3 tendências de mídia social que impactam o marketing em 2022
O cenário das redes sociais mudou drasticamente. Veja como os profissionais de marketing podem se preparar para as últimas tendências.
Embora as marcas tenham aproveitado as mídias sociais para comercializar seus produtos e serviços há mais de duas décadas, houve grandes mudanças nas práticas de marketing nos últimos anos. Novas tendências – estimuladas pela pandemia em curso e tecnologias emergentes – estão forçando os profissionais de marketing a atualizar continuamente suas estratégias.
“As coisas estão mudando rapidamente – as coisas são incrivelmente complexas”, disse Mike Baglietto, chefe global de insights de mercado da empresa de pesquisa de mercado NetBase Quid, em um webinar recente. “Encontrar essas necessidades não atendidas e mudanças no comportamento do cliente está se tornando importante para o sucesso de nossos negócios. Precisamos ser capazes de filtrar as informações rapidamente para encontrar esses insights para ajudar a conduzir nossa estratégia.”
Infelizmente, os métodos tradicionais de análise de mídia social não estão mais funcionando. De acordo com Baglietto, eles são difíceis, demorados e não funcionam mais no mundo de hoje: “Isso ocorre em parte porque há muitos dados, mas também porque eles estão isolados em vários sistemas diferentes com fluxos de trabalho desconexos”.
Além desses problemas de dados fragmentados , cada vez mais profissionais de marketing estão procurando os insights e tecnologias mais recentes para ajudá-los a se preparar para as mudanças de marketing social no horizonte. Para ajudar com isso, aqui estão três das tendências de mídia social mais importantes a serem observadas em 2022.
Tecnologias de realidade virtual e aumentada
“Houve tantas mudanças diferentes nas formas como as pessoas estão interagindo nos canais sociais”, disse Harvey Rañola, do NetBase Quid, no mesmo webinar. “Uma das coisas que temos visto como uma tendência emergente – mesmo antes de o Facebook decidir renomear sua entidade corporativa como Meta – é a realidade aumentada.”
Ele acrescentou: “Antes disso, já estávamos vendo essas tendências em como as marcas estavam se envolvendo com clientes em potencial, permitindo que eles experimentassem virtualmente seus produtos”.
Rañola destacou as salas de design virtual da Ikea como exemplo, que permitem aos clientes mapear os móveis que tinham em seu inventário online usando uma interface AR. Outras grandes marcas, como a Nike, alavancaram tecnologias para permitir que as pessoas meçam seus pés e experimentem os sapatos virtualmente.
Fonte: NetBase Quid
As marcas agora têm a oportunidade de melhorar o envolvimento do cliente com novas tecnologias. Aqui estão algumas tecnologias de VR e outras marcas de metaverso que podem considerar a implementação para melhorar as interações de mídia social :
- Filtros de fotos com o logotipo da sua marca
- Visitas virtuais a locais de interesse do cliente
- Códigos QR que, quando digitalizados, mergulham os usuários em experiências de AR
Conteúdo de marketing personalizado
VR/AR não são as únicas grandes tendências flutuando nos espaços sociais. As marcas começaram a se apoiar no conteúdo personalizado com mais força do que nunca.
“Personalização é algo com o qual todos estamos familiarizados… No centro disso está a entrega de conteúdo relevante para seus usuários”, disse Rañola. “Eles esperam que seu conteúdo seja relevante e isso os incentiva a se envolver com você.”
Os consumidores de hoje esperam conteúdo personalizado, especialmente em seus canais sociais. De acordo com um relatório do Sprout Social, 61% dos consumidores esperam que as empresas forneçam experiências personalizadas nas mídias sociais com base em interações anteriores com a marca, e 59% esperam que as empresas leiam e analisem o que publicam nas mídias sociais.
Fonte: NetBase Quid
No entanto, os profissionais de marketing seguem uma linha tênue quando se trata de personalizar o conteúdo de mídia social – as marcas podem involuntariamente se aventurar em métodos “assustadores” de interação ao usar dados que os consumidores não sabem que foram compartilhados. Um estudo realizado pela CheetahDigital descobriu que cerca de 52% dos usuários de mídia social acham os anúncios baseados em experiências de compras recentes de outros sites assustadores.
O melhor conteúdo social personalizado é altamente relevante e baseado em informações que os usuários consentiram em compartilhar com as marcas. Isso não apenas constrói a confiança do consumidor, mas também promove maiores níveis de engajamento com públicos cada vez mais específicos.
“Quando pensamos no tipo de conteúdo que está sendo falado e transmitido no Facebook e Instagram, a maioria está relacionada aos interesses das pessoas”, disse Rañola. “As formas como as pessoas estão consumindo conteúdo estão se tornando extremamente nicho.”
Influenciadores e detratores de marketing
O marketing de influenciadores – o processo pelo qual as marcas usam criadores de conteúdo externos para comunicar suas mensagens – cresceu muito como resultado da pandemia. Mais marcas descobriram que os estilos menos roteirizados dos influenciadores são mais atraentes para os consumidores.
“Os influenciadores continuam sendo uma parte muito importante de como deve ser o seu programa de marketing”, disse Rañola.
Ele então se referiu a um estudo de influenciadores da Adweek , que descobriu que o marketing de influenciadores aumentou o ROI – as empresas ganham cerca de US$ 6,50 para cada dólar gasto. Mas os benefícios vão além da melhoria dos lucros – uma pesquisa da Matter Communications descobriu que os consumidores geralmente confiam mais nos influenciadores do que nas próprias marcas.
Fonte: NetBase Quid
“Os influenciadores e a influência que eles têm com seus seguidores andam de mãos dadas com a personalização do conteúdo e a geração de engajamento”, disse ele. “Esses influenciadores não vão desaparecer tão cedo… Os influenciadores são a chave para conseguir um melhor ROI e obter maior alcance dentro do seu espaço.”
Os profissionais de marketing que estão disponíveis para personalizar as interações digitais por meio das mais recentes estratégias e tecnologias de influência terão a melhor chance de sucesso na esteira das tendências de mídia social em 2022 e além.
Fonte: MarTech
Autor: Corey Patterson
Toda empresa precisa investir em marketing digital para se firmar no mercado. Contudo, o que funciona para uma não funciona para todas. Cada empresa é diferenciada e as estratégias de marketing também devem ser. Um bom planejamento e um método de vendas personalizado são fundamentais.
Conte com a nossa assessoria em marketing digital para potencializar o seu negócio e alcançar os resultados que deseja. Clique aqui e entre contato conosco para analisarmos seu caso e alavancar suas vendas.