O que é domínio, por que você deve ter um para o seu negócio e como registrar o seu

Não é estranho receber um email de uma marca com remetente do @gmail.com ou @hotmail.com? E quando você acessa o site de uma empresa, e a URL é do blogspot.com ou wordpress.com? Essas situações ajudam a entender o que é um domínio e a sua importância no marketing digital

O que acontece é que essas empresas não têm um domínio próprio e utilizam serviços, como Gmail e WordPress.com, que oferecem domínios gratuitos. O problema é que domínios de terceiros causam estranheza, não passam profissionalismo e não ajudam a fortalecer a marca. 

Por isso, vamos tratar aqui neste artigo sobre o que é domínio e como registrar um para a sua marca. Acompanhe: 

O que é domínio e subdomínio?

Domínio é o endereço de um site na web. É aquela URL que as pessoas digitam no navegador para chegar até um site ou que vem depois do @ no endereço de email. Já o subdomínio é uma ramificação dentro do domínio, para direcionar os usuários a uma seção específica do site. 
Cada site tem um número de identificação, chamado de IP. Mas, para que os usuários não precisem usar um código grande para acessar cada site, foi criado o DNS (Domain Name System), que associa o código a um nome de domínio. Dessa maneira, fica mais fácil memorizar os domínios dos sites. 
O domínio do site da mLabs, por exemplo, é este: mlabs.com.br (o http e o www não fazem parte do domínio, ok?). Já os emails corporativos são assim: exemplo@mlabs.com.br. E a nossa ferramenta de gestão de redes sociais fica em um subdomínio: app.mlabs.com.br. 

Diferença entre domínio e hospedagem

Uma dúvida comum nesse assunto é a diferença entre domínio e hospedagem. O domínio é o que identifica e localiza um site na web, tanto para os usuários quanto para os navegadores. É como se você informasse o nome da rua em que você mora. 
Já a hospedagem é o espaço da web onde o site e os seus arquivos ficam armazenados, para que possam ser disponibilizados ao acesso. Na mesma analogia anterior, a hospedagem é onde você realmente mora, a sua casa. 

O que é um TLD (domínio de topo)

Um domínio é formado principalmente por dois elementos, separados por pontos: o nome do domínio (exemplo.com) e o top-level domain (TLD) ou domínio de topo (exemplo.com). O TLD identifica o tipo de site, como um sobrenome do domínio. 

Os TLDs são classificados assim: 

  • gTLD (generic top-level domain ou domínio de topo genérico) 
  • Domínio de topo não patrocinado – Ex.: .com, .net 
  • Domínio de topo patrocinado (sTLD) – Ex.: .aero, .edu, .travel 
  • ccTLD (country-code top-level domain ou domínio de topo de código de país) – Ex.: .br, .us, .mx 

Os domínios de topo patrocinados são de comunidades (étnica, profissional, geográfica etc.), cujo representante é responsável por estabelecer e fazer cumprir as regras de uso do sTLD. 

Atualmente, a autoridade responsável pelos domínios da internet (IANA) permite o registro de domínios de topo genéricos mais livres (como .design ou .coffee) ou até com nomes de marcas (como .globo). Aqui você pode ver todos os TLDs que estão registrados. 

O que são ccTLDs (domínios de topo de código de país)

Domínios de topo de código de país são um dos tipos de TLDs. Eles identificam o país de origem do domínio e ajudam a mostrar para qual região ele se destina, tanto para os usuários quanto para o Google. São formados por duas letras, por exemplo: 
  • Brasil: .br
  • México: .mx 
  • Estados Unidos: .us 
  • França: .fr 

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