Desde o início da pandemia e o isolamento social, milhares de negócios migraram para a atuação 100% digital, encerrando definitivamente os seus estabelecimentos físicos.
Esse modelo veio para ficar e continua em constante crescimento, dada a facilidade para realização das compras online que já é preferência entre a maioria da população.
Mas, afinal, vale a pena investir nesse modelo? Ele é adequado para o seu caso? É preciso investir em marketing digital? Descubra nesse artigo.
1 – As principais vantagens de transformar uma loja física em digital:
A transformação de uma loja física em digital traz muitas vantagens, como a redução de despesas com aluguel, água, luz, internet, dentre outras.
O segundo ponto positivo é que não há fronteiras. Investindo corretamente em marketing digital é possível alcançar um público maior, qualificado e de qualquer lugar do mundo.
A sua loja estará aberta e à disposição do público 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana e as compras poderão ser realizadas a qualquer momento.
As chances de crescimento são maiores e a sua loja pode vender mais, com a possibilidade, inclusive, de expandir e escalar com novos produtos.
2 – O que avaliar antes de transformar uma loja física em digital?
Antes de migrar definitivamente para o digital, é necessário avaliar e estudar alguns pontos como:
1. Mercado: Quem serão os seus principais concorrentes na internet? O que te diferencia deles? Há demanda para o seu produto?
2. Tempo: Quanto tempo levará a mudança? Você vai manter a loja física nesse período ou não? Como ficarão os funcionários e as despesas?
3. Comportamento dos clientes: Qual o seu público-alvo? Você tem uma boa clientela em sua loja física? Eles estão prontos para comprar online?
4. Marketing digital: Você tem conhecimento de marketing digital? Está disposto a aprender ou investir em uma boa agência para te ajudar no processo?
5. Entrega: Você consegue realizar entregas com agilidade e segurança? Quantas e em quais regiões? Serão feitas pelos correios ou transportadora?
Conhecimento do mercado e planejamento são fundamentais nesse processo. Tenha um cronograma de todos os passos que serão implementados até conclusão do projeto.
3 - Cuidados que você deve tomar se pensa em transformar a sua loja física em digital:
É preciso estar atento a alguns pontos.
Por exemplo, alguns produtos que vendem muito bem em uma loja física podem não ter o mesmo destino no digital, seja pelo custo elevado ou demora do frete ou mesmo pela baixa procura.
Além disso, se você possui uma clientela formada em sua loja física, precisa pesquisar entre eles se também comprariam de forma digital. Se a resposta for negativa ou você estiver inseguro, é hora de reavaliar a decisão.
Você pode fazer um teste e manter os dois modelos de negócios, atraindo um público maior no digital sem perder a sua clientela atual do estabelecimento físico.
4- Qual o papel do marketing digital nesse processo?
Tenha em mente que não basta incluir a sua loja na internet e achar que vai sair vendendo no mesmo dia: investir em marketing digital de forma correta e estratégica é essencial nesse processo.
Você precisa se destacar dos seus concorrentes, atrair um público realmente interessado no seu produto e gerar desejo para que ele aceite a sua oferta.
É um processo que se constrói e se aperfeiçoa o tempo todo, sendo necessário ter conhecimento de marketing digital ou investir em uma agência para te auxiliar e orientar.
5 - Como a assessoria de marketing pode te ajudar?
Para vender de forma digital você precisa ter uma plataforma de vendas organizada, atrativa, ágil e que funcione em diversos dispositivos (celular, tablet, notebook).
Será necessária ainda uma boa estratégia de vendas para investir em anúncios com responsabilidade e atrair o público correto, assim como o acompanhamento constante dos resultados e avaliação de melhorias.
A assessoria de marketing digital envolve um trabalho completo e personalizado para te auxiliar em todas essas etapas.
Se você quer realizar a transição de forma segura, responsável e lucrativa, conheça o serviço de assessoria de marketing prestado pelo Grupo VHN.