7 Dicas da Estratégia de Marketing da Apple que você pode utilizar na sua empresa!
Repense Sua Necessidade de Publicidade
Muitas empresas pensam que basta colocar muito dinheiro em anúncios no Google, Facebook ou outro canal quando você quer aumentar suas receitas de vendas. Porém, a Apple sabe que isso nem sempre é necessário.
A Apple se apoia especialmente em duas estratégias completamente diferentes: inserção de produtos (principalmente com celebridades em eventos populares) e por meio da especulação sobre os novos produtos gerados pela mídia.
Talvez você pode estar pensando “Como posso utilizar a estratégia de marketing da Apple no meu negócio? “
Bem, talvez você ainda não tenha condições de colocar seu produto nas mãos de um Luva de Pedreiro, outros grandes influenciadores ou em um programa famoso de TV.
Mas você pode abordar pequenos e médios influenciadores e pessoas bem conectadas. Se você convencer um formador de opinião de que seu produto ou serviço vale a pena e tem relevância para o seu público-alvo, ele irá compartilhar isso com seus seguidores.
Outra estratégia usada pela Apple é ter um programa de experimentação gratuita. Ofereça um teste grátis de seu serviço ou produto, e, em troca, peça uma recomendação positiva
Se não for possível experiências grátis, então entre em contato com seus clientes satisfeitos e peça uma recomendação positiva ou uma opinião sobre o produto. Publique as recomendações no seu site e em redes sociais.
Outras formas de criar conteúdo para validar seu produto ou serviço é por meio de:
1. Desafio — descreva o problema enfrentado por seu cliente, ou descreva a oportunidade a ser aproveitada.
2. Ação — Mencione brevemente como o cliente encontrou o seu negócio, então cite os passos que você seguiu para resolver o problema. Seja específico e demonstre sua expertise e habilidade para trabalhar junto com o cliente.
3. Resultados — Demonstre como você eliminou o desafio e trouxe benefícios para o cliente.
Evite Disputas Baseadas em Preço (Preço não pode ser sua PUV – Proposta única de valor
Muitos empreendedores acreditam de forma equivocada que têm que competir no preço. Mas isso é um erro! Na verdade, competir baseando-se em preço pode prejudicar o seu negócio – a Apple sabe bem disso.
Baixar os preços e competir no preço leva a uma corrida para baixo. O que pode parecer uma boa ideia é, na realidade, um grande equívoco. “Você recebe por aquilo que paga “nunca é tão verdadeiro como quando os negócios e os freelancers tentam dar lances menores uns contra os outros. A Apple se concentra em sua PUV (Proposta Única de Valor), que é belo design que funciona ao sair da caixa com embalagens cada vez menores.
E o preço do novo Iphone ou qualquer produto Apple? Bem, acho que podemos dizer que a Apple definitivamente não está competindo no preço! Na realidade, é quase garantido que você pagará mais – às vezes, bem mais – por um produto Apple do que pagaria por uma versão de um mesmo produto da concorrência.
Mantenha Seu Marketing e Seus Produtos Simples
Na grande maioria dos casos o simples converte mais! A Apple compreende que os consumidores se sentem sobrecarregados frequentemente com o excesso de informações. Isso também acontece em outros nichos e indústrias.
A Apple reduz a confusão enfrentada por consumidores ao simplesmente simplificarem os textos no site e outros textos de venda. Eles eliminam completamente o jargão e termos técnicos. Em seu lugar, usam linguagem simples e direta enquanto destacam os benefícios que os consumidores precisam muito e pelos quais serão encantados.
Como disse Leonardo da Vinci,
“Simplicidade é o máximo da sofisticação.”
A Apple é simples e os consumidores amam isso. A empresa também cumpre esse princípio em suas peças publicitárias.
Veja na prática o lançamento do novo Iphone.
O novo Iphone 14 promete! Apesar da expectativa para o anúncio de mais uma geração de iPhone, outras novidades são esperadas no evento, como o anúncio de dois novos modelos do Apple Watch, sendo eles o Apple Watch Series 8 e Series 8 Pro.
Conheça Seu Público-Alvo e comunique Usando Uma Linguagem Familiar
Não quero dizer que a Apple nunca mencione especificações de produtos e detalhes técnicos. Na verdade, toda página de produto no site da Apple traz essas informações.
Mas, elas estão de forma discreta. O visitante do site da Apple precisa rolar a página passando por lindas imagens e textos de venda, informando todos os benefícios dos produtos.
A Apple conhece seus clientes muito bem. E eles sabem falar com os clientes usando uma linguagem familiar e que os deixem confortáveis, e não sobrecarregados com informação e confusos.
Os produtos são posicionados de forma que expressem sua relevância para o estilo de vida real de seus clientes. Por exemplo…
• O iPod não é apenas um “player e dispositivo de armazenamento” – ele lhe permite guardar horas de música no seu bolso.
• O iMac não é apenas “um computador” – ele ajuda a tornar sua experiência com computadores prazerosa e divertida.
• O iPhone não é apenas “um smartphone” – ele traz o poder de um computador Apple no seu telefone.
O texto do seu site está usando a linguagem dos seus prospects? Criar um perfil de cliente para cada segmento principal da sua audiência é a melhor maneira de descobrir.
Primeiro passo: Crie perfis de clientes – ou avatar de clientes – para cada segmento principal de audiência do seu negócio. Quanto mais detalhado forem os perfis, mais úteis serão eles.
Segundo passo: Dê um nome para cada perfil. Encontre uma foto de uma pessoa – do Google Images ou de um site de banco de imagens – que combine com o perfil. A ideia é que cada perfil pareça uma pessoa real, um ser humano vivo.
Terceiro passo: Fale com essas pessoas nos seus textos de marketing, utilizando uma linguagem que entendam. Olhe todas as páginas no seu site e altere qualquer coisa que não soe como a maneira exata que você gostaria de falar com eles.
Finja que você está realmente falando com aquela pessoa e o seu texto irá exercer uma forte atração sobre clientes semelhantes.
Planeje Uma Melhor Experiência do Usuário
Você sabia que os clientes da Apple com frequência fazem vídeos de si mesmos abrindo os embrulhos de seus novos produtos Apple, para depois enviar um vídeo para o Youtube?
É verdade. Isso é chamado unboxing. Pesquise no YouTube e verá centenas de unboxings da Apple, vídeos de diferentes clientes por todo o mundo.
Por que isso acontece? Porque a Apple criou uma experiência para o consumidor que vai muito além da compra.
A “Experiência Apple” inclui vários elementos de cada aspecto do processo de compra – comparando diferentes versões de produtos, testando produtos em uma loja da Apple, comprando o item em si, recebendo a compra, desembrulhando e ligando o produto…
A Apple investe milhares de horas em testes, design e aprimoramento dos produtos. Fazem isso para que o que está dentro caixa combine com a caixa, e a caixa combine com o que está dentro.
As lojas são cuidadosamente planejadas para provocarem o “sentimento” correto quando você entra. Iluminação quente, esquemas de cores monocromáticas e o layout da loja, tudo isso atrai todos os sentidos dos compradores, sem projetar o sentimento de frieza e impessoalidade. Até mesmo as grandes vitrines frontais que permitem quem está de fora ver todos que estão lá dentro se divertindo são intencionais.
Mire Nas Emoções do Seu Público-Alvo
Aqueles anúncios, bem como todo o marketing da Apple, atingem os consumidores onde eles realmente vivem – não a carteira (já vimos que isso não é verdade) mas seus corações.
Conexões emocionais são a chave para o sucesso em marketing. É isso que faz certas histórias, vídeos e memes se tornarem virais.
Para estimular e capitalizar em cima das emoções dos seus clientes como faz a Apple, use uma linguagem emocional em seus textos quando fizer sentido. Certifique-se de que ele flua naturalmente. Uma maneira de fazer isso é utilizar palavras que provocam emoções no seu texto.
Dica: Para garantir que o seu texto flua naturalmente, leia em voz alta e grave a leitura. Depois, escute a gravação. Se soar travado ou muito formal, altere até soar mais como uma conversa.
Além disso, pense no impacto emocional que seu produto ou serviço causa em seus clientes. Então, crie ou procure por imagens para utilizar que provoquem as mesmas emoções.
Construa uma Comunidade de Usuários ou Clientes
Ao longo dos anos, a Apple construiu uma das mais fortes legiões de fãs superando qualquer marca, em qualquer parte do mundo.
Os fanboys (e fangirls) que acampam à espera dos lançamentos de produtos novos talvez representem um percentual pequeno de consumidores, mas esse tipo de fanatismo e entusiasmo é raro.
A Apple criou uma cultura e uma personalidade de marca que é legal, divertida e amigável — o oposto de alguns de seus concorrentes. A Apple faz com que os clientes queiram pertencer a essa comunidade.
A Apple capitalizou em cima da universalidade de tal percepção, o que fez seus clientes acreditarem que a marca os entende e se comporta como eles.
Até mesmo pequenas marcas podem construir uma comunidade de usuários e clientes dedicados. Você pode começar a construir uma comunidade até mesmo antes de oferecer o primeiro item para venda.
O primeiro e mais importante passo a tomar para criar uma comunidade forte, vibrante e engajada é estar bastante claro acerca dos valores e da personalidade de sua marca.
Você precisa criar uma imagem vívida e realista da sua marca na sua mente em primeiro lugar — a mensagem central da sua marca, seus valores arraigados, sua personalidade e o que ela representa acima de tudo.
Então, o próximo passo é certificar-se que suas páginas, o seu texto de marketing e o seu conteúdo expressem esses valores e personalidade. Cada aspecto do seu website deve estar consistente com as palavras que você escolheu para descrever a sua marca, desde os gráficos, até fontes e paleta de cores.
Finalmente, mostre aos seus leitores que você os valoriza, assim como suas opiniões. Eles precisam saber que você tem um profundo interesse neles, por meio do seu conteúdo.
Como você pode fazer isso efetivamente na web?
Você pode começar com uma ou todas as dicas abaixo:
• Faça perguntas abertas ou gerais no seu conteúdo.
• Responda aos comentários em seus posts – mantenha uma conversa.
• Tente iniciar uma conversa com seus usuários/leitores nas mídias sociais.
• Crie um programa de recomendações para clientes que tragam outros clientes.
• Tente alcançar seus clientes por e-mail.
Conclusão
Uma das formas mais rápidas de se atingir um a meta é seguir o exemplo de outros que já atingiram a mesma meta e foram bem-sucedidos.
A Apple é um exemplo para qualquer marca moderna e inteligente que deseja criar uma base de clientes defensores da marca e que também sejam super fiéis, recomendando a seus amigos e familiares.
A ideia não é copiar a Apple. Mas sim, ter uma noção de como a Apple – ou qualquer outra empresa de sucesso – obtém sucesso, e então encontrar formas criativas para se fazer o mesmo no seu negócio, sempre se mantendo consistente com a sua marca.
Você também pode aprender muito com a concorrência. Uma análise competitiva pode lhe dizer o que eles estão fazendo certo e o que você pode aprender e aplicar em seu próprio marketing.
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