Entenda como o e-mail marketing pode ajudar a atrair leads!
E-mail marketing é uma publicidade realizada por meio do envio de mensagens por correio eletrônico, no qual por meio de relatórios e análise gráficas as campanhas podem ser otimizadas.
Esse canal de comunicação com o cliente, oferece diversos formatos de estratégia de marketing digital, possibilitando o envio de ofertas, newsletters, ativações e avisos referente ao produto pesquisado no site.
Ele tem como objetivo criar e manter um relacionamento mais estreito com os consumidores, gerando dessa forma aumento nas vendas e melhorando a retenção dos clientes.
Com ele a empresa consegue atrair a atenção do lead, que está à procura de um conteúdo relevante que esteja de acordo com sua busca e necessidade.
Mais à frente esse lead tende a se tornar um cliente em potencial. Com essa prática de comunicação a empresa se conecta com o público que, no mínimo, possui um endereço de e-mail para recebimento de comunicações.
Como essa prática ajuda na atração de leads?
Poucos ou nenhum outro canal de comunicação, como o e-mail, conseguem um bom retorno sobre os investimentos dessa modalidade.
Isso porque a grande maioria das pessoas passam muito tempo checando as mensagens, até de forma compulsiva.
Uma empresa pode atrair leads, através das seguintes ações:
- Criação de conteúdos relevantes;
- Preenchimento de formulários de cadastro no site;
- Atuação nas redes sociais;
- Cursos;
- Newsletter.
O e-mail marketing é uma ferramenta eficaz que oferece grandes oportunidades para o negócio, sendo capaz de manter os leads engajados, por meio do que se chama de fluxo de nutrição.
O envio dos conteúdos por e-mail também leva em conta as interações que ocorrem com os clientes, durante a pesquisa e entrada no site, encaminhando-os em direção à loja virtual.
Adotando o e-mail marketing como sendo uma estratégia, a empresa consegue ter acesso aos índices de abertura das páginas do serviço e os cliques nas mensagens recebidas desse serviço.
Tipos de e-mail marketing utilizados
Os tipos de e-mail marketing são diversos e cada um deles tem objetivos diferentes para atrair leads. Vamos citar três tipos:
Newsletter
Ao ser assinada, o usuário recebe constantemente artigos, dicas e novidades da empresa e dos produtos oferecidos.
Dessa forma o cliente sempre está atualizado com os conteúdos e fica mais próximo da marca
Atualização do blog
Por meio do cadastramento do leitor no blog da empresa, quando entrar para pesquisas, ele nunca perde os conteúdos novos e é nesse momento que a equipe de marketing pode planejar e-mails personalizados para cada um dos cadastrados.
Nutrição de leads
Os e-mails sempre são usados para amadurecer o conhecimento do lead sobre o assunto de seu interesse.
Se alguém está interessado nesse produto, por exemplo, e preenche o formulário, acaba deixando o e-mail para receber informações a respeito e a empresa mais tarde envia informações pertinentes.
Como realizar um e-mail marketing na empresa?
Em primeiro lugar é necessário conhecer o público-alvo, para que os e-mails possam ser disparados de acordo com o interesse de cada persona.
A seguir, é primordial que a empresa tenha foco em um objetivo específico, como vender mais ou anunciar promoções e até mesmo nutrir os leads com conteúdo importante. Tudo deve ser pensado e estruturado antes da produção do texto.
Não é indicado que os e-mails sejam enviados em um único dia, mas passar muito tempo sem dar notícias ao lead faz com que ele possa perder o interesse.
Portanto, é importante definir uma frequência no envio. Observe os melhores dias para esse processo, por meio de testes que podem determinar quais são esses períodos.
Dentro dessa etapa de envio é sempre adequado que os textos sejam curtos e com imagens, para que a leitura feita pelo lead não seja cansativa e ele desista.
Esse texto deve ser como uma conversa real entre empresa e lead, com linguagem adequada para o bom entendimento das informações.
Quando o e-mail marketing é usado de forma adequada, ele se torna uma ferramenta eficiente para que o relacionamento com as pessoas seja mantido. Seja com os clientes existentes ou com os potenciais interessados.
Esse contato traz retorno financeiro para a empresa, economizando tempo, pois as mensagens são enviadas rapidamente para o público.
O e-mail marketing permite segmentação no envio das mensagens e cada perfil de públicos diferentes deve receber o que realmente precisa e tem interesse. A taxa de engajamento se torna melhor do que e-mails de assuntos genéricos.
Esse meio de contato que está sempre nutrindo a audiência é a chave para gerar lucro nos meios digitais, atualmente.
Com isso é mais fácil começar a medir resultados das campanhas realizadas. Os textos curtos mostram que o conteúdo enviado é a coisa mais importante e os softwares podem rastrear as taxas de abertura, cliques e conversões em tempo real.
O e-mail marketing é um dos únicos canais onde o público pede para receber informações de uma empresa, produto ou serviço.
Por estarem interessados nas mensagens enviadas, a empresa passa a falar apenas com aqueles que se cadastraram para recebê-las e que realmente já possuem interesse na marca.
As mensagens de e-mail marketing pode ser enviadas para clientes e leads inativos, que acabaram abandonando o carrinho no processo de compras. É sempre uma boa opção ativá-los novamente, fazendo uma oferta interessante baseada naquilo que pesquisaram.
O e-mail marketing também tem papel importante para o e-commerce, para engajar e manter o relacionamento com o cliente, aumentar a taxa de conversão, divulgar notícias e novidades.
Em toda campanha de e-mail marketing vários elementos importantes não podem ser esquecidos, como o remetente, que deve ser pessoal, pois essa é a forma de contato com o consumidor.
Sempre que a mensagem for enviada nunca use “no reply”, ou seja, indicando que não existe alguém para responder do outro lado. Isso não é prático e desestimula a leitura. As pessoas precisam de retorno em seus questionamentos e dúvidas.
O assunto destacado no e-mail marketing deve gerar interesse, mostrar relevância e causar emoções positivas para que leve o leitor a se sentir impulsionado para abrir a mensagem.
Deve-se evitar palavras muito comerciais como grátis, promoção, de graça, compre, dentre outras. Elas são muito usadas em e-mails e geram frustração alta, fazendo com que o leitor nem perca tempo em abri-los.
Assim como, também, o assunto deve ser o mais curto possível. Não só porque em muitos celulares a visão é cortada, caso seja longo, mas porque ele acaba não se destacando na grande quantidade de mensagens recebidas na caixa de entrada.
Considerações finais
Sendo assim, o e-mail marketing é a forma mais poderosa para a construção e o desenvolvimento de um público engajado e interessado em um negócio ou marca.
Ele permite um contato direto e a longo prazo com leads e clientes, sem que seja necessário abordagem por telefone ou rede social.
Ele abre portas positivas para que o trabalho de prospecção produza resultados positivos, gerando o aumento de vendas e consequentemente aumentando a receita de uma empresa.
Os envios de mensagens não só atraem novos contatos, mas potencializam as vendas de produtos e serviços e podem, também, servir para convidar pessoas para se inscreverem em um evento. Mais tarde isso contribui para a fidelização de um cliente.
Texto adaptado
Fonte: Guia de Investimento