Prepare-se para o futuro com o Google Analytics 4
No cenário de medição de hoje, as empresas precisam enfrentar novos desafios para entender as jornadas complexas e multiplataforma de seus clientes – tudo isso priorizando a privacidade do usuário.
Há dois anos e meio, houve o lançamento do Google Analytics 4 para abordar esses padrões de medição em evolução e ajudar as empresas a ter sucesso. O Google Analytics 4 tem a flexibilidade de medir muitos tipos diferentes de dados, oferecendo uma experiência de análise robusta projetada para o futuro. Ele permite que as empresas vejam as jornadas unificadas do usuário em seus sites e aplicativos, usem a tecnologia de aprendizado de máquina do Google para apresentar e prever novos insights e, o mais importante, ele foi desenvolvido para acompanhar um ecossistema em constante mudança.
Sem uma solução de medição moderna, você deixa na mesa insights essenciais que podem impactar seus negócios. Então agora é a hora de tornar o Google Analytics 4 sua solução de análise multiplataforma. O Google começou a descontinuar o Universal Analytics — a geração anterior do Analytics — no próximo ano. Todas as propriedades padrão do Universal Analytics deixarão de processar novos hits em 1º de julho de 2023. Como a nova experiência do Analytics 360 foi introduzida recentemente , as propriedades do Universal Analytics 360 receberão mais três meses de processamento de novos hits, terminando em 1º de outubro de 2023.
Mudando do Universal Analytics
O Universal Analytics foi criado para uma geração de medição on-line ancorada na web para desktop, sessões independentes e dados mais facilmente observáveis de cookies. Essa metodologia de medição está rapidamente se tornando obsoleta. Enquanto isso, o Google Analytics 4 opera em várias plataformas, não depende exclusivamente de cookies e usa um modelo de dados baseado em eventos para fornecer medições centradas no usuário.
E embora o Universal Analytics ofereça uma variedade de controles de privacidade, o Google Analytics 4 foi projetado com privacidade em sua essência para fornecer uma experiência melhor para os clientes e seus usuários. Ele ajuda as empresas a atender às necessidades em evolução e às expectativas dos usuários, com controles mais abrangentes e granulares para coleta e uso de dados. É importante ressaltar que o Google Analytics 4 também não armazenará mais endereços IP. Essas soluções e controles são especialmente necessários no cenário internacional de privacidade de dados de hoje, onde os usuários esperam cada vez mais mais proteções de privacidade e controle sobre seus dados.
Iniciando sua medição com o Google Analytics 4
O Google Analytics 4 foi desenvolvido com seus principais objetivos em mente, como impulsionar vendas ou instalações de aplicativos, gerar leads ou conectar o envolvimento do cliente on-line e off-line.
Aqui estão apenas algumas maneiras pelas quais o Google Analytics 4 pode ajudar sua empresa.
Entenda seus clientes em todos os pontos de contato
Obtenha uma visão completa do ciclo de vida do cliente com um modelo de medição baseado em eventos que não é fragmentado por plataforma ou organizado em sessões independentes.
Por exemplo, a Gymshark, marca de vestuário e acessórios de fitness com sede no Reino Unido, usou o Google Analytics 4 para medir todo o seu site e aplicativo, permitindo que a equipe do Gymshark entendesse melhor como os usuários passaram pelo funil de compra. Como resultado, eles reduziram a perda de usuários em 9%, aumentaram os cliques na página do produto em 5% e reduziram seu próprio tempo gasto na análise da jornada do usuário em 30%.
“O Google Analytics 4 foi a escolha perfeita para entender e melhorar nosso novo aplicativo de comércio eletrônico.Maxwell Petitjean”
Head da Product Insights, Gymshark
Melhore o ROI com atribuição orientada por dados
Use a atribuição orientada por dados para analisar o impacto total do seu marketing na jornada do cliente. Ele atribui crédito de atribuição a mais do que apenas o último clique usando seus dados do Google Analytics e ajuda você a entender como suas atividades de marketing influenciam coletivamente suas conversões. Você pode exportar essa análise para as ferramentas de mídia do Google Ads e do Google Marketing Platform para otimizar as campanhas.
Avalie o engajamento e as conversões tendo em mente as necessidades de negócios e conformidade
Com os novos controles de privacidade em nível de país, você pode gerenciar e minimizar a coleta de dados em nível de usuário, como cookies e metadados, preservando a funcionalidade de medição principal.
Obtenha maior valor de seus dados
O aprendizado de máquina gera insights preditivos sofisticados sobre o comportamento e as conversões do usuário, cria novos públicos de usuários propensos a comprar ou abandonar e exibe automaticamente insights críticos para melhorar seu marketing.
Ative facilmente seus insights
As integrações expandidas com outros produtos do Google, como o Google Ads, funcionam em seus dados combinados da Web e do aplicativo, facilitando o uso de insights do Google Analytics para otimizar suas campanhas.
O McDonald’s de Hong Kong atingiu sua meta de aumentar os pedidos móveis usando um público preditivo de “compradores prováveis de sete dias” e exportando-o para o Google Ads – aumentando os pedidos de aplicativos mais de seis vezes. A equipe viu um ROI 2,3 vezes mais forte, um aumento de 5,6 vezes na receita e uma redução de 63% no custo por ação.
“O Google Analytics 4 nos equipou com uma base sólida de medição. Podemos obter informações valiosas de nossos dados primários com aprendizado de máquina e utilizá-los em nosso marketing, gerando resultados impressionantes para preparar nossos negócios para o futuro.”
— Tina Chao, diretora de marketing e experiência digital do cliente do McDonald’s em Hong Kong
E agora, as integrações do Search Ads 360 e do Display & Video 360 estão disponíveis para todos os clientes. Isso significa que qualquer propriedade do Google Analytics 4 — padrão ou 360 — pode ativar seus dados do Analytics, como conversões e públicos-alvo, nas ferramentas de compra do Google Marketing Platform para fortalecer o desempenho da campanha.
Atenda às necessidades de medição da sua empresa
Novas propriedades de sub e roll-up no Analytics 360 permitem que você personalize a estrutura de suas propriedades do Google Analytics 4 para atender às necessidades de governança de dados. Isso garante que diferentes equipes ou parceiros, como agências de publicidade, possam acessar os dados de que precisam de acordo com suas políticas.
O Analytics 360 também oferece limites mais altos para atender à demanda crescente — até 125 dimensões personalizadas, 400 públicos e 50 tipos de conversão por propriedade. E você ficará tranquilo com acordos legais de serviço (SLAs) na maioria das funcionalidades principais, incluindo coleta de dados, processamento, relatórios e atribuição.
“Como uma grande empresa com um amplo portfólio de produtos, o novo Analytics 360 desbloqueou insights para nossas equipes tomarem decisões orientadas por dados, ao mesmo tempo em que oferece a capacidade de atender às nossas complexas necessidades de governança de dados com facilidade e flexibilidade.”
— Rashi Kacker, diretor de inovação tecnológica de marketing, Constellation Brands
O que acontece depois?
Todas as propriedades padrão do Universal Analytics deixarão de processar novos hits em 1º de julho de 2023, e as propriedades do Universal Analytics 360º deixarão de processar novos hits em 1º de outubro de 2023. Depois disso, você poderá acessar seus dados processados anteriormente no Universal Analytics para pelo menos seis meses. Saiba mais sobre o que esperar.
Mude para o Google Analytics 4 o mais rápido possível para criar os dados históricos necessários antes que o Universal Analytics pare de processar novos hits. Para obter orientação, confira nossos recursos da Central de Ajuda .
Fonte: Google Analytics
Autor: Russel Ketchum