É comum que as empresas fiquem em dúvida sobre manter um departamento interno de marketing dentro da empresa ou contratar uma agência de marketing digital.
Nesse artigo vamos te mostrar as principais diferenças entre uma agência e um departamento interno.
1 – Agência de marketing digital X Departamento interno de marketing:
Toda empresa sabe que, atualmente, é essencial investir em marketing digital para se destacar da concorrência, ganhar visibilidade, atrair clientes e aumentar a lucratividade.
Com isso surge uma dúvida comum: contratar uma agência de marketing digital ou criar um departamento interno dentro da empresa?
Essa decisão exige que você avalie o porte da sua empresa, o orçamento disponível, os principais desafios que enfrenta, as suas necessidades atuais e os objetivos que pretende alcançar.
Listamos abaixo as principais diferenças entre esses dois formatos para que você escolha com segurança e responsabilidade a opção ideal para o seu caso.
2 – Custo de uma agência de marketing digital e de um departamento interno:
Para obter resultados através do marketing digital, você precisa de, no mínimo, 6 profissionais: um estrategista, um gestor de tráfego, um copywriter, um designer, um gestor de projetos e um programador.
Suponha que cada profissional tenha uma remuneração de R$ 2.000,00 (o custo pode ser bem maior do que isso), totalizando R$ 12.000,00 mais os encargos trabalhistas.
Ainda será necessário ter espaço físico para alocar toda a equipe, disponibilizar equipamentos de qualidade, adquirir softwares e treinamentos periódicos.
Se a sua empresa é pequena ou média, tudo isso pode ser prejudicial ao seu negócio e os retornos do serviço podem não compensar todos os gastos.
A melhor opção é contratar uma agência de marketing digital em que você receberia o serviço de uma equipe completa por um custo muito menor. Além disso, são profissionais que estão em constante atualização.
3 - Analise o volume de trabalho antes de optar por uma agência de marketing ou um departamento interno:
Um departamento interno se concentrará exclusivamente no desenvolvimento das atividades de marketing do seu negócio.
Pode ser uma boa opção para empresas de grande porte, alto faturamento e várias filiais que necessitam ter os funcionários todos os dias à disposição para eventuais urgências.
Se não houver muito volume de trabalho na área, a empresa terá que arcar com o tempo ocioso dos funcionários e, nesse caso, é melhor optar por uma agência de marketing digital que entregará trabalhos com qualidade, agilidade, eficiência e resultados.
4- Experiência de uma agência de marketing digital e de um departamento interno:
Pode ser difícil encontrar e manter profissionais capacitados e experientes e leva tempo até que toda a equipe esteja adaptada e em sincronia. Isso pode prejudicar os seus resultados.
Se você não detém conhecimento na área não saberá sequer avaliar os perfis no momento da contratação, gerenciar a equipe e a sua produtividade.
Por outro lado, uma agência de marketing digital possui uma equipe organizada e experiente, atende dezenas de clientes, já testou as mais variadas estratégias e sabe exatamente o que trará resultados para o seu negócio.
5 - Quer saber se uma agência de marketing digital é a opção certa para o seu caso?
O Grupo VHN é uma agência de marketing digital situada em Belo Horizonte que também presta serviços de forma online para todo o Brasil e o exterior.
Desenvolvemos e implementamos estratégias personalizadas para atender as demandas de cada empresa e gerar mais resultados.
Para saber mais sobre o nosso serviço e descobrir se é opção certa para a sua empresa, entre em contato conosco.