Apesar de relativamente novo, o campo de atuação do marketing carrega premissas e técnicas que remontam há tempos em que computadores e tecnologias, tal como conhecemos hoje, nem pensavam em existir.
O termo algoritmo é um exemplo perfeito de como um conceito que hoje é entendido de uma forma, pode ter nascido com outro pensamento e propósito. É só ouvir alguém falar de algoritmo que o nosso cérebro já relaciona com temas que envolvem computadores. Contudo, a origem da palavra não é nova e sim remete a Al Khowarizmi, um famoso matemático árabe do século IX.
Já um algoritmo digital trata-se de um conjunto de processos que direcionam sistemas computacionais. Além do mais, os algoritmos realizam uma espécie de análise dos dados para então ajudar na tomada de decisões, contando uma entrada (input) e saída (output) de informações, que dependem da mediação de instruções.
Em seu blog, a Rock Content fornece um ótimo exemplo que ajuda a entender o conceito de algoritmo ao fazer uma analogia com uma receita, em que conta com os ingredientes necessários, que aqui são os dados de entrada, com o passo a passo para realizar a receita, o processamento, e o prato finalizado, que é o resultado final.
No marketing digital, o algoritmo faz o trabalho de analisar o comportamento dos usuários para que as entregas de conteúdos estejam alinhadas às estratégias pensadas.
Além de auxiliar no processo de crescimento da autoridade da marca, ao destacar empresas que apresentam algum diferencial, o algoritmo também é utilizado na própria produção de campanhas, ao oferecer dados de relevância que aumentam a eficácia das campanhas realizadas. Fazendo o uso de algoritmos, cada decisão apresenta uma base de informação que faz toda a diferença no conteúdo final.
O algoritmo também permite um acompanhamento em tempo real de todas as estratégias adotadas, possibilitando que modificações sejam realizadas de maneira célere.
O poder dos algoritmos
Personalização de experiências: conteúdos alinhados com os interesses dos usuários são recomendados.
Eficiência na distribuição de conteúdos: faz o papel de garantir que o conteúdo certo chegue ao público certo.
Análise preditiva: a ferramenta consegue verificar tendências antes de acontecerem, possibilitando que ajustes sejam realizados nas estratégias.
Segmentação de público: ao identificar públicos relevantes, o algoritmo otimiza investimentos de marketing.
Os algoritmos são fundamentais para o processo comunicacional das empresas e marcas, sendo responsáveis por distribuir os conteúdos de maneira eficaz e também pelo processo de aprendizado do comportamento do usuário.
Ao “abraçar” o algoritmo como parte da estratégia, os contéudos desenvolvidos serão mais relevantes, garantindo o crescimento e a autoridade da marca.
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