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Nanoinfluenciadores: porque as marcas precisam deles agora mais do que nunca

Sumário

Nanoinfluenciadores: porque as marcas precisam deles agora mais do que nunca

A pirâmide dos influenciadores certamente sugere que os mega e microinfluenciadores merecem ser suas primeiras escolhas na hora de encontrar influenciadores. Bem, os nano influenciadores estão constantemente marcando presença no mundo do marketing de influenciadores. Hoje em dia, as marcas dependem muito dos influenciadores, tudo graças à capacidade dessa técnica de marketing de atingir o público-alvo. Além disso, com a comunicação offline quase paralisada, a mídia social continua sendo a única maneira de se manter conectado com os consumidores. 

Seja transmitindo uma mensagem de marca ou lançando um novo produto, os influenciadores podem ser bastante úteis. As pessoas certamente falam sobre como o marketing de influenciadores veio para ficar, mas também há a questão da autenticidade que incomoda a maioria das marcas quando procuram influenciadores para se juntar. 

Esta técnica de marketing tem sido a mais orientada para os resultados, mas para obter os resultados desejados é necessário implementar as campanhas de influenciadores de forma ponderada. O banco de dados de influenciadores da maioria das marcas geralmente é preenchido com micro e mega influenciadores, mas há outro conjunto de influenciadores que merecem sua atenção – Nano Influenciadores. 

Os microinfluenciadores têm sido a primeira preferência da maioria das campanhas de marca porque são a opção certa para quase todos os nichos. No entanto, algumas campanhas precisam de nano influenciadores!

Confuso? Neste blog, contaremos tudo sobre nano influenciadores e porque eles podem ser uma benção para suas próximas campanhas de marketing de influenciadores. 

O que são nano influenciadores?

Os nano influenciadores são definidos como influenciadores que têm uma contagem de seguidores de 1.000 a 10.000. Pode-se dizer que esses influenciadores estão apenas começando na plataforma e ainda buscam um público para transmitir sua mensagem. Esses influenciadores de pequena escala geralmente se apegam a um nicho específico e postam com um propósito. Como esses influenciadores querem gerar uma base de público, seu conteúdo geralmente é sobre criar algo valioso. 

Ao contrário dos influenciadores estabelecidos que possuem uma contagem de seguidores de mais de 10 mil, os nanoinfluenciadores nem sempre são pagos para promover um produto ou serviço. A maioria dos nano influenciadores começa investindo em produtos e serviços e faz avaliações autênticas. Os nano influenciadores desfrutam de uma base de público de nicho e, inicialmente, essa base de seguidores geralmente representa conhecidos e usuários interessados ​​no nicho que atendem. 

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Por que fazer parceria com nanoinfluenciadores?

Como marca, você pode se perguntar por que deve colaborar com nanoinfluenciadores que nem sequer têm uma base substancial de seguidores em comparação com microinfluenciadores e mega influenciadores. Aqui estão alguns motivos para tirar sua dúvida. 

Os nano influenciadores compartilham um vínculo estreito com seus seguidores

Ao contrário dos micro e megainfluenciadores, os nano influenciadores compartilham um relacionamento próximo com seus seguidores. Como esses influenciadores ainda estão no processo de criar uma marca nas mídias sociais, eles se comunicam regularmente com seus seguidores. Além disso, esses influenciadores mantêm um diálogo com seus seguidores que traz um bom engajamento. 

Os nano influenciadores são mais autênticos

Como mencionamos anteriormente, a maior parte da base de seguidores de um nanoinfluenciador é seu conhecimento. Isso aumenta sua autenticidade e as pessoas tendem a confiar mais em suas avaliações e conteúdo. As marcas podem aproveitar esse fato e atrair nano influenciadores para revisar seus produtos e serviços.

Os nano influenciadores são leais ao nicho

Os nano influenciadores costumam seguir um nicho específico e isso os torna mais relevantes. Marcas que procuram influenciadores que postam apenas em um setor específico devem procurar nano influenciadores para suas campanhas. Com o tempo, esses nano influenciadores também ganham experiência em sua indústria escolhida. 

Fácil no bolso

Os nano influenciadores que estão começando podem colaborar com você para uma troca de seus produtos e serviços. Isso limitará muito o custo de sua campanha de marketing de influenciadores. Além disso, você pode colaborar com vários influenciadores nano para ampliar seu alcance.

Os nano influenciadores geralmente apresentam ideias de conteúdo exclusivas

Microinfluenciadores e megainfluenciadores podem ter atingido a saturação de conteúdo, mas nano-influenciadores terão a capacidade de criar planos de conteúdo únicos. A parceria com nano influenciadores é uma situação vantajosa para ambas as partes, porque esses futuros influenciadores querem provar suas habilidades de criação de conteúdo e as marcas podem obter uma variação em sua estratégia de marketing. 

Uma estratégia de marketing de influenciadores depende da relevância e qualidade dos influenciadores que você escolher. Vamos ver como você pode encontrar nano influenciadores para sua marca.

Como encontrar nano influenciadores e planejar sua campanha?

  1. Decida o objetivo da sua campanha

A escala da sua campanha será o fator decisivo na escolha dos influenciadores. Ao lidar com nano influenciadores, suas metas e objetivos de campanha devem estar em sincronia com a capacidade de entrega dos nano influenciadores. Para escolher influenciadores, saiba o que você quer alcançar com a campanha. 

  1. Escolha a plataforma de mídia social para sua campanha

Para os nano influenciadores, é difícil ter uma presença igual em todas as plataformas de mídia social. Alguns influenciadores futuros estão ativos no Instagram, mas podem não ter seguidores consideráveis ​​no Facebook. Isso significa simplesmente que você precisa escolher as plataformas com cuidado, pois isso afetará sua seleção de influenciadores.

  1. Dê uma olhada em um banco de dados de influenciadores confiável

Plataformas de marketing de influenciadores têm uma lista confiável de influenciadores. Ter dados de influenciadores é importante porque vai te dizer quantos seguidores eles têm, o nicho que eles estão atendendo e o tipo de conteúdo que eles estão curando. Isso irá ajudá-lo a escolher melhor.

  1. Elabore uma estratégia de campanha e verifique quais influenciadores atendem às suas necessidades

Agora que você tem acesso à lista de influenciadores, é hora de elaborar um plano para sua campanha. O rascunho conterá principalmente sua estratégia de conteúdo e dados de público-alvo que ajudarão você a selecionar os influenciadores. 

  1. Decida o orçamento da sua campanha 

Com nano influenciadores, você não terá que se preocupar muito com o orçamento, mas certifique-se de esclarecer as coisas com antecedência. Se eles estiverem prontos para apresentar sua marca simplesmente para uma troca de produtos, certifique-se de enviá-los a tempo. 

  1. Agende a campanha

Depois de ter sua lista de influenciadores pronta, certifique-se de agendar a campanha com eles. Decida o tempo das postagens, o número de postagens e todos os outros detalhes com clareza. 

Depois que sua campanha for lançada, faça uma análise completa. Soluções de análise de social mídia ajudarão você a medir a presença da sua marca na mídia social. Isso também lhe dirá se as estratégias estão atingindo as notas certas e o que precisa ser melhorado. 

Por que as marcas precisam de nanoinfluenciadores agora?

Muita coisa mudou no setor de marketing de influenciadores e todos os tipos de influenciadores conquistaram seu próprio lugar. Da mesma forma, mesmo os nano influenciadores não ficam atrás e são necessários para campanhas específicas da marca. Vamos ver por que os nano influenciadores têm grande importância nas campanhas de marketing. 

  1. O aumento do número de nano influenciadores de qualidade

Inicialmente, os nano influenciadores eram considerados usuários que são apenas casualmente ativos nas mídias sociais e cobrem um nicho específico, mas com o tempo a qualidade dos nano influenciadores cresceu. Além disso, houve um aumento substancial no número de nano influenciadores, o que dá às marcas mais opções de escolha.

  1. Nano influenciadores atendendo a nichos menos populares

Embora existam vários influenciadores para nichos populares, como estilo de vida, fitness e tecnologia, há um número limitado de influenciadores para nichos menos conhecidos, como saúde mental, nutrição, animais de estimação e assim por diante. Os nano influenciadores permanecem fiéis ao seu nicho e as marcas que procuram esses influenciadores podem contar com os nano influenciadores.

  1. Menos promocional e mais autenticidade

Para os influenciadores nano, seus seguidores são muito importantes e farão qualquer coisa para mantê-los engajados. Isso torna os nano influenciadores mais autênticos e menos promocionais. Quando se trata de mega influenciadores, a maioria deles simplesmente promove um produto, mas não consegue se conectar com a marca, mas esse não é o caso dos nano influenciadores.

  1. Dá às marcas a chance de trabalhar com novos criadores de conteúdo

Convenhamos, os influenciadores mais populares têm seus feeds repletos de promoções de marca e adicionar sua marca não será nada único. Os nano influenciadores ainda são novos no bloco e podem dar à sua marca uma base e identidade de público diferente com seu estilo de apresentação de conteúdo exclusivo. Além disso, quando você se une a nano influenciadores, estará fazendo algo diferente de seus concorrentes que colaboram repetidamente com o mesmo conjunto de influenciadores. 

  1. Alcance a base de consumidores em potencial

Com megainfluenciadores e microinfluenciadores, você pode atingir um público amplo, mas nem necessariamente todos os seus seguidores podem ser contados como consumidores em potencial. Com nano influenciadores, você pode ter certeza disso. As pessoas que seguem nano influenciadores estão genuinamente interessadas nesse nicho específico e isso pode ajudar sua marca a expandir sua base de consumidores.

Toda empresa precisa investir em marketing digital para se firmar no mercado. Contudo, o que funciona para uma não funciona para todas.  Cada empresa é diferenciada e as estratégias de marketing também devem ser. Um bom planejamento e um método de vendas personalizado são fundamentais. 

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