Como criar o Google Meu Negócio para conseguir mais clientes em 2022
O Google é o site mais visitado do mundo. Atualmente, o site detém mais de 92% do mercado de mecanismos de busca. Criar um Google Business Profile (anteriormente conhecido como Google My Business) é uma maneira importante de atrair novos clientes para o seu negócio através da pesquisa do Google e do Maps.
O que é o Google Business Profile (conhecido como Google My Business)?
O Google Business Profile é uma listagem de negócios gratuita do Google. Ele permite que você forneça detalhes e fotos do seu negócio, incluindo sua localização, serviços e produtos.
Criar esse perfil gratuito é uma ótima maneira de aumentar sua visibilidade nos serviços do Google. Informações do seu Perfil de Negócios do Google podem aparecer no Google Search, Google Maps e Google Shopping.
O Google Business Profile só está disponível para empresas que tenham contato com clientes. Isso inclui empresas com localização física (como restaurante ou loja) e empresas que prestam serviços por encontro com clientes em outros locais (como consultores ou encanadores).
Se você tem um negócio somente online, você terá que se ater a outras ferramentas do Google, como o Google Ads e o Google Analytics.
Por que você precisa de uma conta no Google My Business
Ser descoberto no Google (e no Google Maps)
Se você está procurando clientes em sua loja física ou tráfego na Web, o Google é o último remetente de pesquisa. Um Perfil de Negócios do Google ajuda a garantir que as pessoas encontrem seu negócio ao procurar produtos e serviços como o seu em sua área local.
Sua lista do Google My Business mostra os pesquisadores onde e como visitar seus negócios. Um perfil de negócios do Google também melhora seu SEO local. Em particular, uma listagem para uma empresa local é mais provável de aparecer quando as pessoas procuram por um negócio próximo usando o Google Maps.
Controle suas informações de negócios on-line
Seu perfil no Google My Business permite que você controle e atualize suas informações de contato, horário comercial e outros detalhes essenciais, conforme necessário.
Você pode postar atualizações para compartilhar que você expandiu serviços, temporariamente fechado ou totalmente reaberto (um recurso especialmente útil durante emergências como COVID-19). Os Google Business Profile têm UM SEO local forte, então as informações compartilhadas ficarão acima de sites de terceiros que podem ter detalhes desatualizados.
Construa confiança através de avaliações
As revisões são um elemento-chave da prova social e uma maneira significativa de construir confiança e credibilidade.
A classificação combinada de estrelas do Google e o espaço para avaliações detalhadas permitem que os clientes compartilhem tanto ou tão pouca informação sobre sua experiência com seus negócios quanto quiserem. Tudo isso ajuda futuros potenciais clientes a decidir quais empresas visitar e produtos comprar.
Pode ser assustador pensar em avaliações que chegam em uma plataforma pública, especialmente porque você não pode escolher quais avaliações do Google My Business para compartilhar. (Embora você possa responder a todas as avaliações, como explicaremos mais tarde.)
Mas não entre em pânico: o Google acha que uma combinação de avaliações positivas e negativas é mais confiável do que página após página de recomendações brilhantes.
Como configurar um Perfil de Negócios do Google
Passo 1: Faça login no Gerenciador de Perfis do Google Business
Se você já está logado em uma conta do Google, você está automaticamente logado no Google Business Profile Manager. Caso contrário, insira os dados habituais de login da sua conta do Google ou crie uma nova conta do Google.
Passo 2: Adicione seu negócio
Digite seu nome de negócio. Se ele não aparecer no menu suspenso, clique em Adicionar sua empresa ao Google. Em seguida, selecione a categoria apropriada para o seu negócio e clique em Seguir.
Passo 3: Digite sua localização
Se você tiver um local físico que os clientes possam visitar, selecione Sim. Em seguida, adicione seu endereço de negócios. Você também pode ser solicitado a posicionar um marcador para a localização em um mapa. Se sua empresa não tiver um local que os clientes possam visitar, mas ofereça serviços ou entregas presenciais, você pode listar suas áreas de serviço. Em seguida, clique em Próxima.
Se você não inserir um endereço físico, o Google pedirá que você especifique em qual região você está baseado. Escolha no menu suspenso e clique em Próxima.
Passo 4: Preencha suas informações de contato
Digite seu número de telefone comercial e endereço do site para que os clientes possam entrar em contato com você. Se você preferir não ser contatado por telefone, você não precisa digitar um número de telefone.
Quando suas informações estiverem concluídas, clique em Próxima.
Passo 5: Verifique seu negócio
Digite seu endereço físico real, não uma caixa postal. Essas informações são usadas apenas para verificar sua empresa e não são exibidas em seu Perfil de Negócios do Google ou compartilhadas com o público.
Digite seu endereço e clique em Próxima. Serão oferecidas as opções aplicáveis para verificar sua conta. As empresas físicas precisarão receber um cartão postal pelo correio para verificar sua localização. As empresas da área de serviço podem ser verificadas através de um endereço de e-mail.
Depois de receber seu código de cinco dígitos, digite-o na próxima tela (ou vá para https://business.google.com/) e clique em Verificar ou Verificar negócios.
Você terá uma tela de confirmação mostrando que está verificado. Nessa tela, clique em Próxima.
Passo 6: Personalize seu perfil
Insira seus horários de negócios, preferências de mensagens, descrição do negócio e fotos. (Vamos entrar em detalhes de como otimizar o conteúdo do seu perfil na próxima seção deste post.)
Quando estiver pronto, clique em Continuar. Você vai se encontrar no painel do Business Profile Manager.
A partir daqui você pode gerenciar seu perfil de negócio, visualizar insights, gerenciar avaliações e mensagens e criar anúncios do Google.
Autora: Christina Newberry
Fonte: Hootsuite