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8 benefícios do Google Analytics para o seu negócio

Sumário

Conheça os 8 benefícios do Google Analytics para o seu negócio

Hoje em dia muito se fala sobre o Google Analytics, mas pouco se sabe realmente sobre essa ferramenta. Aqui você vai entender do que se trata e quais são os benefícios dela para o seu negócio.

O Google Analytics foi adquirido pela Google em 2005. Em 2019, foi considerado o serviço de análise da web mais utilizado no mundo. Desde então, vem agregando mais usuários e funcionalidades.

O interessante do Google Analytic, é que além de sua integração com outras ferramentas do Google, é fácil configurar a conta. Para melhorar, o serviço é gratuito, você só precisa ter uma conta no Google.

Além disso, a versão gratuita é bastante completa e dá acesso a dados do desempenho de um site, possibilitando que sejam feitas análises a fim de traçar estratégias de melhoria.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com piso elevado em aço, pode saber qual tem sido o tipo de piso mais procurado, além de outras possíveis necessidades dos clientes, que podem ser mapeadas e solucionadas

Ao cadastrar um site na ferramenta é possível visualizar estatísticas de visitação. Além disso, ela se integra a outros serviços do Google, como ADS e Search Console. Assim, você pode acompanhar os acessos online do seu negócio.

Além disso, você pode:

  • Visualizar as páginas mais acessadas;
  • Saber qual o perfil de visitantes do seu site;
  • De que tipo de dispositivos eles acessam;
  • O que eles acessaram no seu site.

Sem dúvidas você deve se fazer milhares de questionamentos sobre o site do seu negócio, após instalar a ferramenta corretamente, é só começar a explorar e suas dúvidas serão respondidas.

A principal vantagem dessa ferramenta é a de ser capaz de medir e analisar a performance de todos os canais de entrada do site. Além disso, quantas visitas seu site teve ontem ou no mês passado.

Um outro exemplo, caso você é proprietário de uma casa de peças para automóveis, será Ainda é possível ter acesso em tempo real dos acessos, ou mesmo, saber quantas vezes a bateria AGM 60 foi pesquisada em um site que vende acessórios veiculares, e até mesmo se os acessos a esse site são de visitantes novos ou antigos. 

Do que você leu até aqui, já foi possível identificar o quanto essa ferramenta é importante para compreender o comportamento de consumo dos seus clientes, por isso mesmo, o quanto essa ferramenta é relevante para os seus negócios. 

Mas, caso você ainda não tenha sido suficientemente convencido, dê uma olhada nessa lista com mais benefícios dessa ferramenta:

  1. Definir os melhores horários

Com os relatórios disponibilizados é possível saber os horários, dias da semana e do mês com mais acesso. Esses se tratam de dados de engajamento e eles são essenciais para qualquer negócio online.

Afinal, com eles, pode-se programar movimentos de forma eficiente a fim de uma melhor experiência dos clientes. 

Por exemplo, definir um horário para atualizações em que o site não tenha tantos acessos ou os melhores horários para fazer testes. 

  1. Saiba as melhores “estações” do seu site

Explicando as estações, o Google Analytics, permite que você tenha ideia dos períodos de pico para oferecer produtos e serviços. Ele vai mapear as sazonalidades do seu negócio ao longo do ano.

Por exemplo uma Uma empresa que trabalha com persiana romana motorizada, pode assim saber a melhor época para anunciar determinado tipo de serviço ou até mesmo promover eventos e parcerias.  

  1. Crie relatórios personalizados

Você também pode desenvolver relatórios focados para a sua marca, neles estarão disponíveis métricas essenciais para mapear as oportunidades e potencializar seus projetos e campanhas.

A partir de um acompanhamento semanal, mensal ou do modo que você configurar, você terá relatórios constantes de acordo com as necessidades do seu negócio e assim, caso seja um escritório de engenharia ou arquitatura, você poderá pode-se saber o momento ideal para um projeto comercial e residencial.

  1. Entenda a trajetória do cliente até o site e após o acesso

Saiba como seu cliente chegou até seu site, a partir de que rede social, site ou pesquisa ele chegou até lá. 

Quanto tempo os acessos duram, quais páginas foram visitadas, porque foram visitadas e quais são as páginas mais populares.

Assim, é possível traçar vários trajetos de acesso, saber que campanhas levaram os usuários até seu negócio, quais palavras-chave utilizadas nas pesquisas. 

Com isso, um site de chaveiro personalizado atacado pode entender o comportamento dos seus clientes.

  1. Compreenda a taxa de rejeição do seu site

A taxa de rejeição ou Bounce Rate é a quantidade percentual de acessos ao seu site que saem sem gerar acessos a novas páginas dentro do seu site ou interação com o conteúdo. Tal acesso evadido, gera apenas uma visualização de página.

Cada vez que há a saída de um acesso que não gera novos acessos ou interação, uma rejeição é contabilizada. 

Quanto maior essa taxa, pior o engajamento. Por isso, o acompanhamento dessa taxa garante informações cruciais para sua empresa.

Com essas informações se torna possível pensar em planos para contornar as taxas de rejeição e convertê-las em resultados frutíferos para o futuro.

  1. Fique de olho na concorrência

Essa é uma das melhores ferramentas para um negócio. Na aba “Referências no Google AnalyticsAnalystics”, você tem acesso a outros sites do mesmo ramo e pode acompanhar seu desempenho. 

Uma empresa de limpeza de carpete empresarial tem acesso ao número de visitantes e ao tempo médio que uma visita dura nos sites da concorrência. 

Dessa forma, a marca tem acesso às ferramentas necessárias para se tornar competitiva no mercado.

  1. Saiba a posição da sua empresa no ranking do Google

Portanto, já deve saber a importância de uma boa classificação no mecanismo de busca do Google, conseguir aparecer nessas pesquisas que são realizadas todos os dias, sem dúvidas ajudam a garantir novos clientes.

A palavra-chave letra caixa iluminada, pode ser perfeita para um negócio aparecer nas primeiras pesquisas do Google e, com o Google Analytics, é possível saber se ela está sendo realmente boa para os negócios.

Como ele oferece estatísticas completas e densas sobre as palavras chaves, pode-se ter conhecimento de quais palavras-chaves são ideais para impulsionar o tráfego do site do seu negócio.

  1. Garanta uma boa experiência para os seus usuários

Uma empresa que reforma fachada pode estar perdendo clientes por não ter um site otimizado para o tipo de dispositivo mais utilizado pelo seus usuários. 

Com o relatório Devices, você pode visualizar como seu site fica em diferentes tipos de telas.

Além disso, é possível visualizar como ele fica em diferentes mecanismos de pesquisa e qual mecanismo é mais usado pelos seus usuários, para pensar em um site que ofereça uma ótima experiência.

Se boa parte dos visitantes utiliza determinado mecanismo de busca, mas o site não é compatível, você provavelmente perderá várias vendas. 

Por isso, é importante que seu site seja compatível com todos os motores de busca que são utilizados pelos usuários.

O Google ainda disponibiliza uma ferramenta que possibilita que você teste um site em vários navegadores, aproveite e teste o seu no maior número possível. Por fim, lembre-se de manter seu site otimizado de acordo com as diretrizes do Google.

No mais, garantir que seu site tenha uma boa visualização em diversos tipos de tela, tanto de notebooks como de celulares, também é importante para garantir que uma gama maior de consumidores tenha uma boa experiência ao acessar o site da sua empresa.

Considerações finais

Portanto, o Google Analytics, permite a análise de uma quantidade enorme de dados que são indispensáveis para que um negócio online obtenha resultados relevantes e expressivos. 

Além disso, permite um entendimento de como tem sido a experiência do seu cliente.

A partir das informações que são coletadas da jornada que o seu cliente traça antes, durante e depois que sai do seu site, é possível transformar dados virtuais em ganhos reais. Ainda vale ressaltar que se tratam de dados qualitativos e não apenas hipóteses.

Além de tudo, você saberá as técnicas de promoção ideais para o seu site. Quantos visitantes foram gerados na última campanha, se esses visitantes são, de fato, os mais adequados, no caso, os que irão realmente consumir seus produtos.

No entanto, essa ferramenta é melhor aproveitada com o acompanhamento de um profissional de marketing digital, pois ele é quem tem o conhecimento para converter dados em planos de ação que irão aperfeiçoar o seu negócio.

Identificar as quedas de acessos e o seus motivos, as melhores palavras-chave para posicionar seu site nas buscas, onde estão os seus clientes em potencial e o que eles mais procuram, são informações extremamente necessárias para o seu negócio.

Com tudo isso, é possível compreender a experiência do seu cliente, descobrir as deficiências e falhas do seu site para proporcionar uma melhor experiência para os seus usuários e garantir um negócio de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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