1 – O que é tráfego pago?
O termo tráfego pago no marketing digital refere-se aos anúncios realizados em redes sociais, mecanismos de buscas e outras plataformas específicas.
É conhecido como os “anúncios pagos”.
Sua empresa paga determinados valores para que esses canais exponham o seu conteúdo para um público previamente definido e segmentado.
A finalidade é levar um maior número de visitantes para sua página, com o objetivo de aumentar as vendas, o número de seguidores ou o engajamento.
2 - Tráfego orgânico e tráfego pago: qual a diferença?
Diferente do tráfego pago, o tráfego orgânico está ligado à criação de conteúdo informativo e relevante para o seu público.
Nessa modalidade, não há custo. O interessado chega até você de forma natural e sem qualquer anúncio, através do conteúdo publicado.
Porém, pode não ser viável, já que se trata de uma estratégia a longo prazo, sendo necessária muita dedicação e constância.
Você precisará produzir muito conteúdo e com frequência. Os resultados podem levar anos a aparecer. O mais indicado é aliar-se a uma boa estratégia de tráfego pago.
3 - Por que investir em tráfego pago?
O maior benefício de investir em tráfego pago é a possibilidade de atingir pessoas que têm ou podem vir a ter real interesse no seu produto.
Com isso, você obtém resultados mais rápidos, melhorando a visibilidade da sua empresa, prospectando novos clientes e aumentando sua lucratividade.
Você também tem acesso a todos os dados para acompanhar os resultados e identificar pontos de melhoria.
Além disso, pode investir o valor que desejar, lembrando, é claro, que quanto maior o investimento, maior será o seu retorno.
4 - Como funciona o tráfego pago?
Uma campanha de tráfego pago inicia com o planejamento: qual será a estratégia utilizada, objetivo, público e orçamento.
Depois disso, é o momento do desenvolvimento: pode ser uma imagem, fotos reais do negócio ou vídeos. É imprescindível uma comunicação alinhada, com um título poderoso e uma legenda persuasiva.
Ao subir a campanha nas plataformas, é possível segmentar exatamente o público que se deseja atingir (sexo, idade, região, preferências, interesses e muito mais), o que gera maior assertividade nas ações.
Mas, não para por aí: as campanhas devem ser constantemente monitoradas para se verificar se há equilíbrio entre o valor investido e o retorno, realizando-se sempre os ajustes necessários.
5 - Quais as principais plataformas de tráfego pago?
As principais plataformas de tráfego pago são:
– Google Ads: é possível implementar anúncios de pesquisa ou display, a depender do objetivo.
– Facebook Ads: os anúncios podem ser veiculados no feed, stories, messenger, marketplace ou explorar.
– Instagram Ads: é possível incluir o anúncio no feed, stories, reels, explorar ou loja do instagram.
– YouTube Ads: os anúncios podem aparecer antes ou no meio de um vídeo, na tela de busca no feed ou na parte superior da página inicial.
– LinkedIn Ads: é possível anunciar na caixa de mensagens, no feed de notícias ou na coluna lateral.
– Taboola: seu anúncio é veiculado em sites produtores de conteúdo, de notícias ou blogs.
– Bing Ads: são selecionadas palavras-chaves para que o anúncio apareça para pessoas que façam buscas relacionadas a elas.
6 - Como investir em tráfego pago com segurança?
Embora se trate de uma poderosa ferramenta, o tráfego pago deve ser implementado com estratégia.
Se utilizado de forma errônea vai fazer com que sua empresa tenha prejuízos ao invés de lucros.
O Grupo VHN tem experiência na área e gera, todos os dias, consideráveis resultados para os seus clientes.