Investir em marketing digital é essencial para que a sua empresa ganhe visibilidade, atraia mais clientes e aumente as vendas.
Porém, só investir não basta. Você precisa analisar periodicamente se as suas ações estão trazendo efetivos resultados.
Analisar as métricas é fundamental para mensurar o sucesso das suas campanhas, avaliar o que deve ser mantido e o que deve ser aprimorado em sua estratégia.
Nesse artigo vamos te mostrar quais as principais métricas que você deve analisar e o que elas significam.
Corresponde ao número de visitantes que chegaram ao seu site ou página. Determina a audiência do seu site.
A tendência é que esse número permaneça em crescimento. Caso contrário, indica que o seu site não está atraindo novos visitantes.
2 – CAC – Custo de aquisição de clientes:
Representa basicamente o valor que você está gastando para atrair um novo cliente para o seu negócio.
Para obter esse custo você precisa calcular todo o investimento em marketing realizado em determinado período (investimentos em mídia e campanhas e custo com a equipe ou agência) e dividir pelo número de clientes conquistados.
Esse é o valor que cada cliente novo está custando para a sua empresa.
Calcula o número de leads gerados pelas visitas ao seu site ou página.
Para calcular, basta dividir a quantidade de conversões (tanto quem clica quanto os que adquiriram o produto ou serviço) pelo número de visitas e multiplicar por 100.
Por exemplo, se você teve 200 conversões em uma audiência de 1000 visitantes, sua taxa de conversão é de 20%.
4 - ROI (Retorno sobre investimento):
É uma das métricas mais importantes, pois permite avaliar se os seus investimentos estão trazendo resultados satisfatórios, ou seja, está diretamente ligada ao lucro.
Para calcular o ROI é necessário somar as despesas totais de faturamento e dividir pelo valor das despesas.
É esse indicador que vai determinar se você deve manter, reduzir ou aumentar o seu investimento em determinada campanha.
5 - Abandono de carrinho:
O abandono de carrinho acontece quando o interessado deixa de finalizar e quitar a compra.
É calculado dividindo o número total de compras concluídas pelo número de carrinhos criados. Depois subtrai o resultado de um e multiplica por 100.
Por exemplo, se você tiver 55 compras concluídas de 200 carrinhos criados, a taxa de abandono é de 72,5%.
Essa métrica é importante para avaliar o que está levando à desistência. Pode ser o valor do produto, a demora no frete, as formas de pagamento, etc.
O Grupo VHN é uma agência de marketing digital que atua desde 2017 no ramo e já desenvolveu centenas de projetos para pequenas, médias e grandes empresas.
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