Um guia abrangente para o marketing de influenciadores do Instagram
Fazer isso “para o ‘Insta” costumava se aplicar a selfies de grupo, fotos de viagens inspiradoras e receitas de comida feitas bonitas. Mas quase uma dúzia de anos após o início do Instagram, os influenciadores construíram negócios sérios fazendo muito dinheiro pelo Instagram.
Empresas grandes e pequenas podem trabalhar com influenciadores para criar reconhecimento e engajamento da marca fora de seus perfis da marca. Este guia atualizado fornece uma visão detalhada do que você deve fazer para executar uma campanha de marketing de influenciadores bem-sucedida no Instagram.
Por que usar o Instagram para marketing de influenciadores?
Em primeiro lugar, você quer ter certeza de que investir tempo e recursos em uma campanha de marketing de influenciadores produzirá os resultados desejados. Os resultados são afetados ao segmentar exatamente o público que você deseja alcançar. Você já sabe que o marketing de influenciadores é eficaz, e não apenas porque 68% dos especialistas em marketing recorrem ao Instagram para campanhas de influenciadores. Agora você precisa determinar se executar sua campanha no Instagram é realmente a melhor opção.
Vejamos algumas das razões pelas quais você deve usar o Instagram para marketing de influenciadores.
As redes sociais ultrapassaram a TV
A agência de mídia Zenith prevê que 2022 será o ano em que o mercado de anúncios de mídia social superará o mercado de TV – o que parece irreal e totalmente compreensível, simultaneamente.
O COVID-19 interrompeu a aceleração da participação de mercado das mídias sociais, mas os anunciantes devem gastar US$ 177 bilhões em 2022 e mais de US$ 225 bilhões até 2024. As mídias sociais serão responsáveis por 26,5% de todos os gastos com publicidade.
No estudo da Convince and Convert com a Onalytica sobre compensação de influenciadores B2B observou que apenas o mercado de influenciadores B2C vale mais de US$ 15 bilhões, com o mercado de influenciadores B2B crescendo rapidamente para acompanhar.
A Escolha do Povo
O Instagram é a melhor escolha para executar sua campanha de marketing de influenciadores porque, bem, os influenciadores preferem. O Bloglovin conversou com 2.500 microinfluenciadores e descobriu que o Instagram é sua plataforma preferida. 59% deles dizem que é a plataforma mais eficaz para engajar seu público-alvo.
Globalmente, 23% dos usuários de mídia social seguem influenciadores e outros especialistas. Essa é a mesma porcentagem de pessoas que seguem times e pessoas esportivas! Enquanto isso, outros 18% admitem seguir especialistas em beleza também, de acordo com o Global Web Index.
As pessoas são mais populares do que as marcas
As contas de marca que dependem de esforços orgânicos (publicações ou anúncios não impulsionados) tiveram outra queda nas taxas de engajamento orgânico em 2021. A Trust Insights documentou a eficácia das marcas versus influenciadores no Instagram. Enquanto ambos estão vendo declínios no alcance e nos resultados, os influenciadores estão gerando de 3 a 4 vezes o engajamento de postagens orgânicas da marca até o final de 2021.
As marcas não desistirão de seus perfis de marca tão cedo, mas obviamente precisam adicionar maneiras de aumentar o alcance e o engajamento. Trabalhar com influenciadores pode acelerar os resultados da campanha.
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. É também o favorito da geração Z. De acordo com o Global Web Index, mais jovens de 16 a 24 anos visitaram o Instagram do que o Facebook em todos os trimestres desde o segundo trimestre de 2019.
Lembre-se de que o Instagram é menos popular entre os baby boomers e a geração X, mas ainda pode ser eficaz com uma segmentação clara.
Imagem via Índice da Web Global
Entenda o custo
Antes de começar a planejar sua campanha, você também deve considerar seu orçamento e fazer planos de acordo. Embora o marketing de influenciadores nem sempre seja caro, o planejamento e o orçamento adequados podem ajudá-lo a evitar custos desnecessários.
É crucial entender que o custo de trabalhar com influenciadores varia de acordo com o tamanho do seguidor do influenciador e o setor em que você atua. É seguro supor que quanto mais seguidores um influenciador tiver, ou mais reconhecimento em um nicho de mercado, mais ele poderá cobrar por um post patrocinado.
Embora você provavelmente não esteja planejando trabalhar com a super-influenciadora Kylie Jenner ou uma celebridade de primeira linha como Dwayne Johnson, você ainda pode ficar chocado ao receber alguns orçamentos.
Regras gerais de polegar
A maioria das tabelas de preços de postagens de influenciadores começa com sua contagem de seguidores e taxa de engajamento. De acordo com a Hootsuite, o padrão tácito da indústria é de US$ 100 por 10.000 seguidores, com consideração extra para o tipo de postagem (ou seja: foto x carretel x história), multiplicado pelo número de postagens de uma campanha.
Espere ter que negociar taxas por conteúdo. Isso pode variar de US$ 0,16 por engajamento médio recente para criar um único vídeo do Instagram a US$ 0,06 x visualizações médias recentes para cada quadro de uma história.
O custo de trabalhar com influenciadores no Instagram também varia de acordo com o setor em que o influenciador é especializado. Não se esqueça de contabilizar quaisquer despesas associadas a uma sessão de fotos ou vídeo que o influenciador esteja montando, ou suas próprias despesas para um produto ou serviço compartilhado com o influenciador. Ao criar um pacote de compensação atraente que pague pelo valor e recompense os resultados , você está estabelecendo as bases para uma parceria forte.
Considerações sobre a taxa de influenciadores B2B
Os influenciadores B2B tendem a basear as taxas não na quantidade de conteúdo, mas no tempo e esforço necessários para cumprir o acordo. Esses influenciadores geralmente são encontrados no palco falando ou cobrindo o que está acontecendo nos bastidores de eventos corporativos. Alguns influenciadores B2B aproveitam o poder das palavras escrevendo blogs, e-books e white papers ou hospedando vídeos ao vivo.
Esses influenciadores normalmente se juntam a um pacote de serviços ou uma série de conteúdo, geralmente com alguma consultoria incluída. As taxas podem variar de algumas centenas de dólares para um conteúdo a vários milhares para um engajamento de vários dias ou até meses.
Não se esqueça de definir um orçamento de promoção
Pagar pelo influenciador e pelo conteúdo que eles criam é uma coisa a considerar. Certifique-se de alocar um orçamento especificamente para a promoção do conteúdo assim que ele for publicado. Para maximizar seu esforço na criação de uma parceria, você deve compartilhar com o maior número possível de membros relevantes do público.
Depois de entender todos esses custos, você terá uma ideia melhor de quanto pode precisar gastar em sua campanha. Dependendo do seu orçamento, você pode decidir com quantos influenciadores pode trabalhar e quanto pode gastar em sua campanha.
Como encontrar os influenciadores certos
Agora vem o processo de encontrar os influenciadores certos . Essa é facilmente uma das etapas mais desafiadoras no marketing de influenciadores, seja no Instagram ou em outras plataformas.
Para superar esse desafio, você precisa ter clareza sobre o que procura em um influenciador. Quais características definirão seu influenciador ideal? Em primeiro lugar, eles devem ser relevantes para sua marca e campanha. Eles devem ser criativos e envolventes. E, dependendo dos objetivos da sua campanha, eles também devem ter um alcance significativo.
Ao definir seu influenciador ideal, você achará mais fácil restringir os melhores influenciadores para sua marca em uma lista de influenciadores em potencial. Existem várias opções para encontrar esses potenciais influenciadores.
1. Pesquise hashtags de marca
Procure influenciadores que já são fãs da sua marca e crie conteúdo sobre sua marca. Faça uma pesquisa usando uma hashtag de marca para encontrar conteúdo relevante gerado pelo usuário criado sobre seus produtos. Você pode então verificar os usuários que criaram essas postagens para procurar possíveis influenciadores.
2. Expanda a pesquisa de hashtags relevantes
Se você ainda não é uma marca estabelecida ou não está satisfeito com os resultados da etapa anterior, também pode realizar uma pesquisa por hashtags relevantes e adjacentes. Isso ajudará a restringir sua pesquisa em um tipo de conteúdo específico, como criadores que publicam bobinas, postagens de feed, histórias do Instagram ou vídeos ao vivo. Assim como na primeira tática, você precisará examinar os resultados e as contas dos usuários que criaram o conteúdo que agrada a você.
Digamos que você seja uma empresa de serviços profissionais que deseja promover uma nova oferta para proprietários de pequenas empresas. Nesse caso, o ideal é trabalhar com coachs de negócios e influenciadores empresariais que possam falar por experiência própria sobre os problemas que você está tentando resolver. Tente pesquisar pela hashtag #businessmentor e analise os resultados.
3. Use as ferramentas certas de marketing de influenciadores
Você também pode usar ferramentas de marketing de influenciadores para simplificar ainda mais sua pesquisa. Usando essas ferramentas, você poderá obter uma lista de potenciais influenciadores com base em uma palavra-chave ou categoria relevante. Algumas das melhores ferramentas que você pode usar para influenciadores B2C do Instagram incluem Activate , Ninja Outreach e Influence.co . Também recomendamos Onalytica e BuzzSumo para identificação de Influenciadores B2B.
Ou você pode pular esta parte e trabalhar com uma agência de marketing de influenciadores. Nesse caso, a agência analisará cuidadosamente suas necessidades e expectativas para conectar você aos influenciadores mais relevantes de sua rede.
Digamos que você seja uma empresa de serviços profissionais que deseja promover uma nova oferta para proprietários de pequenas empresas. Nesse caso, o ideal é trabalhar com coachs de negócios e influenciadores empresariais que possam falar por experiência própria sobre os problemas que você está tentando resolver. Tente pesquisar pela hashtag #businessmentor e analise os resultados.
Executar campanha de influenciadores com base em metas
Por fim, você pode começar a executar sua campanha de marketing de influenciadores do Instagram com base nas metas que definiu. O conteúdo de marca deve ser identificado no Instagram quando houver uma troca de valor entre um criador ou editor e um parceiro de negócios.
Alguns dos tipos mais populares de campanhas no Instagram são:
- Publicação patrocinada: o que pedir quando você quer pagar influenciadores para criar conteúdo para sua marca. Eles podem simplesmente apresentar seu produto em seu conteúdo ou contar uma história inteira sobre seu produto, dependendo do que você escolher ou precisar. Esse tipo de campanha pode ser útil para atingir qualquer tipo de meta. No Instagram, os posts patrocinados podem ser apresentados no feed principal como vídeo ou foto, mas também podem ser Stories ou Reels.
- Concursos: Se você está tentando alavancar os seguidores de seus influenciadores para a ação, um Concurso é um forte incentivo. Envie produtos gratuitos para influenciadores para que eles possam organizar um concurso de brindes. Essa é uma excelente tática para engajar um novo público e pode ajudá-lo a conquistar novos seguidores para aumentar o reconhecimento da marca. Também pode ajudar a criar buzz em torno de um novo lançamento de produto ou oferta de serviço.
- Conteúdo de marca: apresentar influenciadores em seu próprio conteúdo de marca pode dar um empurrão extra ao conteúdo. O conteúdo será criado e publicado por você envolvendo influenciadores na produção e promoção. Por exemplo, convidar um influenciador para co-hospedar um vídeo ao vivo em sua conta de marca permite que você alcance os dois públicos simultaneamente. O conteúdo de marca pode ser eficaz para promover um novo produto ou atingir um novo público em geral.
- Avaliações: peça aos influenciadores que avaliem seu produto ou serviço para que seus seguidores possam tomar uma decisão informada ao comprar de você. Incentive o influenciador a tornar a avaliação o mais honesta possível. Afinal, o público está colocando fé e confiança na opinião deles, não na sua. Essa forma de campanha é perfeita para quem deseja aumentar o reconhecimento da marca, criar confiança e gerar conversões.
- Programas de representantes de marca: Trabalhar com influenciadores a longo prazo pode abrir as portas para transformá-los em representantes da sua marca. Forneça a cada influenciador um link ou código de desconto personalizado que eles possam compartilhar com seu público. Para cada conversão que eles gerarem, pague uma pequena porcentagem. Esse tipo de campanha pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca e gerar conversões de forma eficaz.
Depois de executar sua campanha, não se esqueça de acompanhar seu progresso. Veja que tipo de resultados os influenciadores estão gerando. Ter um URL personalizado ou um código de desconto exclusivo para cada influenciador facilitará o acompanhamento do desempenho de sua campanha. Com base em sua análise dos resultados da campanha, faça alterações e melhorias conforme necessário.
Ou você pode pular esta parte e trabalhar com uma agência de marketing de influenciadores. Nesse caso, a agência analisará cuidadosamente suas necessidades e expectativas para conectar você aos influenciadores mais relevantes de sua rede.
Digamos que você seja uma empresa de serviços profissionais que deseja promover uma nova oferta para proprietários de pequenas empresas. Nesse caso, o ideal é trabalhar com coachs de negócios e influenciadores empresariais que possam falar por experiência própria sobre os problemas que você está tentando resolver. Tente pesquisar pela hashtag #businessmentor e analise os resultados.
Fonte: Convince and Convert
Autores: Shane Barker e Lauren Teague