cada dia.
Atualmente, cerca de 10% do orçamento de marketing digital está sendo dedicado a iniciativas de marketing de influenciadores. Com os profissionais de marketing reconhecendo cada vez mais a eficácia do marketing de influenciadores na construção da marca, esperamos que 25% dos orçamentos de marketing sejam implantados nos próximos dois anos. Parte desse crescimento pode ser atribuído à ascensão do ‘Micro Influenciador’.
Definimos MicroInfluenciadores como as pessoas que possuem alto grau de engajamento com seu público, embora a base de seguidores seja menor. Em termos de números, pessoas com uma base de seguidores de 10 mil a 100 mil se enquadram na categoria de MicroInfluenciadores. O número de seguidores ou alcance não é o único critério para ser um influenciador de sucesso. É igualmente importante que as marcas observem quão profundo é o engajamento desses influenciadores e, nesse parâmetro, os microinfluenciadores estão no topo das paradas. Na Índia, houve um aumento de grandes micro-influenciadores que estão criando conteúdo valioso e causando impacto na sociedade. Cada vez mais, estamos vendo influenciadores vindos de cidades de nível 2 e 3 que têm uma conexão maior com o público em suas áreas.
Existe até uma nova categoria chamada Nano influenciadores (pessoas com uma base de seguidores de 1k-10k) que podem ter menos alcance, mas uma base de público altamente engajada e sua recomendação são parecidas com a de um amigo que é valioso para um marca.
Embora os microinfluenciadores tenham muito menos seguidores do que os influenciadores macro ou celebridades, envolvê-los para a promoção da marca é mais lucrativo. Pesquisas mostram que eles são 6,7 vezes mais econômicos por engajamento. As marcas podem fazer testes ou testes A/B com elas sem perder muito dinheiro. Dessa forma, eles podem canalizar melhor seus recursos.
Para os seguidores, os microinfluenciadores são pessoas com quem se conectam. Por causa do pequeno número de seguidores, eles estão bem conectados com seus seguidores e suas ideias ressoam muito melhor com seu público. Os fãs podem falar mais sobre o que gostam ou não sobre o conteúdo da pessoa que estão seguindo, e a probabilidade de obter uma resposta é muito maior. Eles oferecem experiências autênticas aos seguidores e marcas que representam. Na era dos nativos digitais, a autenticidade é um dos componentes mais essenciais para entrar no conjunto de consideração dos consumidores. A ascensão de microinfluenciadores e até mesmo de nano influenciadores tem sido uma grande força motriz no marketing moderno de influenciadores. Eles dão às marcas a oportunidade de explorar uma comunidade existente em um nicho, esse público já está altamente engajado com o influenciador, dando credibilidade a qualquer mensagem que seja compartilhada por meio desse canal. Outra razão por trás da popularidade dos microinfluenciadores no marketing.
Dito isto, macro e microinfluenciadores juntos desempenham papéis críticos na entrega dos valores de uma marca a seus seguidores. Os macroinfluenciadores garantem que um grande conjunto de público seja alcançado para maximizar a visibilidade, enquanto os microinfluenciadores fornecem conteúdo direcionado e relevante para seus seguidores leais que depositam um alto grau de confiança neles. Dependendo da categoria da marca, o conteúdo envolvente dos microinfluenciadores e o alcance dos macroinfluenciadores podem ser combinados para criar uma estratégia de comunicação vencedora para que as empresas executem com sucesso sua campanha e alcancem o resultado desejado
Fonte: BW BusinessWorld
Autor: Yan Han
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