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Por que nos preocupamos com o marketing de mídia social: um guia para marcas

Sumário

Por que nos preocupamos com o marketing de mídia social: um guia para marcas

Aprenda como ter sucesso com o marketing de mídia social – um dos canais mais importantes em todo o cenário digital.

As redes sociais ainda são um dos canais de marketing mais poderosos. As plataformas sociais permitem o boca-a-boca, a autenticidade da marca, a confiança da marca, a comunidade e muito mais. Tudo isso vem com um grau de risco da marca, porque é muito fácil tropeçar, dada a velocidade com que a informação circula nas redes sociais. Plataformas mais estabelecidas também se tornaram mais pagas para jogar. Enquanto isso, o engajamento orgânico está crescendo em plataformas mais novas, especialmente por meio do uso de influenciadores, permitindo que os profissionais de marketing alcancem novas gerações de clientes.

4,62 bilhões de pessoas em todo o mundo usam mídias sociais, e a receita mundial do mercado de publicidade em mídias sociais foi de US$ 153 bilhões em 2021, segundo dados da Hootsuite.

Embora isso possa parecer uma grande oportunidade, está se tornando cada vez mais competitivo. Para ter sucesso no marketing de mídia social hoje, você precisa ser inovador em sua abordagem. Isso pode ajudá-lo a se destacar da infinidade de concorrentes de marca e influenciadores concorrentes.

Muitas marcas lutam para criar conteúdo envolvente que atraia seu público-alvo. Por isso, a MarTech criou este guia para dar aos profissionais de marketing uma visão abrangente do que é o marketing de mídia social e como ele está evoluindo e moldando o futuro do marketing. Iremos cobrir:

  • O que é marketing de mídia social?
  • Os componentes do marketing de mídia social.
  • O futuro do marketing de mídia social.
  • Maneiras de aprender mais sobre marketing de mídia social.

O que é marketing de mídia social?

O marketing de mídia social refere-se à criação de conteúdo para envolver o público nas plataformas de mídia social. O objetivo é construir a reputação da sua marca, promover seus produtos e serviços, conectar e construir uma comunidade com clientes novos e existentes e direcionar o tráfego para sua empresa.

Embora o marketing de mídia social possa parecer simples na superfície, envolve várias facetas que afetam o desempenho e o resultado de suas estratégias. Além disso, muitas vezes há novas plataformas e recursos de mídia social, e o cenário de marketing de mídia social está evoluindo constantemente.

Os componentes do marketing de mídia social

Para se destacar no marketing de mídia social, os profissionais de marketing devem entender e integrar os seguintes componentes principais em seu processo.

Estratégia

Uma sólida estratégia de marketing de mídia social pode fazer ou quebrar a presença de mídia social da sua empresa. Sem um plano, você provavelmente terá dificuldades para alcançar seu público e alcançar seus objetivos.

Os profissionais de marketing devem se fazer as seguintes perguntas ao formular sua estratégia de marketing de mídia social.

Quais são seus objetivos?

Quais objetivos de negócios você está tentando alcançar por meio de suas mídias sociais? Por exemplo, você está tentando alcançar novos públicos, aumentar o reconhecimento da marca, aumentar as taxas de conversão e as vendas ou apenas encontrar uma nova maneira de se comunicar e compartilhar atualizações com seus clientes?

Em qual plataforma de mídia social você deve se concentrar?

Sua estratégia será diferente com base em quais redes sociais seu público-alvo passa a maior parte do tempo. Plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, Snapchat e Pinterest são ótimas para marketing B2C, enquanto o LinkedIn é bom para B2B e Twitter e YouTube são ótimos para ambos.

Essas plataformas atraem uma variedade de faixas etárias e podem servir a diferentes propósitos. Por exemplo, o público principal do TikTok inclui a geração Z e os millennials, e é adequado para conteúdo de vídeo curto e criativo e para aumentar o reconhecimento da marca. O Facebook também tem um forte apelo para os millennials , mas menos para a Geração Z. No entanto, o Facebook é a maior plataforma de mídia social do mundo, com cerca de 1,93 bilhão de usuários ativos diários em dezembro de 2021.

Que tipo de conteúdo você deve compartilhar?

Que tipo de conteúdo irá engajar e atrair mais clientes? São imagens, vídeos, GIFs, infográficos ou links de sites? Seu público prefere conteúdo informativo, conteúdo de entretenimento ou uma mistura de ambos? Pode ser útil estudar seu público-alvo e criar uma persona de marketing para ajudá-lo a responder com precisão a essas perguntas.

Responder a essas três perguntas lhe dará uma ideia clara de seus objetivos e como alcançá-los. Você também deve definir benchmarks para monitorar o progresso e determinar se precisa modificar ou alterar sua abordagem.

Planejamento e publicação

Para construir uma forte presença na mídia social, você deve ser consistente com o compartilhamento de conteúdo. É uma boa prática planejar o conteúdo, seja uma postagem de blog, imagem ou vídeo, com antecedência, em vez de postar espontaneamente.

Ao planejar e publicar conteúdo, faça o seguinte:

  • Conheça seu público : os profissionais de marketing precisam conhecer seu público-alvo para se conectar com eles com sucesso.
  • Concentre-se na qualidade : a qualidade do seu conteúdo é tão ou mais importante do que a quantidade. Os profissionais de marketing devem procurar compartilhar o conteúdo certo no momento certo e com a frequência certa para garantir o alcance máximo.
  • Considere sua marca : seu conteúdo deve permanecer consistente com a imagem e os valores da sua marca.

Uma programação regular de publicação e um ótimo conteúdo garantem que as pessoas continuem voltando à sua página para mais. Existem muitas ferramentas de agendamento, como Hootsuite , Canva e Buffer , que podem ajudá-lo a manter a consistência com sua postagem.

Escuta e engajamento

À medida que sua página ganha força, as pessoas comentam em suas postagens de mídia social, marcam você em suas postagens de mídia social ou enviam mensagens diretamente para você. Então, depois de planejar e publicar seu conteúdo, reserve um tempo para se envolver com seu público também.

Embora o feedback nem sempre seja positivo, é importante monitorar regularmente as conversas nas mídias sociais sobre sua marca. Você deve responder a perguntas, agradecer às pessoas, compartilhar comentários positivos e reconhecer e oferecer apoio aos negativos.

Ler e responder às avaliações do público é uma grande parte do design de uma campanha de marketing bem-sucedida e melhora significativamente a experiência geral do cliente . Ele também ajuda você a aprender sobre novas tendências, obter informações valiosas do setor, rastrear novos fluxos de receita e encontrar novos influenciadores e marcas para colaborar. Você deve construir conexões e relacionamentos fortes com outras marcas, patrocinadores, celebridades, influenciadores e clientes.

Análise e relatórios

Para garantir que você esteja no caminho certo, é vital utilizar ferramentas de análise de mídia social para rastrear e coletar dados. Isso involve:

  • Entendendo o comportamento do usuário.
  • Descubra qual plataforma funciona melhor para sua marca.
  • Escolhendo o melhor horário e frequência para postar.
  • Analisando concorrentes.
  • Refinando sua estratégia.

A maioria das plataformas de mídia social oferece suas próprias ferramentas de análise para empresas e profissionais. Eles permitem que você acompanhe se está alcançando mais usuários agora do que no mês passado, quantas tags você obteve em um mês, quantos usuários usaram as hashtags da sua marca etc. Além disso, você pode usar ferramentas externas NetBase Quid , Sendible e Feedly para rastrear dados mais detalhados.

As tendências de mídia social e as preferências do usuário estão mudando constantemente. Monitorar suas mídias sociais permite que você saiba o que funciona e o que não funciona e facilita muito a tomada de decisões. Por exemplo, se certos tipos de conteúdo de vídeo e áudios receberem o dobro do engajamento de outras postagens, aproveite isso.

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A publicidade em mídia social facilita o alcance de um público mais amplo, além de seus seguidores e assinantes. A publicidade é paga (ou seja, conteúdo que custa dinheiro para postar e compartilhar com os usuários).

Os públicos-alvo podem ser especificados com base em seus dados demográficos, interesses e comportamentos. Você também pode usar ferramentas de publicidade de mídia social para fazer alterações em massa em suas campanhas, automatizar processos como responder a usuários e otimizar a análise de dados. É importante descobrir qual método funciona melhor para sua marca e seu público.

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O futuro do marketing de mídia social

O mundo da mídia social muda mais rápido do que qualquer outro espaço online. Aqui estão algumas tendências de marketing de mídia social que os profissionais de marketing devem observar.

Tecnologias de realidade virtual e aumentada

Muitas marcas estão interagindo com os clientes por meio de AR e VR . Os profissionais de marketing podem usar tecnologias AR e VR para oferecer uma experiência personalizada e interativa. Os clientes também podem usar essas tecnologias para experimentar seus produtos e serviços no conforto e segurança de suas casas.

Aqui estão alguns exemplos de AR e VR usados ​​por empresas para melhorar suas interações nas mídias sociais:

AR e VR podem melhorar a experiência e a satisfação do cliente, levando a mais conversões e melhor retenção.

Conteúdo de marketing personalizado

O conteúdo personalizado é mais importante do que nunca. Quanto mais relevante for o seu conteúdo para o seu público-alvo, mais valorizado o seu público se sentirá e mais incentivado ele será a se engajar com sua marca. Você pode coletar dados sobre preferências e comportamento do público por meio de suas ferramentas de análise de mídia social.

De acordo com um estudo da McKinsey, 72% dos clientes disseram esperar que as empresas de onde compram os reconheçam como indivíduos e conheçam seus interesses. Quando solicitados a definir personalização, os consumidores a associaram a experiências positivas e a se sentirem especiais.

Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores refere-se ao processo de usar criadores de conteúdo externos para comunicar as mensagens da sua marca e criar reconhecimento da marca. Ele cresceu muito nos últimos anos e tem ajudado com sucesso a impulsionar o engajamento. De fato, o mercado de marketing de influenciadores cresceu de US$ 1,7 bilhão em 2016 para US$ 13,8 bilhões em 2021, de acordo com dados do relatório State of Influencer Marketing de 2022 .

O marketing de influenciadores é eficaz porque os consumidores geralmente confiam nas recomendações de influenciadores e outros usuários mais do que nas próprias marcas.

Maneiras de aprender mais sobre marketing de mídia social

Para diferenciar efetivamente sua marca da multidão, você precisa ser inovador e aproveitar todos os ativos e ferramentas disponíveis para melhorar seu conteúdo e processo de compartilhamento.

Aqui estão alguns recursos úteis de marketing de mídia social para ajudá-lo a escolher as melhores soluções para sua organização:

Fonte: MarTech

Autor: Akshat Biyani

Toda empresa precisa investir em marketing digital para se firmar no mercado. Contudo, o que funciona para uma não funciona para todas.  Cada empresa é diferenciada e as estratégias de marketing também devem ser. Um bom planejamento e um método de vendas personalizado são fundamentais. 

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