fbpx
logo vhn.png
ellipse bg menu min.png

O que é blog e como fazer um?

Sumário

Antes de tudo, para saber como fazer um blog, é necessário compreender qual a sua motivação para querer criar um. Pois fazer um blog envolve diversos aspectos como design, habilidades de comunicação e também divulgação.

De forma resumida, um blog é uma página que recebe atualizações periódicas e é usada para comunicação com pessoas e instituições diferentes através da internet. A palavra blog vem da simplificação do termo em inglês, “weblog”, significando diário online.

Outro ponto importante na hora de pensar em como fazer um blog, é compreender quais são seus objetivos com a criação desta página. Dependendo do seu objetivo, tanto a criação quanto a manutenção irá demandar mais ou menos dedicação.

Portanto, aconselhamos que você reflita: Qual é o objetivo do seu blog? Fazer um blog pode ter diversos objetivos entre eles podemos citar alguns como:

  • Informar sobre notícias e acontecimentos: Sabemos que a internet é um local onde as pessoas buscam informações e mais ainda existe a possibilidade de transmitir informações em tempo real. Você pode direcionar o seu blog para trazer notícias atuais sobre temas que você tem interesse.
  • Mostrar alguma habilidade sua: Se você possui algum hobby, deseja documentá-lo, e oferecer informações e dicas que demonstrem a sua experiência para ajudar quem também deseja iniciar nesse mesmo hobby pode ser bastante satisfatório pessoalmente.
  • Contar sobre o seu dia a dia: Também é uma maneira de iniciar um blog, o que você faz ou como você faz as coisas, mostrar o seu trabalho e as coisas que gosta de fazer, com um registro diário das suas atividades.
  • Temas específicos para um público-alvo específico: Alguns influenciadores escolhem assuntos específicos que têm mais afinidade para trazer informação a um público-alvo específico.
  • Vendas ou tráfego para um site: Outro objetivo para o seu blog pode ser informar o consumidor sobre o seu produto ou serviço. Você também pode utilizar um blog para investir no mercado de afiliados e vender produtos e serviços.
  • Portfólio: Uma outra maneira de utilizar um blog, é para demonstrar o seu serviço ou exibir seus trabalhos no formato de portfólio. Muitas pessoas utilizam blogs para armazenar e exibir os seus melhores projetos para seus clientes. 

Relacionados

GA4: O que os profissionais de marketing precisam saber para uma transição bem-sucedida

Os profissionais de marketing enfrentam momentos de crise com o

Como otimizar seu perfil no Google My Business

Para aproveitar ao máximo o seu Google Business Profile (conhecido

Como o trabalho remoto pode impulsionar as equipes de marketing

Durante anos, onde trabalhávamos ditava em grande parte onde morávamos.
Rolar para cima